de
Trânsito no Município de
Aurora-
CE
CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO
O projeto que tem como eixo temático: “Impactos
Causados pelos Acidentes de Trânsito no Município de Aurora”, apresenta-se
objetivando fortalecer o conhecimento das ciências exatas, para propiciar aos
educandos atividades que favoreça e incentivando-o à utilização de novas
tecnologias por meio das diferentes áreas do conhecimento preferencialmente da
área de ciências da natureza, envolvendo , assim, uma proposta de trabalho
voltado à interdisciplinaridade.
Neste sentido, trabalhar, com base em uma
metodologia direcionada a investigação e ao desenvolvimento, buscando atender a
proposta curricular por meio de tema gerador na discussão dos conteúdos
específicos de matemática, física, química e biologia.
Os professores envolvidos nesse projeto visam
identificar no desenvolvimento das atividades a possibilidade de aprendizado do
trabalho interdisciplinar. Onde se faz necessária uma visão de complexidade
requerida para a compreensão dos conteúdos desenvolvidos.
A metodologia investigativa deve considerar uma
melhoria do papel do aluno nas atividades levando o discente a um ser ativo na
construção do conhecimento, tendo o professor o papel de mediar ou facilitar
este processo, na busca coletiva de resolução de situações-problema. De forma
motivadora que possibilite o despertar nos estudantes e o interesse em ampliar
seus conhecimentos.
Justificativa
Considerando que os acidentes de trânsito
representam uma das principais causas de mortes no Brasil e que o ser humano é o
causador principal, tendo como consequências sequelas econômicas, sociais e
ambiental, todavia sabendo que compete ao Poder Público empenhar-se para tornar
informações relevantes sobre o trânsito disponíveis, seguindo um novo a
conceito do tema, priorizando o ser humano, e as atitudes de cidadania.
É imprescindível reconhecer que somente o próprio
homem é capaz de promover mudanças, tendo em vista, que a escola é um ambiente
que possibilita o exercício da participação e interação cidadã entre docentes e
discentes é que a Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente
Bezerra, tendo uma clientela , na sua maioria, alunos que fazem uso de algum
tipo de transporte para se deslocar de sua casa até a escola, deslocando-se por
meio de estradas de terra, locomovendo-se a pé, de bicicleta, em carrocerias de
pequenos veículos, sem nenhum tipo de segurança. Tendo, portanto, o transporte
escolar na sua grande parte o chamado “pau de Arara” bem como visando, aqueles
que moram nas proximidades da escola, utilizando as vias públicas para chegarem
até a mesma.
Com esse projeto pretende-se realizar um trabalho
voltado ao comportamento da sociedade frente ao trânsito, visando a humanização
através da educação de valores, gerando reflexões, oportunizando aprendizagens
que conduzam as relações humanas ao convívio social, favorecendo a prática
social ao exercício da cidadania, por meio da inclusão, procurando desenvolver
um trabalho ético e eficaz.
A Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor
Vicente Bezerra depara-se com jovens desmotivados e desinteressados na
resolução de suas atividades escolares, que na maioria das vezes, chegam ao
Ensino Médio com dificuldades em torno dos conteúdos de Física, Química,
Matemática e Biologia . O espaço escolar sendo um ambiente acolhedor,
agradável, estimulador que eleve a arte de pensar e o prazer de aprender é que
se pensou no referido projeto.
Diante disso, esse trabalho será voltado aos
educandos que atuarão diretamente sobre o objeto de aprendizagem, por meio de
experimentos, observação e comparação de fatos sobre a realidade local.
Metas:
- Fortalecer atitudes, proporcionando conceitos básicos sobre o trânsito, oferecendo ferramentas de aprendizagem adequadas e motivadoras;
- Desenvolver estratégias e metodologias que permitam uma ação participativa e articulada;
- Buscar uma interação e formação, permitindo ao educando compreender e representar o mundo em que está inserido a partir de sua própria vivencia.
Ob Objetivos
Geral
·
Oferecer aos educandos atividades desafiadoras que
mostrem uma ação interdisciplinar relacionando os conceitos matemáticos,
físicos e químicos, com o cotidiano capacitando- os para o exercício da
cidadania com responsabilidade e segurança no trânsito.
Específicos:
- Reconhecer a Educação do Trânsito como fator de segurança coletiva e pessoal;
- Identificar comportamentos que proporcionam segurança no trânsito e os que comprometem a segurança;
- Analisar atitudes negativas e positivas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código de Trânsito;
- Reconhecer as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a importância dos primeiros socorros;
- Oferecer aos educando atividades desafiadoras que se relacionam com o cotidiano.
METODOLOGIA
O
projeto, IMPACTOS CAUSADOS PELOS ACIDENTES DE TRÂNSITO NO MUNICIPIO DE
AURORA, desenvolver-se-á durante o ano letivo, tendo como ponto de partida e
chegada o estudo da realidade local.1º PASSO
Leitura
de textos informativos
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2º
PASSO
Entrevistas
com vitimas de acidentes, pedestre, ciclistas e agente de trânsito
|
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3º
PASSO
Levantamento
e tabulação de dados
|
|
Confecção
de gráficos
|
4º
PASSO
Palestras
|
E.E.F.M.
Monsenhor Vicente Bezerra.
|
Criação
de slogan e logotipo
Construção
de maquetes
|
1º MOMENTO
Contextualizar:
·
Leituras de textos informativos em jornais,
revistas, internet, etc.
·
Discussão sobre o trânsito.
·
Pesquisar os acidentes causados no município de
Aurora identificando suas causas;
·
Analisar os principais problemas sociais causados
pelos acidentes de trânsito em Aurora. E buscar depoimentos.
2º MOMENTO
Experiências: (Interação entre os conteúdos, conhecimentos e
práticas)
·
Preparação de entrevistas;
·
Levantamento dos fatores que distraem as pessoas
que conduzem veículos;
- Visita aos locais previamente estabelecidos;
- Anotações do que foi observado na aula de campo;
- Seminários.
3º MOMENTO
Reflexão:
- Estabelecer as relações entre os dados coletados e as informações obtidas e visitadas;
·
Leitura, interpretação, análises e comparações.
DIVISÃO DE DISCIPLINAS
Matemática:
-Análise de dados;
- Desenhos geométricos;
- Cálculo das multas de trânsito;
- Jogos relacionados ao tema;
- Cálculo das multas de trânsito;
- Jogos relacionados ao tema;
-Construção de maquete;
- Pesquisas dos fatos e noticias de acidentes causados no trânsito na
cidade;
- Elaboração de gráficos.
Química:
Química:
- Debates e apresentação de vídeos;
-Reflexão bebida e direção;
-O Bafômetro e o Número de Oxidação;
-Substâncias, transformações químicas;
-Os efeitos da poluição dos carros ao meio
ambiente;
-A composição química dos extintores de incêndio.
Física:
-Conhecer os avanços tecnológicos com destaque para a engenharia
elétrica, mecânica, e indústrias.
- Estudo da velocidade dos veículos,
- Estudo do atrito,
- Construção de maquetes.
- Estudo do atrito,
- Construção de maquetes.
Ciências e Biologia:
-Efeito estufa;
-Chuva ácida e a influência do álcool no organismo;
- Oficinas dos Primeiros socorros;
- O estresse no trânsito;
- O estresse no trânsito;
- O uso de capacete anatômico;
- Uso de sinto de segurança;
-Elaboração de perguntas para a entrevista com palestrante (Dr.
Arquimedes) .
ACOMPANHAMENTO, AVALIAÇÃO E DISSEMINAÇÃO.
O Acompanhamento de o projeto dar-se- á através de:
Planejamento e execução das etapas do projeto.
- Reunião com professores envolvidos para diagnosticar o impacto das ações executadas tanto na formação dos alunos quanto na mudança de postura dos demais envolvidos.
- Relatórios descritivos após a execução das atividades.
AVALIAÇÃO
Os trabalhos serão avaliados em três duas perspectivas:
Quantitativamente:
Através de nota pela produção dos trabalhos dos alunos tais como:
maquetes, vídeos, fotos, cartazes, seminários etc.
Pela quantidade de conhecimento adquirido demonstrada nos trabalhos.
Qualitativamente:
Pela mudança de atitudes dos alunos, professores e funcionários
envolvidos no projeto.
Contínua
No decorrer das aulas durante o desenvolvimento do projeto, através dos
avanços e dificuldades encontradas pelos educandos e educadores.
AMOSTRA NA ESCOLA
- Data: 06/09/2012;
- Apresentação dos trabalhos;
·
Palestras.
REALIZAÇÃO
INICIO DO PROJETO: 19 de Abril de 2012
TÉRMINO: 18 de Dezembro de 2012.
CRONOGRAMA
17/05/2012 – Visita a hospitais para levantamento de dados.
22/06/2012 – Visita a domicílios de pessoas que sofreram acidentes para
saber sobre causas e consequências do acidente sofrido.
10/08/2012 – Entrevistas com membros do DEMUTRAM local.
06/09/2012 – Exposição das produções realizadas no decorrer do projeto.
RESULTADOS ESPERADOS
Espera-se com a realização do projeto: Impactos
Causados pelos Acidentes de Trânsito no Município de Aurora, a reflexão das
imprudências cometidas no trânsito, tanto por motoristas quanto por pedestres,
pretendendo construir uma consciência cidadã de toda comunidade escolar, na
busca de valorização, respeito, consciência e segurança no trânsito,
estimulando a mudança prática de atitudes e a formação de novos hábitos,
procurando mostrar a sociedade a necessidade de possuir uma boa educação no
trânsito para garantir a segurança, como também para a construção de valores.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
Atualmente as noticias sobre o trânsito mostram que
as causas principais dos acidentes estão voltados a falta de educação e
descumprimento das leis. Porém é
importante salientar que os acidentes de trânsito não estão acerca apenas da
imprudência dos condutores de veículos, mas também de pedestres que andam de
forma inadequadas e desatentos nas vias públicas.
Através do referido projeto busca-se contribuir
para a redução dos acidentes, auxiliando e conscientizando para a proteção da
vida, uma vez que tem a possibilidade de aproximar o aluno da realidade por
meio dos conteúdos trabalhados, que estão interligados na prática Social.
BIBLIOGRAFIA
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Programa
Gestão da Aprendizagem Escolar- Gestar II. Matemática nas formas geométricas e
na ecologia. 1ª Ed. Brasília, 2008.
LEMBO, A., Química, Realidade e Contexto – Química Geral, 3ª ed. São
Paulo: Ática, 2004.
GONÇALVES, A. F.; TOSCANO, C. Viajando em segurança na companhia de
Newton. In.: Física para o Ensino Médio. V. único. São Paulo: Scipione, 2002.
MARTHO, G.R.; AMABIS, J.M. Fundamentos da Biologia Moderna. 4ª ed. v.
único. São Paulo: Moderna, 2005.
Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. Orientações
Curriculares para o Ensino Médio, Ciências da Natureza, Matemática e suas
Tecnologias. Brasília, 2008.
Professores:
Desidéria Dantas Lopes Silva
Vera Lúcia Alves de Oliveira
Gilvan
Francisco Auricélio Fernandes
Sampson
Francisco das Chagas de figueiredo
Nucleo Gestor
Francisca Edvania
Tavares, Fátima Pereira, Vicente Luna de Alencar, Francisca Auristela Fernandes França
Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra,
Araçá, rua Cel. José Leite s/n Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88) 35433903
Email monsenhorbezerra@yahoo.com.br
Email do administrador do Blog da Escola – Luiz Domingos de Luna –
falcaodouradoarte@hotmail.com
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