sexta-feira, 29 de março de 2013

Volta a chuver em AURORA na madrugada desta terça-feira



 Por José Cícero da Silva*

Chuvas voltam a animar as esperanças dos rurícolas aurorenses e do Cariri.

Mais uma boa chuva de 29 mm banhou a cidade de AURORA, na região do Cariri durante a madrugada desta terça-feira,  dia 26. 

Precipitações que vêm se repetindo deste o último dia 19  consagrado a São José - por sinal, uma data considerada decisiva pelos agricultores sertanejos. O que eles denominam de "experiência" para as previsões relativas à quadra invernosa. 

Em vistas das últimas chuvas recentemente registradas, Aurora já compõe o rol dos municípios, principalmente do Cariri Oriental, como um índice razoável, considerando o que estava previsto pela Fuceme em relação a estiagem antes estabelecida. 

Na segunda-feira passada, dia 25,  cerca de 62 mm já havia sido registrados na cidade e pouco mais de 98 em algumas localidade da zona rural. Além de outras precipitações esparsas registradas  em dias anteriores. 

Ocorrências, que diga-se de passagem, ajudaram a elevar ainda mais o ânimo de todos os rurícolas  aurorenses, além de promover melhorias consideráveis na temperatura ambiente, cujos números vinham sendo quase insuportáveis recentemente. 

Diante do clima e da "boniteza do tempo", há fortes possibilidades de que as chuvas possam continuar não somente no município de  Aurora, mas por todo o Cariri cearense. 

Previsões certamente que ajudam a elevar ainda mais os ânimos de todos os agricultores e pecuaristas locais. Vistos que pequenos açudes já começar a 'pegar água' e pescadores ribeirinhos iniciam suas pescarias às margens do rio do Cariri.

RIO SALGADO

E o rio Salgado,  principal atrativo natural do município e da região como um todo, começa não por acaso, a receber as águas das últimas chuvas ocorridas  no Cariri. De forma que já se mostra 'grande e valente' pelas forças das enxurradas que descem desde as suas cabeceiras, notadamente da sua região de nascente e dos demais rios menores (tais como o rio Granjeiros no Crato, Salgadinho em Juazeiro e o Missão velha na cidade homônima), bem como riachos tributários espalhados por todos os municípios caririense, que juntos compõem a chamada "bacia do Salgado" e, igualmente integram a do Jaguaribe a partir da cidade de Icó. 

Cumpre destacar que o Salgado além de atravessar o Cariri, banha cerca de 42 km do solo aurorense.

(*) Secretário de Cultura do Município de Aurora – Ceará.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel. José Leite s/n, Aurora. CEP 63.360.000 TEL (88)35433903 Email monsenhorbezerra@yahoo.com.br


quarta-feira, 27 de março de 2013

Penitentes" de AURORA realizam o primeiro Terço da Semana Santa.






Por José Cícero*

.


Em pleno período da 'semana santa' onde segundo a tradição judaico-cristã  começa o sofrimento e martírio de Cristo. Em AURORA um grupo de homens simples há anos  seguem à risca a penitência da dor e sofrimento, literalmente na própria carne. 

Conforme eles, com o objetivo de se redimirem perante os pecados do mundo e, ainda  aplacar as agruras de Jesus diante do seu Calvário. 
Mesmo discretos nas suas estranhas ritualísticas religiosas, eles são bastantes conhecidos. Fazendo parte por isso mesmo do próprio imaginário popular das pessoas.  São conhecidos como seres lendários e quase mitológicos. Mas não pela identidade individual dos seus membros, porém pela existência  das suas manifestações, que em Aurora remontam(segundo dizem) a segunda metade do século XIX  que ganhara força com o apoio do conhecido padre Ibiapina. Tempos depois, como o decisivo  apoio do próprio padre Cícero e, em seguida Frei Damião. 


São portanto, conhecidos simplesmente pela velha alcunha de "Penitentes". Homens sertanejos que em pleno século XXI  ainda conseguem encarnar  no corpo e na alma uma crença  inusitada e realmente estranha para os padrões da chamada pós-modernidade. Detentores de uma fé inabalável e incondicional ante o sagrado, por isso mesmo revestida de muito entrega e doação espiritual. Prática que, segundo relatos históricos, é originária da idade média nos mosteiros do continente Europeu. 

Noutros tempos, por sinal a região do Cariri era pródiga  nestes expedientes, quando  era considerada um dos municípios com o maior número de grupos em  plena atividades, com quase trinta no total. Hoje no entanto, a duras penas, só restam dois. Sendo que apenas um encontra-se em atividade, ou seja, se reunindo  com certa regularidade.  Todavia, correndo sério risco de acabar para sempre, visto que, conforme o próprio Decurião - chefe do grupo, o Sr. Geraldo Caboclo do sítio Salgadinho "os jovens de hoje não se interessam mais pela irmandade nem pelos 'Alertai' que praticamos". 

No passado, afirmou  ele, "a coisa era diferente, a gente tinha era que escolher, pelos procedimentos, quem devia entrar no grupo". "Agora a juventude só quer mesmo saber é de festa, parece que tem até vergonha de rezar e de se doar para Deus", completou.
Atualmente, a maioria dos que ainda  integram o grupo de Penintes de Aurora beiram a média de idade dos setenta anos. Muitos deles pela idade e a saúde complemetida nao têm mais como acompanhar o trabalho do grupo.

Pertencentes a chamada Ordem da Santa Cruz de Aurora, os penitentes se dizem ainda estarem psicologicamnete ligados a chamada igreja rural laica, cujo ritual no geral difere e muito, da prática realizada pela igreja católica oficial. Mesmo  que todos eles asssegurem ser "Católicos apostólicos romanos"  e, que também reafirmam "devoção e obediência ao papa, ao Bispo e ao padre".  

Trata-se, portanto, de uma antiga tradição religiosa que por muito tempo marcou profundamente à história e a vida do povo sertanejo e nordestino. E que infelizmente agora, corre sério risco de desaparecer para sempre. Uma manifestação hermética e popular que compõem  o cenário da nossa cultura regional.

Terço da Semana Santa no bairro Araçá:

Na noite da última segunda-feira(25) o grupo dos Penitentes aurorenses participou da "reza", realizando a celebração(alertai) ou "terço da semana santa"  que todos os anos acontecem na residência do casal de aposentados o Sr. José Serafim e Dona Maria Gomes residentes no bairro Araçá. 

Ambos se cosideram admiradores das 'rezas e dos benditos' dos penitentes desde que eram meninos e moravam na zona rural. Quando os trabalhos dos penitentes eram visto como muito respeito e devoção sincera.

Tendo sido iniciado, como é comum,  após  às 23 horas  o terço foi concluido depois de meia-noite.
Marcado por uma série de cântigos e benditos antigos numa linguagem  quase incompreensível, os penitentes ainda chama, a atenção de muita gente. Algumas pessoas se dizem ter até medo dos mesmos.
Na noite de segunda, a parte mais forte da celebração, ficou por conta do ritual de autoflagelação penitencial que teve início a partir da meia noite. Como preparativos, todas as portas e janelas da residência foram fechadas e vedadas com panos e toalhas. Em seguida, quatro dos participantes se ofereceram para o sacrifício. 

As manchas do sangue espargidas pelo ato, chamdas de "chagas de Cristo" deverão permanecer nas paredes da sala por no mínimo, sete dias, segundoo afirmou o casal o próprio casal. 
Foi por assim dizer, a mais pura expressão da fé levada as  suas últimas consequências. Quem sabe, a força  incomensurável e quase incompreensível da tradição religiosa leiga em favor da eterna  luta do sagrado contra o profano. Uma crença religiosa que simplesmente não podemos explicar por meio de palavras. 

Uma cena forte, mas que a todos sugere refletir um pouco mais acerca do próprio gênero humano em relação à divindade  e  o imponderável da vida. 
Por fim, como se diz, simplesmente, é preciso ver para acreditar...

(*) Secretário de Cultura do  Município de Aurora – Ceará.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000. TEL (88)35433903 Email monsenhorbezerra@yahoo.com.br

terça-feira, 26 de março de 2013

DA TABUADA AO TABLET - A EDUCAÇÃO NA PALMA DA MÃO

COORDENADOR ESCOLAR - VICENTE DE LUNA ALENCAR






Prof. Vicente de Luna Alencar*





Em um tempo não muito distante havia uma ferramenta que aterrorizava a quem adentrasse na sala de aula,  verdade que, parecia bem maior do que na realidade, o seu uso poderia ser perfeitamente dispensado, pois bastava o olhar intimidador do(a) professor(a) para que todos se recolhessem a sua significância reduzida- Liberdade de expressão plena, ou mobilização corporal zerada.
Porém, se mesmo assim, o olhar não fosse o suficiente a palmatoria soaria sem dó e sem piedade na palma da mão de que ousasse desobedecer a uma ordem, isso quando não atingia outras partes do corpo do alunado.
Em caso de reincidência, o castigo aumentava, quanto maior fosse o delito à visão do professor(a), maior seria o castigo ao aluno que surgia, desde ficar em pé de costas para os colegas, a ficar de joelho na contemplação do vazio da opressão em cima de caroços de milho- Por que milho ?
Toda essa crueldade bem intencionada era compartilhada pelos pais, pois se a sessão de tortura começasse na escola continuava em casa, uma vez que a palavra do (a) professor (a) não se questionava, se esse (a) aplicasse um corretivo tinha que ser reforçado em casa para que nunca mais fosse repetido. Não havia chances de defesa, o veredito era sempre o mesmo: “Aprende a respeitar Sua professora”. – Quem ? A palmatória (implícita) ou o educador {professor (a)}.
Com o passar dos anos a palmatoria foi aposentada, embora alguns saudosistas vejam nesse instrumento um meio eficaz de aprendizagem – Educação pelo castigo.
Aprender a tabuada sobre o olhar implacável do carrasco não era uma tarefa difícil, pois rapidamente, todos sabiam na ponta da língua, somar, diminuir e multiplicar – Tudo na decoreba,porém as marcas deixadas pelo o uso desse instrumento no corpo logo desapareciam( água e sal), muito embora as marcas na alma fossem levadas para o túmulo.
São estas, as abstrações que faço neste momento, vendo na tela de minha infância como o tempo passa rápido, as modalidades educacionais, as ferramentas pedagógicas, a educação como um edifício em constante construção, no foco, as técnicas utilizadas, nos mais diversos períodos da História da Educação de meu querido Brasil.
Atualmente a escola proporciona muitas opções para que o aluno aprenda suas tarefas, sem que a professora ( Educador) precise recorrer a esses métodos medievais, dentre esses, surge um novo instrumento, fruto da evolução , esse instrumento ao contrário do outro é extremamente sedutor, sonho de consumo da maioria.
Ele é capaz de dar resposta para quase tudo com apenas um toque dos dedos, o problema é que causa dependência a ponto de provocar pânico quando não se tem ao alcance das mãos – Lei do uso e desuso de Lamarck ?
Enquanto a palmatória estava na parede com seu ar ameaçador, o novo instrumento conhecido como “tablet” está dentro da mochila sempre pronto a entrar em ação.
Com toda essa evolução tecnológica que está submetido à humanidade no instante já, talvez não seja mais preciso tirar da mochila o tablete, pois um chip deverá ficar implantado na palma da mão, quando isso ocorrer, certamente teremos uma nação de robôs técnicos,  teremos que ressuscitar o monstro adormecido{ Palmatória} para que as coisas entrem nos eixos novamente, será? O tempo dirá ou, quem sabe ! Assim como este questionamento,não surja outro, a geração do Pós – Humano, ou seja, a geração onde todo ser vivo passa a ser humano, e os seres humanos passarão a ser pós- humanos!!! E assim a moda passa e fica a vida sempre na história sua pegada firme na constante  busca do aperfeiçoamento do homem em sociedade.
Uma sociedade onde todos possam ser felizes, um sonho, uma utopia, mas que deve ser objetivado  em toda a roldana do espaço tempo no espaço elástico do sopro existencial, independentemente do fator tempo, a roda gira, as coisas mudam, e um novo futuro a se projetar como um nuvem, cabendo a cada um de nós  ver nesta nuvem uma obra de arte, ou a continuidade dela, pois a vida é um sonho que precisamos viver intensamente como um foco de luz de projeção ao outro... Sempre!!!!

(*) Coordenador Escolar da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora, Ceará.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, Rua Cel. José Leite s/n, Aurora – Ceará CEP 63.360.000. TEL (88) 35433903. Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do Administrador do Blog – Luiz Domingos de Luna falcaodouradoarte@hotmail.com



sexta-feira, 22 de março de 2013

ANIVERSÁRIO: Colégio Monsenhor Vicente Bezerra comemora seus 86 anos de existência.

Foto J PAULO BATISTA
Foto J.PAULO BATISTA
Foto J. PAULO BATISTA
Foto J. PAULO BATISTA
Colégio Monsenhor Vicente Bezerra - Um legado de 86 anos de existência em favor da boa educação de Aurora.


Por José Cicero da Silva*

O colégio Monsenhor Vicente Bezerra  da rede estadual de ensino localizado no bairro Araçá de Aurora comemorou durante todo o dia da última quinta-feira(21) o aniversário dos seus 86 anos de existência. Para tanto, uma  vasta e eclética programação sociocultural e esportiva foi desenvolvida junto aos alunos e o corpo docente da escola. 
Logo no início da manhã as atividades foram iniciadas com a celebração de uma missa de Ação de Graças no pátio do educandário oficiada pelo padre Antonio, pároco local. Em seguida ocorreu a palestra sobre 'Educação e Cidadania' proferida pelo promotor de justiça do município Dr. Rembrant de Mattos Esmeraldo, assim como uma disputadíssima  gincana cultural. 
A parte esportiva aconteceu no período da tarde atravésd a realização da corrida atlética comemorativa aos 86 anos da escola,  na avenida Antonio Ricardo no centro da cidade com várias baterias disputadas por faixas etárias de estiudantes. 
À noite nas dependências da própria escola, aconteceu as apresentações musicais, seguida da solenidade de premiação dos ganhadores das competições esportivas e culturais.
Tendo à frente a professora Edivânia Tavares auxiliada pelo professor Vicente Luna, a escola Monsenhor Vicente Bezerra do Araçá  é de longe considerada  não somente a mais antiga de Aurora, mas de todo o Cariri Oriental. Tendo inclusive, ao longo de todos estes anos, desempenhado um importante papel no desenvolvimento da educação social de todo o município. Sendo por esta razão, um grande legado no contexto da história sociocultural e educacativa de Aurora, assim como de toda região circunvizinha.
................................................
NE.: Parabéns para o colégio Monsenhor e, por extensão,  todos os professores e estudantes de ontem e de hoje que, de forma direta ou indiretamente contribuem/contribuíram durante todos estes 86 anos de tão salutar e profícua existência. 
Ansiemos para que daqui há pouco, possamos estar todos juntos novamente comemorando os seus 90 anos de vida. Oxalá!!!!

(*) Secretário de Cultura do Municipio de Aurora.

Da Redação do Blog de Aurora, Secult-Aurora  e do site Cariri de Fato.
Fotos: J. Paulo Batista
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.afaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.cariricangaco.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br


Blog da Escola  Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel. José Leite s/n  Araçá - Aurora - Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88)35433903 Email monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do administrador do Blog da Escola - Luiz Domingos de Luna - falcaodouradoarte@hotmail.com