terça-feira, 9 de setembro de 2014

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO – 2014.





 Amanda de Oliveira Leite*


Quando da realização, em reunião na E.E.F.M Monsenhor Vicente Bezerra, presidida pela coordenadora escolar, Fátima Pereira da Silva, após ouvir uma plenária de docentes, com foco a visão de livros que apontem como norte a premissa básica do acolher do conhecimento da forma mais oportuna na relação ensino aprendizagem e que, ao permeio possa, ser os conteúdos, um paralelograma entre as práticas do mundo das tecnologias digitais a constância do fermento , que ora se propõe, para que em futuro breve ou longo, haja uma logística voltada para uma integração entre estes dois meios, que ora estão separados , mas que praza Deus em breve será untado em um único corpo epistemológico para o engrandecimento do conhecimento na esfera maior.

Após uma longa discussão entre as práticas docentes em vigência e o uso das novas tecnologias digitais como  vetor norteador dos questionamentos, ressalte-se outrossim , que o mundo marcha para uma política educacional com fim as novas tecnologias digitais.

Houve o momento de socialização dinâmicas de permutação das disciplinas ministradas como uma forma de integração e harmonização de um meio educacional que vive muito envolvido consigo mesmo, em ato contínuo foram expostas todas as orientações do Livro Didático, como por exemplo: a duração de 03 anos consecutivos, levando em consideração o Projeto Político Pedagógico da Escola, a realidade do aluno e buscando um processo de escolha bem feito, organizado e consciente.


Os aspectos a serem verificados na escolha do Livro Didático foram: o conteúdo selecionado de forma organizado, formas de abordagem do conhecimento científico, atividades experimentais, objetivo da atividade, contextualização, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade, relações de ciência, Tecnologia e Sociedade, usar independentemente o raciocínio matemático para a compreensão do mundo que os cerca e resolver problemas, criando estratégias próprias para sua resolução, desenvolvendo a iniciativa, a imaginação e a criatividade. Foram estudadas as orientações no guia do MEC avaliando cada obra com um olhar crítico, avaliativo e de grande responsabilidade.

(*) Professora do Laboratório da E.E.F.M Monsenhor Vicente Bezerra.Aurora-CE.

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