quinta-feira, 29 de novembro de 2012

AURORA MITOLÓGICA!!!

ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA

Luiz Domingos de Luna*

Outro dia fui convidado por um famoso pintor para visitar a Arcádia numa região da Grécia Antiga, onde os poetas, dedicavam-se à poesia e ao pastoreio, vivendo em harmonia perfeita com a natureza.

Chegando lá, um campo florido cobria todo o horizonte, o pintor preparou logo o meu cavalete para fazer o planejamento visual em Aquarela de uma cidade a ser planejada e localizada no interior do cariri cearense.

Peguei o pincel e comecei a pintar uma batina, uma batina bem comprida, ao que o pintor interrompeu, - Não, uma batina não!!!  Por que não ? – Ora, uma batina irá lembrar o padre Antonio Leite de Oliveira o povo do lugar irá dizer que a cidade foi fundada por um padre, outro seguimento mais liberal que foi o Coronel Francisco Xavier de Souza, começará logo uma briga histórica entre um padre e um coronel e a história irá toda de água abaixo.

Peguei o pincel novamente e comecei a pintar uma capela bem linda, ao que o pintor interrompeu, - não uma capela não!!! Por que não ? – Ora, uma capela irá lembrar o preto Benedito José dos Santos, aí irão colocar o padroeiro como São Benedito, os discriminadores de plantão irão logo chiar e começará logo uma briga de discriminação racial.

Calmamente, peguei o pincel e comecei a pintar um litro, um litro belíssimo, ao que o pintor interrompeu, - não um litro não!!! Por que não ? – Ora, um litro irá lembrar uma venda, daí a pouco a venda terá uma proprietária, irão logo quer dar um nome a proprietária, nasce venda e passa para a dona da venda, depois irão tirar a venda e a cidade passa a ter o nome da dona da venda que nem mesmo nós, ainda sabemos.

Pacientemente peguei o pincel e comecei a pintar uma banda do sol, somente uma banda, mais uma banda lindíssima, ao que o pintor interrompeu não!!!! -Não, uma Banda do sol não!!! Por que não ? – Ora, uma banda irá lembrar aurora!!! A turma irá chiar logo dizendo: D. Aurora é a Dona da Venda!!! Os governistas dirão quem deu o nome foi à princesa Isabel que libertou os escravos e o nosso trabalho irá todo de água abaixo.

Novamente peguei o pincel e comecei a pintar um rio, na verdade um belíssimo rio, ao que o pintor interrompeu – Não, um rio não!!! Por que não ? -Ora o povo da terra irá dizer que a localidade começou com um oratório e não com um rio, começará logo uma disputa entre Ciência e Religião, e até os pintores irão dizer que a cidade surgiu de uma Aquarela – E qual é o problema afinal ? - O problema é que os poetas irão insistir no rio, os religiosos num oratório, o povo em uma senhora chamado Aurora e a confusão tenderá a aumentar. - E o que fazer perguntou o pintor ? 

Bem é melhor deixar o rio, pois se tudo der errado irá tudo de água abaixo, e a função do rio é levar mesmo tudo de água abaixo, a cidade fica com o rio, mas perde a sua história – Isso é bom quis saber o pintor ? -É melhor ficar com o rio e perder a história.   

-E se o rio ficar poluído, quis saber o pintor? 

– Bem, se o rio ficar poluído é porque a sua história já está poluída, afinal o rio é base para se medir a civilidade de um povo. – Como assim ?  Quis saber o pintor - a historia pode estar poluída e o rio não, porém quando o rio estiver poluído com certeza é porque a sua história já foi poluída.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n,Araçá, Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88)3543.39.03 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br Email do administrador do Blog da Escola Luiz Domingos de Luna: falaodouradoarte@hotmail.com

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

PARA QUE SERVE A FILOSOFIA ?

TRANSCRIÇÃO: LUIZ DOMINGOS DE LUNA
PARA QUE SERVE A FIOLOSFIA ?

A resposta a esta pergunta é ao mesmo tempo fácil e difícil. Fácil é dizer que a filosofia não tem nenhuma utilidade prática, imediata. E isso é uma verdade!

A dificuldade da resposta é que, apesar de não servir para nada, a filosofia é constantemente questionada sobre sua natureza, sua origem e sua finalidade. E podemos lembrar que ela já tem mais de vinte e seis séculos de vida, desde que nasceu na Grécia Antiga, entre os séculos VII e VI a.C.

Ler os grandes filósofos é uma forma de aprender a pensar. E Aprender a pensar é uma coisa de grande valor, principalmente porque, para o estudante, muitas possibilidades do conhecimento estão se abrindo, como as ciências e  as artes.

É possível aprender a pensar ? Com certeza. Pensar é encadear as idéias, argumentar, demonstrar como chegar às nossas conclusões.

A Lógica é a parte específica da filosofia que se ocupa dos argumentos, das premissas e das conclusões. À lógica compete distinguir entre raciocínios válidos e inválidos, entre os que levam a conclusões falsas e os que levam a conclusões verdadeiras. Apesar dessa especialização, todos os campos da filosofia utilizam a razão, o pensamento racional, como forma de conhecer e compreender o mundo.

Um pensamento racional é aquele que se opõe ao senso comum. O Senso comum é feito de crenças e de certezas que valem aqui e agora, e não supõem nenhum questionamento sobre sua legitimidade. 

Quando revelo minhas opiniões ou digo   que sinto algo deve ser assim ou assado, não estou argumentando racionalmente. Embora muitas vezes as crenças e as opiniões sejam justas, corretas ou válidas, elas não são por si só argumentos racionais.

O Pensamento filosófico exige a demonstração e a prova. Ele pode ser contradito, pode ser contestado. Suas bases devem ser explicitadas.Não basta afirmar um ponto de vista, é preciso sustentar este ponto de vista através de um encadeamento lógico de vários enunciados.

A filosofia ensina não só a pensar com clareza e autonomia, mas a fundamentar esse pensamento.

Outra característica da filosofia é que ela é sempre um diálogo com o outro. Os grandes filósofos não apenas pensaram sobre as coisas, mas comunicaram suas reflexões por meio de suas obras, colocando suas idéias publicamente.

Referência bibliográfica. Heidi Strecker. In Nietzsche, Friedrich. Assim  falava Zaratustra. Editora escala educacional, SP, 2006.

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará.CEP 63.360.000 TEL (88) 35433903 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br Email do administrador do Blog Luiz Domingos de Luna  falcaodouradoarte@hotmail.com



segunda-feira, 26 de novembro de 2012

DE QUE FALA O FILÓSOFO ?

Transcrição: Luiz Domingos de Luna


                                           

A atitude do filósofo é uma atitude de questionamento. O filósofo gosta de fazer perguntas e responde a um impulso profundo em direção ao conhecimento.

Por que as coisas são como são ?

Com é o tempo ?

O Que é a verdade ?

Qual a origem da moral ?


A filosofia nasceu na Grécia, no século VI a.C. e se configurou como conhecimento racional e sistemático da realidade, da natureza e do homem.

A Filosofia grega representa o alicerce da cultura do ocidente (a cultura européia e dos países colonizados pela Europa, como o Brasil).

A Palavra filosofia é grega e significa amor pelo saber (phillo, philia = amor + Sofia = sabedoria.

O Que caracteriza esse saber é o compromisso com a verdade. É essa decisão que define sua investigação. Indo além das certezas e das crenças, a filosofia se define também em sentido negativo, como recusa a olhar as coisas como ela parece ser. A Filosofia busca olhar o mundo, como se nunca tivesse sido explorado.

A Atitude filosófica nasce ou do espanto, ou da admiração, ou do entusiasmo pelas coisas. Entre outros temas, fazem parte da especulação filosófica os valores morais, o próprio pensamento, a liberdade, a linguagem.

Os temas da filosofia podem ser agrupados, de maneira geral, em alguns campos de trabalho:

Ética e filosofia política: Trata do poder, dos valores morais, da relação entre vontade e razão, dos direitos e dos regimes políticos

Metafísica e  teoria do conhecimento: trata do ser e da existência  das coisas, de como as coisas podem ser conhecidas e da natureza do conhecimento

Lógica: Trata das regras do pensamento válido, das proposições, da verdade e dos tipos de argumento

Estética e filosofia da arte : trata da natureza da arte e dos objetos artísticos, da relação entre arte e sociedade e da representação.

Filosofia da linguagem: trata da natureza e da origem da linguagem e de como o mundo é descrito pela linguagem.


Referência bibliográfica: Heidi Strecker. In: Nietzsche, Friedrich. Assim falava Zaratustra. Editora escala educacional, SP,2006.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n, Araçá – Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL: (88)35433903 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br
Email do administrador do Blog – Luiz Domingos de Luna. falcaodouradoarte@hotmail.com


terça-feira, 20 de novembro de 2012

MECENAS DA SÉTIMA ARTE EM AURORA – MARIA EDIANE DE LIMA.

                           Luiz Domingos de Luna*

Em 1997, sob o projetar de um raio luminoso do sol nascente, ecoou as margens do Rio Salgado o tinitar do clarão da objetiva da nova visão empresarial em Aurora.

Nasceu assim, O Baratão Móveis, sob a batuta do maestro Tarcisio Gonçalves de Oliveira, a orquestra dos construtores da maior empresa de móveis e elétricos da cidade, pisando nas partituras harmoniosas e suaves, dando o tom poético, que unge a tinta que une o universo comercial de Aurora uma nova visão empresarial – Baratão Móveis, uma realidade a nova aurora que nasceu com beleza maestria e serenidade.

No ano 2004, na Arcádia florida de servir bem a sociedade aurorense, na postura despojada das estrelas que formam o universo feminino, assim o timão do Baratão Móveis é conduzido pelo brilho encantador de MARIA EDIANE DE LIMA, que numa profissão de fé, a continuidade da harmonia crescente, pois a perseverança a nova visão empresarial do casal que betumou a catedral do sonho de todos: “ter acesso ao possível e poder continuar a sonhar, pois no caminho do sonho, o Baratão, sempre uma possibilidade da realização plena abundante a todos”

No ano de 2012, sob o ímpeto da grandeza da alma feminina, reativa A Primeira Companhia de Teatro Amador CulturalLuzes da Ribalta, Terminal de arte e cultura moderna- Sétima arte, a arte pura em projeção, com cenário único, criado como uma utopia pelo professor Luiz Domingos de Luna e de propriedade da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra em tempos idos, vividos e esquecidos na poeira de uma estrada de sonhos que tendem ao infinito e, ao chegar ao infinito , não contentes, se criam outros e mais outros em sonhos que não se acabam nunca- Pois viver é sonhar.

Ao fecho deste universo em expansão, entre a utopia e a realidade, a bailar também nos labirintos insondáveis do estar presente no Planeta Terra, na perecividade do tempo e na certeza de que somos passageiros desta nave espacial que é a Terra, MECENAS DA SÉTIMA ARTE EM AURORA – MARIA EDIANE DE LIMA, reacende o refletor do tempo espaço para mais uma apresentação do Luzes da Ribalta, que fez uma pausa no tempo, mas continuou presente a espreita de um público ávido pelo culto, pelo belo, pelo o ousado, pela arte projetada na tela da realidade presente e, como passaporte já assegurando para a história, pois viver, pressupõe servir ao meio social e fomentar na sua textura condições para que as futuras gerações possam também, sonhar e, Praza DEUS TRINO o sonho se transforme também em realidade.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Araçá, Aurora - Ceará CEP: 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03 e-mail monsenhorbezerra@yahoo.com.br e-mail do administrador do Blog da Escola: falcaodouradoarte@hotmail.com

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Aurora - Ceará.


domingo, 18 de novembro de 2012

OS 07 FERAS DO SPAECE, 2011, ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA.



Edvania Tavares.  Diretora administrativa.

O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), vem implementando, desde 1992, o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

Esse sistema tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da Rede Pública de Ensino; como também, de constituir uma ferramenta importante para diagnosticar os resultados escolares e prestar contas a sociedade de como anda a qualidade do ensino público cearense.

De acordo com os resultados do SPAECE que identificam os que estão no nível adequado de conhecimento em Língua Portuguesa e Matemática, segundo a escala de avaliação que vai de 0 a 500 pontos.
Recebe uma premiação quem obtiver pontuação mínima de 325 na primeira disciplina e 350 na segunda.
A premiação tem o intuito de potencializar a melhoria da qualidade da educação dos jovens cearenses que estudam nas escolas públicas estaduais.
É destinada a alunos do Ensino Médio.
 “Com essa premiação, percebemos maior entusiasmo, motivação e dedicação dos alunos pelo seu processo de  aprendizagem”. Já que estes, recebem como prêmio um notebook.
A premiação é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC).
Em 2012, a aplicação dos instrumentos (testes e questionários) do SPAECE seguirá o seguinte cronograma para o ensino médio, de 19 a 23 de novembro:
1ª série – 19 de novembro
2ª série – 20 de novembro
3ª série – 21 e 22 de novembro

A E.E.F.M. Monsenhor Vicente Bezerra espera contar com a presença de todos os seus alunos matriculados no ensino médio deste ano (2012) para que possa aumentar ainda mais o número de ganhadores de notebook, que no ano de 2011 foram sete alunos,

AURICÉLIO PEREIRA

CÍCERA SARAIVA SOUZA

MIKE DOUGLAS

NATANAEL PESSOA

PALOMA E. DOS SANTOS

SÁVIO SANTOS

STEFANNY OLIVEIRA.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite, s/n – Araçá, Aurora (CE). CEP: 63.360.000 TEL: (88) 35433903 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br. Email do administrador do Blog da Escola: falcaodouradoarte@hotmail.com