FOTO: DR. LUIZ CARLOS AQUINO* |
ARRISCANDO-ME
A COMENTAR UM TEMA SOBRE O QUAL TENHO POUCO CONHECIMENTO – A PEDAGOGIA.
O
brilhante Professor Luiz Domingos de Luna, em seu artigo, nos coloca diante do
paradoxo que imagino esteja vivenciando em sua atividade no magistério, qual
seja: “Amor à Escola” x “Ojeriza à sala de Aula”.
Ao
final, encerrando seu “paper”, nos coloca numa situação ainda mais delicada,
quando espera resposta à sua indagação: “Como fazer para que a sala de aula
seja uma ferramenta sedutora, um complemento ungido de fluidos positivos e
aromáticos no processo formativo dos alunos?”.
Professor
Luiz Domingos de Luna, não vale fazer perguntas difíceis!
A
partir desse pressuposto (ou dessa desculpinha), ficamos isentos de oferecer
respostas, pelo contrário “vou botar mais lenha na fogueira”, trazendo pedaços
de um artigo encontrado na “net”, que trata de tema correlato - “Transformar as
aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual”, de José Manuel Moran.
Vejamos alguns parágrafos compilados:
-
Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para
incorporar a real significação que essa informação tem para ele, para
incorporá-la vivencialmente, emocionalmente. Enquanto a informação não fizer
parte do contexto pessoal - intelectual e emocional - não se tornará
verdadeiramente significativa, não será aprendida verdadeiramente.
-
De um professor espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua
especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar,
que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo,
manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.
-
Os grandes educadores atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato
pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo surpreendente,
diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na
forma de comunicar-se. São um poço inesgotável de descobertas.
-
É importante sermos professores-educadores com um amadurecimento intelectual,
emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organização da
aprendizagem. Pessoas abertas, sensíveis, humanas, que valorizem mais a busca
que o resultado pronto, o estímulo que a repreensão, o apoio que a crítica,
capazes de estabelecer formas democráticas de pesquisa e de comunicação.
*(2)
LCAP - Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Ceará;mestre
em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará;perito Federal Agrário do
INCRA – CEARÁ.
Sala de Redação do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. TEL (88)35433903. EMAIL: monsenhorbezerra@yahoo.com.br
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