Amanda
de Oliveira Leite*
Quando da
realização, em reunião na E.E.F.M Monsenhor Vicente Bezerra,
presidida pela coordenadora escolar, Fátima Pereira da Silva, após
ouvir uma plenária de docentes, com foco a visão de livros que
apontem como norte a premissa básica do acolher do conhecimento da
forma mais oportuna na relação ensino aprendizagem e que, ao
permeio possa, ser os conteúdos, um paralelograma entre as práticas
do mundo das tecnologias digitais a constância do fermento , que ora
se propõe, para que em futuro breve ou longo, haja uma logística
voltada para uma integração entre estes dois meios, que ora estão
separados , mas que praza Deus em breve será untado em um único
corpo epistemológico para o engrandecimento do conhecimento na
esfera maior.
Após uma
longa discussão entre as práticas docentes em vigência e o uso das
novas tecnologias digitais como vetor norteador dos
questionamentos, ressalte-se outrossim , que o mundo marcha para uma
política educacional com fim as novas tecnologias digitais.
Houve o
momento de socialização dinâmicas de permutação das disciplinas
ministradas como uma forma de integração e harmonização de um
meio educacional que vive muito envolvido consigo mesmo, em ato
contínuo foram expostas todas as orientações do Livro Didático,
como por exemplo: a duração de 03 anos consecutivos, levando em
consideração o Projeto Político Pedagógico da Escola, a realidade
do aluno e buscando um processo de escolha bem feito, organizado e
consciente.
Os aspectos
a serem verificados na escolha do Livro Didático foram: o conteúdo
selecionado de forma organizado, formas de abordagem do conhecimento
científico, atividades experimentais, objetivo da atividade,
contextualização, interdisciplinaridade, multidisciplinaridade,
relações de ciência, Tecnologia e Sociedade, usar
independentemente o raciocínio matemático para a compreensão do
mundo que os cerca e resolver problemas, criando estratégias
próprias para sua resolução, desenvolvendo a iniciativa, a
imaginação e a criatividade. Foram estudadas as orientações no
guia do MEC avaliando cada obra com um olhar crítico, avaliativo e
de grande responsabilidade.
(*)
Professora do Laboratório da E.E.F.M Monsenhor Vicente
Bezerra.Aurora-CE.
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