terça-feira, 30 de outubro de 2012

HOMENAGEM A LUIZ GONZAGA - REI DO BAIÃO.



Luiz Gonzaga do Nascimento
Nasceu no Exu
Mudando a história
No Brasil de Norte a Sul.

Em 13 de Dezembro
Nasceu esse herói
Humilde, batalhador,
Que lutava por nós.

Defendia e lutava
Pelo povo do sertão
Criticou as autoridades
Pelos fatos sem solução.

Sua sanfona, sua voz
Espalhou-se pelo Brasil
De uma forma muito linda
Que aqui nunca se viu.

Apaixonou-se por Nazinha
Com carinho e amor,
Primeiro romance
De um jovem sonhador.

Raimundo Deolindo
Sabendo da inclinação
Impediu o namoro
De Luiz, rei do baião.

O jovem magoado
Com tamanha situação
Resolveu encará-lo
Para pedir satisfação.

Não teve jeito com Nazinha
E nem acordo então
Levou uma surra de Santana
Por atrevimento ao cidadão.

Fugindo de casa
Andando a pé,
Chegando ao Crato
Fazendo o que quer.

Chegando ao Crato
Luiz Gonzaga vendeu
A sanfona que tinha
Coisa que nunca esqueceu.

Saindo do Crato
Com destino a Fortaleza
Alista-se no Exército
Lutando com grandeza.

Deu baixa no Exército
Em Minas Gerais,
Voltando pra sua terra
Onde começou a falar de nós.

Ganhou uma sanfona
Onde ele começou
A cantar e a tocar
Para o povo com amor.

Daí em diante
Assumiu sua identidade
Nordestina e plena
Conhecida de verdade.

Andava por todo o país
Tocando baião
Mostrando riquezas
Que havia no sertão.

Da asa branca ele falou
Com muita satisfação
Falou da natureza
Coisa linda no sertão.

Mostrou para o Brasil
Como se dança o baião
A música mais conhecida
No cantinho do sertão.

No dia dois de agosto
Veio a triste notícia
Morreu Luiz Gonzaga
Que marcou a nossa vida.

A Asa Branca se foi
E só ficaram lembranças.
De um grande sanfoneiro
Que fazia mudanças.

O Brasil já lhe aplaudiu
E só ficou a solidão
De um homem guerreiro
Que lutava pelo sertão.

Seu centenário completou
E o Brasil todo lembrou
De um homem inesquecível
Que o sertão mudou.

Essa homenagem foi feita
Com carinho e amor
Ao simples sanfoneiro
Que fez tudo com pudor.


Projeto: O Monsenhor pega carona no voo da asa branca.

Autor: DHONNATAN OLIVEIRA - 2º ANO A Turno: Matutino

E.E.F.M MONSENHOR VICENTE BEZERRA
AURORA-CE
Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

A MIDIA DE AURORA RUMA A CIVILIDADE PLENA.



Luiz Domingos de Luna*

Com o advento da internet, adicionado ao progresso acelerativo por que paira a cidade de Aurora, em terra fértil, foi natural o nascimento de Sites, Blogs com conteúdos consistentes, assim, a fortaleza das emissoras de rádio e uma equipe afinada intelectualmente, uma voz direcionada a solidificação do tecido sociológico, visa assim, a mídia de Aurora projetar os refletores da unidade social, acompanhando sempre o pulsar do crescimento constante da Terra do Menino Deus.

Não é fácil construir uma mídia coesa, integrada e harmônica como a de Aurora, pois não se prioriza em Aurora, o balofo, a divisão da sociedade, as emoções são sempre filtradas pelo poder gigantesco da Razão, que sempre em sintonia com a seta de crescimento afirmativo serve como combustível para dar plenamente à sociedade aurorense à civilidade plena.

Dentro desta força motriz de unificação da mídia aurorense, nasce agora com força, com luta, com brilhantismo o Jornal Gazeta do Salgado que tem a frente o Abalizado comunicador de longas datas o Radialista Pedro Guedes Rolim, na verdade um militante nato da comunicação  com seriedade, começou  na vizinha cidade de Barro, e que,  dada sua determinação, sua luz, sua persistência,  atua  na comunicação radiofônica com beleza e simplicidade.

O jornal A Gazeta do Salgado já, (segunda edição) a circular pela cidade com um material epistemológico que engrandece ainda mais a terra do Sol Nascente, para o leitor fica fácil  observar que a intenção da Equipe do  Jornal Gazeta do Salgado tem como base  a notícia,a informação, dados amostrais reais plausíveis, oportunos e necessários para um cidade que vive em franco desenvolvimento.

É mister afirmar para a sociedade aurorense, que toda unidade social harmônica , carece da fomentação de idéias contrárias, contrapontos, posições eqüidistante, debates, incentivo a novos olhares sociais, políticos, econômicos, religiosos, tudo isto dentro do princípio normativo da ética, o calor das emoções girando dentro da linha da razão, com vista ao bem comum, ao bem estar constante do convívio interativo dos aurorenses, a busca sempre voltada para o bem estar da coletividade, da totalidade, da unicidade social é ponto forte para a continuidade democrática, saudável, bem como para o fortalecimento de uma mídia que ruma à civilidade plena.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel José Leite s/n Aurora - Ceará. CEP 63.360.000. TEL (88)3543903 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br Email  do autor falcaodouradoarte@hotmail.com

terça-feira, 23 de outubro de 2012

IVANILDE LEITE GONÇALVES - UMA ESTRELA NA CONSTELAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM AURORA.

ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA - AURORA - CEARÁ
Meu Nome é Ivanilde Leite Gonçalves, nasci em 27 de fevereiro de 1936, na cidade Aurora-Ce. Iniciei cedo minha jornada de aprendizado, aos sete anos de idade, nas Escolas Reunidas de Aurora, onde pude conhecer as primeiras letras e concluir o Curso Primário.

 Em 1948, fui estudar no Internato Santa Terezinha, na cidade de Juazeiro do Norte, dirigido por Amália Xavier. Lá, vivi e estudei durante sete anos, até concluir o antigo Colegial. 

Posteriormente, fui morar na cidade de Fortaleza, juntamente com uma de minhas irmãs, onde cursamos o 2º grau no Colégio Nossa Senhora das Graças, colégio que funcionava sob a direção de uma Congregação religiosa. 

Durante esse tempo, eu planejava fazer vestibular e cursar a Faculdade de Farmácia, mas infelizmente não pude realizar esse sonho, pois, assim que conclui meus estudos, o vigário de Aurora, na época o PE. Francisco de Luna Tavares, falou com meu pai para que eu regressasse a cidade de Aurora para fundar o Instituto Paroquial Senhor Menino Deus. 

Foi aí que comecei minha jornada como educadora, era muito gratificante ver aquele colégio crescendo e ver a sede de conhecimento daquelas crianças. 

Hoje, sinto-me feliz em saber que muitos de meus alunos tornaram-se brilhantes profissionais. 

Fui muito feliz no Paroquial, até que certo dia fui nomeada pelo saudoso Coronel Vigílio Távora para ser professora da Escola de 1º Grau Monsenhor Vicente Bezerra, onde lecionei por três anos antes de tornar-me diretora. 

Quando assumi a diretoria deste colégio tive a honra de ter ao meu lado, no cargo de vice-diretora, a querida Gorete Belém e, como secretária, Auristela Fernandes. 

Lá encerrei a minha carreira na docência, com um sentimento de realização e de dever cumprido. 

Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88)35433903 Email. monsenhorbezerra@yahoo.com.br 

Fica a Profa. Ivanilde Leite Gonçalves entronizada uma estrela na Constelação da Educação em Aurora no Estado do Ceará. Por Luiz Domingos de Luna administrador do blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra. Artigo pertencente ao Blog, aos pesquisadores, reprodução com citação de fonte - Autorizada. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PALAVRA DA MESTRA – JOSEFA TAVARES DE LUNA – CREDE 19 - JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ.

A ARTE DE EDUCAR


O pensamento é como a águia que só alcança vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe.
(Rubens Alves)


Parabenizá-los é pouco pela árdua tarefa de conciliar o ato pedagógico com a missão de educá-los, instruí-los e encaminhá-los na vida.

O cotidiano do professor tornou-se imprevisível para o tanto de responsabilidade que lhe é confiável, mas o bom é que ele tem dado resposta quanto ao processo de formação do alunado.

Parafraseando o poeta Almir Sater , digo que não existe um novo caminho, mas sim uma nova maneira de caminhar. E assim a vida do professor é buscando novas maneiras , novas estratégias que ele desenvolve o seu trabalho, que ele busca descobrir novos talentos e encaminhar novos profissionais.

O seu trabalho é reconhecido por todos os seus alunos que mais cedo ou mais tarde vão lembrar dos professores que deixaram marcas nas suas vidas.

Se fizermos uma enquete e perguntarmos quem lembra dos nomes dos jogadores que ganharam a copa em 2010, talvez não lembrem, mas se perguntarmos os nomes dos professores que marcaram suas vidas, logo todos vão citar, isso porque segundo o grande educador Paulo Freire: O Ato de Educar é um ato de amor. Sendo assim, afirmamos que este ato perpassa pelo invés da ética, da decência, da moral, da delicadeza, da política e de um processo maior que envolve o crescimento socio-econômico-afetivo do cidadão.

Não podemos nunca deixar nos abater pelas pedras que encontramos no caminho. Elas fazem parte do nosso crescimento pessoal e profissional.

Mais uma vez, citando Paulo Freire, onde o mesmo coloca que: Não é o discurso que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso. Assim, fica claro que precisamos de boas práticas educativas para acontecer à afetividade do processo ensino-aprendizagem e é através desse comprometimento profissional que vamos rompendo barreiras e vencendo os obstáculos.

Nessa perspectiva acredito no poder de transformação que o professor carrega consigo. 

Somente através do conhecimento temos o poder de transformar o mundo, a sociedade e as nossas vidas. Professor você é o caminho para dias melhores. Seja sempre otimista, vencedor e acima de tudo comprometido com o Ato de Educar.

Aos educadores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra com exclusividade Plena da Mestra em Desenvolvimento Regional: Prof. Ms. Josefa Tavares de Luna com lotação e atuação na CREDE 19 – Juazeiro do Norte – Ceará.

*Prof. Ms. Josefa Tavares de Luna

(*) Mestre em Desenvolvimento Regional

(*) Com lotação e atuação no CREDE 19 – juazeiro do Norte - Ceará

(*) Colaboradora do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88)35433903 EMAIL   monsenhorbezerra@yahoo.com.br


sexta-feira, 12 de outubro de 2012

4º Feira de Ciências, Arte e Cultura – dias 22 e 23 de Outubro – Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

FEIRA DE CIÊNCIAS 22 E 23 DE OUTUBRO-PARTICIPE!!!
Por Edvânia Tavares
Diretora Administrativa.


A Escola Monsenhor Vicente Bezerra, 1º educandário da Rede Pública da região do Cariri Cearense, com fundação em 15 de março, 1927, carrega no seu seio histórico a responsabilidade de levar a lume a linda Chapada do Araripe os vetores educacionais, artísticos e culturais, bem como toda a estrutura de conhecimentos para a formação integral do homem em sociedade.

Nos próximos dias 22 e 23 de outubro, a Escola abrirá suas portas ao público de uma forma globalizada para a exposição de suas pérolas Artísticas, Científicas e Culturais, com o objetivo maior de oferecer a todos um espaço amostral que fomente o espírito da pesquisa, da interiorização e, principalmente de novas propostas de reflexão sobre o esteio de luz e do saber ao caminho da civilidade, cidadania, integração regional e, por extensão maior, um laboratório vivo de participação Escola e Comunidade com vistas a uma colméia para a coesão do fabrico participativo do conhecimento.

Diante do exposto, Eu, Francisca Edvânia Tavares, diretora desta casa de educação, convido a todos, indistintamente, a participar desta festa cultural e artística na projeção de luz e civilidade continuada na cidade de Aurora no Ceará, no Bairro do Araçá, A Escola Monsenhor Vicente Bezerra de braços abertos para receber a todos para a festa de integração educacional, com o tema: Sinal Verde para a qualidade de Vida.

Com apresentação de projetos voltados para: Segurança no trânsito, comemoração dos cem anos de Gonzagão, disposição das eras geológicas, com salas climatizadas e caracterizadas para a apresentação de enquetes sobre os dinossauros, ao tempo em que uma equipe treinada para tal fim, fará uma abordagem no carrossel do tempo sobre o animal em extinção.

A Abertura da feira será no dia 22 do corrente, à noite, no espaço interno da escola, com um show de apresentação cultural, danças típicas, músicas de Gonzagão, poemas e varias apresentações com artistas da terra.

No dia 23, as salas, todas inclusive, estarão caracterizadas para receber a comunidade estudantil, onde, em cada sala uma equipe de alunos treinados para o fim último: repassar  a caracterização, o histórico, a forma,  o contingente do tema a importância da historia a vida e, o princípio ativo das razões,  das situações dos problemas expostos a reflexão, no espaço tempo. Com temáticas voltadas para o bem estar no homem no pulsar vivo existencial do agora, quiçá Deus, do futuro também.

Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, rual Cel José Leite s/n - Araçá, Aurora - Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88)35433903  EMAIL monsenhorbezerra@yahoo.com.br


segunda-feira, 8 de outubro de 2012

BENEVOLÊNCIA COM OS VENCIDOS

ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA.monsenhorbezerra@yahoo.com.br 


Luiz Domingos de Luna*

O Cheiro do ser humano é força motriz para a untação da sociedade que, no espaço interativo, causa uma zona de interdependência na construção da bola viva humana na geografia a que se está permeada na passagem do tempo.

Com a limitação da vida imposta pela barreira existencial, os seres humanos são capazes de fazer abstrações sobre a consciência de o quanto é perecível a passagem do homem no Planeta Terra.

Assim como o tempo limita a vida, a democracia limita o tempo, fluxo positivo para a alternância de poder, bem como possibilidades para que a sociedade possa referendar um mandato, oferecendo uma nova oportunidade para a continuação do anterior.

O Estado Democrático de Direito possibilita a sociedade esta faculdade que deve ser ponto de coesão para a civilidade humana.

A Vitória eleitoral de um candidato é uma carta de aferição, para que este possa exercer o poder político para toda a conjuntura social, assim, o prefeito ou vereador tem o compromisso com a cidade na totalidade maior, embora a forma de elegibilidade seja norteada no principio da maioria,  ou seja, 50% mais um.

O Perigo nasce quando o Eleito pela norma estabelecida, munido por emoções balofas, constrói o chicote do atraso, de um coronelismo reacionário e obsoleto para triturar a minoria, para perseguir os adversários, que, diga-se de passagem, sempre existirão, e que é saudável ao processo democrático. 

O Adversário político é base do processo democrático, útil, necessário e oportuno para a saúde do estado democrático de direito.

Fomentar no meio social a idéia absurda de que o adversário político é um inimigo em potencial, “é alguém nocivo a sociedade”, “é alguém que deve ser punido severamente por pertencer à minoria”.

A ala política vencida, no processo constitucional vigente é tão somente parte do processo de amadurecimento democrático.

Pisar, perseguir, humilhar, chacotear o seguimento social e político perdedor é uma forma mesquinha e oportunista de ferir a democracia Brasileira

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com
Email da Escola: monsenhorbezerra@yahoo.com.br