RESUMO
O fenômeno geral de envelhecimento das
populações, conseqüência do aumento do tempo de vida, tem colocado em pauta a
questão dos idosos na sociedade contemporânea. Embora a longevidade (processo
inevitável e irreversível) seja uma relevante conquista da ciência, as pessoas
sensatas são unânimes em afirmar que mais importante do que ter a existência
prolongada é envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
Segundo
Simone de Beauvoir (1990), o progresso de uma sociedade pode ser medido pelo
tipo de tratamento dispensado a seus velhos. Se em algumas sociedades antigas
os idosos foram tratados de modo até cruel, é bem verdade, como assegura essa
pensadora, que em outras eles desfrutaram de carinho e respeito.
Uma
política para o envelhecimento deve manter na comunidade o maior número de
idosos. Nessa proposição, a assimilação de práticas alternativas de assistência
a este segmento populacional deve valorizar um modo de vida ativo e integrado.
Atualmente o descaso, o desrespeito e a falta de paciência dos jovens para com
os idosos vêm crescendo, gerando conflitos entre gerações e exclusão dos idosos
no meio social. Tal situação sugere uma reorientação da compreensão do
envelhecimento já na escola, com a participação dos idosos reforçando valores e
atitudes positivas em relação à velhice, com estímulo ao exercício da cidadania
e solidariedade.
O Papa Francisco fez a
observação de que a sociedade não se “alargou” à vida e não se organizou o
suficiente para dar lugar aos idosos com respeito e levando em consideração sua
fragilidade.
O Município de Aurora, no Estado do Ceará,
apresenta realidades peculiares semelhantes à realidade nacional, é nesse contexto
que a Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra vêm
desenvolver o projeto: Intercâmbio de Gerações: porque
velho ou novo é o seu ponto de vista, idealizado e realizado pelos alunos da 2ª e 3ª Série
do Ensino Médio com orientação dos professores da Área de Ciências Humanas com
a finalidade de estimular a participação ativa e dinâmica da comunidade idosa,
buscando minimizar o estigma a que sempre estão submetidos e a valorizar as
potencialidades de cada participante.
Para a realização do projeto busca-se
um trabalho interdisciplinar, onde cada segmento contribui para o
enriquecimento e a valorização dessa iniciativa, com aplicação dos
conhecimentos específicos de cada área. Que numa ação conjunta, possa lutar contra a marginalização
do idoso, sujeitos promotores da HISTÓRIA.
PALAVRAS-CHAVE: Valorização, qualidade de vida, convívio,
gerações experiência.
Não
tenho caminho novo.
O
que tenho de novo é
O jeito de caminhar.
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