PE. LANDIM. |
O
PE. José Gonçalves Landim nasceu no Sítio Angico deste município de Aurora aos
10 de fevereiro de 1925, sendo seus pais João Leite Landim e Joana Gonçalves
Landim.
É de notar que deste Sítio e sua vizinhança, boiada e Barro Vermelho saíram nove sacerdotes e um diácono prestes a oredenar-se, ou filhos daí ou de pais oriundos deste chão. São padres: José Gonçalves Landim, José Wilton Leite, José Ernandes Leite, Edelton Tavares, Francisco Barbosa, Francisco Jacinto Barbosa, Benetido Evaldo Alves, Alfeu Costa, João Tavares Lima e o diácono Bonfim.
O Padre José Landim fez seu curso primário em Aurora (CE); concluindo na escola de Socorro Araripe.
Em 1940 ingressou no Seminário São José do Crato, onde concluiu o curso preparatório de seis anos
Em 1945 iniciou estudos de filosofia no Seminário Maior da Prainha em Fortaleza (CE); seguidos dos quatro anos de teologia.
Ordenou-se
aos 22 de dezembro de 1951, na Catedral do Crato, sendo Oficiante o Bispo
Diocesano Dom Francisco de Assis Pires, cantando a primeira missa a 30 de
dezembro na igreja matriz de Aurora (CE).
Aos 20 de Janeiro de 1952 deu inicio à sua caminhada apostólica como vigário cooperador de Monsenhor Manoel Carlos de Moraes na paróquia de Umarí desta diocese.
Em abril de 1956, transferiu-se para a paróquia de Senhora Santana na próspera cidade de Iguatu onde serviu por 22 anos, sendo 08 como vigário cooperador e 14 como pároco da Catedral (...)
... Em 1947 o Padre Landim, num gesto de total desprendimento a aventura, entregou todas as suas atividades de mão beijada ao Bispo Diocesano, indo fazer uma experiência em Brasília. Ali lecionou cultura religiosa na Universidade católica e Língua latina no Centro Universitário de Brasília.
Em 1975 retornou ao velho ninho onde trabalhou ainda por 04 anos, encontrando os mesmos cargos a sua disposição, apesar de tê-los deixado antes.
Em 1979 e 1980 residiu na Casa de Formação Marista no distrito de Mondubim em Fortaleza, servindo como capelão e assumindo a paróquia do bairro no ano de 1979.
Em 1980, exerceu a capelânia do Presídio do Presídio Central de Fortaleza.
Finalmente em 1981 veio residir em sua terra natal, assumindo a função de vigário Cooperador ao lado do Vigário Padre Francisco França até 1987.
Em 1984 aceitou a paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Quintaús, permanecendo até hoje. Nesta comunidade reconstruiu o Centro Catequético, sendo sua maior preocupação com a assistência à juventude.
O Padre Landim sempre enfrentou o desafio sendo bem sucedido, devendo-se isto talvez à sua infância e juventude de luta e sacrifício.
Referência Bibliográfica
Uma Breve História de Aurora – Ceará, Jean Tavares, 1993, Gráfica Royal LTDA – Juazeiro do Norte – Ceará.
Transcrição:
Luiz Domingos de Luna professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email: falcaodoouradoarte@hotmail.com
Um comentário:
"Uma grande caminhada se faz com pequenos passos." E o Pe. Landim demonstra sua caminhade de FÉ e ESPERANÇA, calcada na sua vida cristã.
Prof. Edvania Tavares
Postar um comentário