COORDENADOR ESCOLAR - VICENTE DE LUNA ALENCAR |
Prof. Vicente de Luna Alencar*
Em um tempo não muito distante havia uma ferramenta que aterrorizava a quem adentrasse na sala de aula, verdade que, parecia bem maior do que na realidade, o seu uso poderia ser perfeitamente dispensado, pois bastava o olhar intimidador do(a) professor(a) para que todos se recolhessem a sua significância reduzida- Liberdade de expressão plena, ou mobilização corporal zerada.
Porém,
se mesmo assim, o olhar não fosse o suficiente a palmatoria soaria sem dó e sem
piedade na palma da mão de que ousasse desobedecer a uma ordem, isso quando não
atingia outras partes do corpo do alunado.
Em
caso de reincidência, o castigo aumentava, quanto maior fosse o delito à visão
do professor(a), maior seria o castigo ao aluno que surgia, desde ficar em pé
de costas para os colegas, a ficar de joelho na contemplação do vazio da
opressão em cima de caroços de milho- Por que milho ?
Toda
essa crueldade bem intencionada era compartilhada pelos pais, pois se a sessão
de tortura começasse na escola continuava em casa, uma vez que a palavra do (a)
professor (a) não se questionava, se esse (a) aplicasse um corretivo tinha que
ser reforçado em casa para que nunca mais fosse repetido. Não havia chances de
defesa, o veredito era sempre o mesmo: “Aprende a respeitar Sua professora”. –
Quem ? A palmatória (implícita) ou o educador {professor (a)}.
Com
o passar dos anos a palmatoria foi aposentada, embora alguns saudosistas vejam
nesse instrumento um meio eficaz de aprendizagem – Educação pelo castigo.
Aprender
a tabuada sobre o olhar implacável do carrasco não era uma tarefa difícil, pois
rapidamente, todos sabiam na ponta da língua, somar, diminuir e multiplicar –
Tudo na decoreba,porém as marcas deixadas pelo o uso desse instrumento no corpo
logo desapareciam( água e sal), muito embora as marcas na alma fossem levadas
para o túmulo.
São
estas, as abstrações que faço neste momento, vendo na tela de minha infância
como o tempo passa rápido, as modalidades educacionais, as ferramentas pedagógicas,
a educação como um edifício em constante construção, no foco, as técnicas
utilizadas, nos mais diversos períodos da História da Educação de meu querido
Brasil.
Atualmente
a escola proporciona muitas opções para que o aluno aprenda suas tarefas, sem
que a professora ( Educador) precise recorrer a esses métodos medievais, dentre
esses, surge um novo instrumento, fruto da evolução , esse instrumento ao
contrário do outro é extremamente sedutor, sonho de consumo da maioria.
Ele
é capaz de dar resposta para quase tudo com apenas um toque dos dedos, o
problema é que causa dependência a ponto de provocar pânico quando não se tem
ao alcance das mãos – Lei do uso e desuso de Lamarck ?
Enquanto
a palmatória estava na parede com seu ar ameaçador, o novo instrumento
conhecido como “tablet” está dentro da mochila sempre pronto a entrar em ação.
Com
toda essa evolução tecnológica que está submetido à humanidade no instante já,
talvez não seja mais preciso tirar da mochila o tablete, pois um chip deverá ficar
implantado na palma da mão, quando isso ocorrer, certamente teremos uma nação
de robôs técnicos, teremos que
ressuscitar o monstro adormecido{ Palmatória} para que as coisas entrem nos
eixos novamente, será? O tempo dirá ou, quem sabe ! Assim como este
questionamento,não surja outro, a geração do Pós – Humano, ou seja, a geração onde
todo ser vivo passa a ser humano, e os seres humanos passarão a ser pós-
humanos!!! E assim a moda passa e fica a vida sempre na história sua pegada
firme na constante busca do
aperfeiçoamento do homem em sociedade.
Uma
sociedade onde todos possam ser felizes, um sonho, uma utopia, mas que deve ser
objetivado em toda a roldana do espaço
tempo no espaço elástico do sopro existencial, independentemente do fator
tempo, a roda gira, as coisas mudam, e um novo futuro a se projetar como um
nuvem, cabendo a cada um de nós ver
nesta nuvem uma obra de arte, ou a continuidade dela, pois a vida é um sonho
que precisamos viver intensamente como um foco de luz de projeção ao outro...
Sempre!!!!
(*) Coordenador Escolar da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora, Ceará.
Blog
da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, Rua Cel. José Leite s/n, Aurora –
Ceará CEP 63.360.000. TEL (88) 35433903. Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br
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