quinta-feira, 10 de outubro de 2013

COMENTÁRIO DO DR. LUIZ CARLOS AQUINO SOBRE O ARTIGO: EDUCAÇÃO – O CONTÁGIO DA SALA DE AULA.

FOTO: DR. LUIZ CARLOS AQUINO*

ARRISCANDO-ME A COMENTAR UM TEMA SOBRE O QUAL TENHO POUCO CONHECIMENTO – A PEDAGOGIA.

O brilhante Professor Luiz Domingos de Luna, em seu artigo, nos coloca diante do paradoxo que imagino esteja vivenciando em sua atividade no magistério, qual seja: “Amor à Escola” x “Ojeriza à sala de Aula”.

Ao final, encerrando seu “paper”, nos coloca numa situação ainda mais delicada, quando espera resposta à sua indagação: “Como fazer para que a sala de aula seja uma ferramenta sedutora, um complemento ungido de fluidos positivos e aromáticos no processo formativo dos alunos?”.

Professor Luiz Domingos de Luna, não vale fazer perguntas difíceis!

A partir desse pressuposto (ou dessa desculpinha), ficamos isentos de oferecer respostas, pelo contrário “vou botar mais lenha na fogueira”, trazendo pedaços de um artigo encontrado na “net”, que trata de tema correlato - “Transformar as aulas em pesquisa e comunicação presencial-virtual”, de José Manuel Moran.

 Vejamos alguns parágrafos compilados:

- Aprender depende também do aluno, de que ele esteja pronto, maduro, para incorporar a real significação que essa informação tem para ele, para incorporá-la vivencialmente, emocionalmente. Enquanto a informação não fizer parte do contexto pessoal - intelectual e emocional - não se tornará verdadeiramente significativa, não será aprendida verdadeiramente.

- De um professor espera-se, em primeiro lugar, que seja competente na sua especialidade, que conheça a matéria, que esteja atualizado. Em segundo lugar, que saiba comunicar-se com os seus alunos, motivá-los, explicar o conteúdo, manter o grupo atento, entrosado, cooperativo, produtivo.

- Os grandes educadores atraem não só pelas suas idéias, mas pelo contato pessoal. Dentro ou fora da aula chamam a atenção. Há sempre algo surpreendente, diferente no que dizem, nas relações que estabelecem, na sua forma de olhar, na forma de comunicar-se. São um poço inesgotável de descobertas.

- É importante sermos professores-educadores com um amadurecimento intelectual, emocional e comunicacional que facilite todo o processo de organização da aprendizagem. Pessoas abertas, sensíveis, humanas, que valorizem mais a busca que o resultado pronto, o estímulo que a repreensão, o apoio que a crítica, capazes de estabelecer formas democráticas de pesquisa e de comunicação.

*(2) LCAP - Engenheiro Agrônomo, graduado pela Universidade Federal do Ceará;mestre em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará;perito Federal Agrário do INCRA – CEARÁ.

Sala de Redação do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará.  TEL (88)35433903. EMAIL: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Nenhum comentário: