quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

RAIZ DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NO CARIRI CEARENSE– MONSENHOR VICENTE BEZERRA – 85 ANOS


Luiz Domingos de Luna*

No dia 07 de Setembro de 1920, ao som do apito do trem é formalizada a inauguração oficial da linha férrea, Aurora – Fortaleza- Fortaleza-Aurora a população aplaudia como um presente do Estado do Ceará, a chegada à plataforma na agencia da estação em Aurora-CE, o povo boquiaberto com aquela enorme máquina do progresso sobre linhas, os mais céticos a observarem como tão potente estrutura se equilibrava em retas tão finas de aço – Trilhos.
Aurora passa a ser o centro do cariri, pois todos os viajantes teriam que vir a Aurora para a capital alencarina, Era uma festa só, pois ao ritmo do progresso velhas casas se transformaram em restaurantes, as famosas “bodegas” em tempo recorde passaram a ser mercearias de secos e molhados, enfim,o fluxo econômico foi multiplicado em cem por um. Com o terminal em Aurora, ao retorno a Fortaleza foi necessários vários funcionários para atender as demandas crescentes, assim inúmeros iluministas sociais vieram de outras urbes residir na terra do sol nascente. Cria-se uma solução no sistema de transporte coletivo, mas um problema para os filhos dos humanistas sociais. - Como educar os filhos em Aurora? O Que existia, tão somente, as Escolas Reunidas na função de “desarnar” os filhos da região, principalmente, os filhos dos mais abastados, vez os jovens, cuidarem com os pais das atividades campestres, pois na época exigia-se todo o esforço da família, às vezes precisando contratar trabalhadores para o famigerado trabalho de alugado. Foi ai que a comissão de humanistas, iluministas sociais, tiveram a brilhante idéia de consolidar a educação pulverizada das Escolas Reunidas com autonomia geográfica e estrutural em um prédio feito em alvenaria. A comissão com o apoio dos proprietários, comerciantes, agricultores e o povo em geral, com anuência do Estado do Ceará, conseguiram alavancar o sonho do povo com a sua primeira casa de Educação Publica no Cariri Cearense – Aurora-CE, a hoje, Escola de Ensino Fundamental Médio Monsenhor Vicente Bezerra, que garbosa ao tracejado dos pioneiros sempre em reforma estrutural e intelectual para entregar ao cariri cearense o modelo de luta, tenacidade, determinação a servir sempre ao povo da linda região do cariri e, neste próximo dia 15 de março, 2012 - 85 anos educando na eterna dialética de envelhecer no rejuvenescimento.
Núcleo Gestor atual - 2012
Diretora Administrativa: Profa. Francisca Edvania Tavares
Coordenadora Escolar: Profa. Fátima Pereira da Silva
Coordenador Escolar: Prof. Vicente Luna Alencar
Secretária Escolar: Francisca Auristela Fernandes França
(*)Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra Aurora - Ceará

30 comentários:

José Cícero disse...

O lançamento de mais este BLOG, aliás sob a boa luz do educandário Monsenhor Vicente Bezerra é, ao meu juízo, algo digno da mais alta nota. Sobretduo porque representa um símbolo de educação, cultura e conhecimento. Destarte, por ter tal projeto midiático o timoneiro prof. Luiz Domingos à frente com a sua mágica lanterna de poupa.
Em síntese, quero igualmente afirmar que este
Blog é por assim dizer, um presente que os aurorense, notadamente os que um dia, de algum modo passaram, estudaram e/ou atuaram nesta escola e que estão construindo de maneira coletiva no sentido de mostrar para o mundo o tamanho da importância, bem como do amor que temos por este histórico educandário aurorense. Verdeiro marco da educação de Aurora de todos os tempos. Em suma: não há como falar de educação do Cariri oriental sem que coloquemos o Monsenhor num panteon de destaque.
Parabéns ao Luiz Domingos,meu camarada, pelo esforço e tenacidade.
Prof. José Cícero
Aurora - CE.
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar o atuante secretário de Cultura e desportos, bem como, humanizador social e ativista cultural de priscas eras, Prof José Cicero da Siva , pioneiro na divulgação da Terra do Menino Deus, e que nós, da Escola de Ensino Fundamemtal e Médio Monsenhor Vicente Bezerra temos a satisfação de tê-lo na galeria do educadores que fazem e fizeram a nossa história, Praza Deus em outras cidades tambem tivessem a exemplo do Monsenhor, o incentivo, o desprendimento, o compromisso com a cultura educacional como o nosso mestre que, sempre, a levar uma mensagem de otimismo, de luta, de desbravamento de um mundo que será construido com audácia, tenacidae e coragem como é o caso de nosso secretário de Cultura que sempre dá uma força a todos nós da Familia Monsenhor. Grato a você sempre!!!

Emerson Monteiro disse...

Domingos,

A energia que habita as escolas preencherá, um dia, todo o Universo. Há vida intensa no íntimo dos lugares e das pessoas, cabendo colher. A potencialidade das salas de aula, inteligências em ebulição, guarda e desprende essa luminosidade dos dias e reordena os capítulos de todas as fases na História. Nas aulas tudo acontece. Os colégios são, por isso, monumentos indestrutíveis de esperança e fé, luz perene, fonte contínua.
Os professores, apóstolos dessa infinita revelação, transitam no âmago dos seres quais condutores fiéis do fogo da transformação.
Grato, pois, pelo tanto que realizam os amigos da Educação em todos os tempos e lugares, sobretudo em pousos anônimos e filões distantes deste mundo.

Abraço.

Unknown disse...

Prezado Intelectual e escritor já renomado na região da Chapada do Araripe - O Cratense Emerson Monteiro - já conhecidíssimo pelas suas brilhantes obras sempre a pairar como estrelas de luz e de sonhos possíveis, na mídia caririense, ter um comentário edificador, um impulso de energia em nosso blog é motivo de alegria e contentamento para todos nós que formamos a Familia Monsenhor. A Nossa gratidão a este construtor da culltura e da literatura na linda região do cariri cearense - Emerson Monteiro.

Michell disse...

Foi a escola onde aprendi a ler e escrever, faz parte da minha história, e hoje estou quase concluído minha faculdade de Medicina Veterinária graças aos educadores deste colégio bem como incentivo dos meus pais, só tenho a agradecer por tudo.

Auricélio Pereira disse...

Como foi gratificante estudar 7 anos nessa instituição, na qual tive um grande apego, tendo com isso, boas conquistas que irei levar para vida toda. Sentirei bastante saudades da minha segunda casa que me fez crescer em conhecimento e em caráter.
Fico feliz em ver a iniciativa da criação de um Blog contando a história da "família Monsenhor", quão importante para quem passou por ela, assim como eu.

Océlio Teixeira de Souza disse...

A Educação é o maior e melhor instrumento para construir uma sociedade livre e consciente dos seus direitos e deveres. Parabéns pelo texto e pelo novo blog. Aurora ganha. O Cariri ganha. Abçs meu caro Luiz Domingos.

Wagner Layb disse...

Ora! Só podia ter sido iniciativa do nobre e grande professor e intelectual Luiz Domingos de Luna. Sinceramente, não faria sentido se não tivesse sido iniciativa desse professor, que sempre foi preocupado com a propagação da Aurora luz no mundo virtual, e agora da Escola Monsenhor Vicente Bezerra. Preocupado no sentido de fazer acontecer, de escrever a história, por saber da importância virtual no mundo moderno.
O Monsenhor foi minha segunda casa, foi e sempre será! E vejo sua iniciativa não com surpresa, pois atitudes como essa vindo de Você já é esperado, mas com alegia, pela confirmação da contínua energia e vontade de eternizar as histórias de sua história! Nos "veremos" mais vezes por aqui! Um grande abraço!

Carlos Rafael Dias disse...

Parabéns, Luiz Domingos por esse blog, que enfoca uma tradicional escola do histórico município de Aurora. O Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra faz parte desde já dos meus favoritos. Um grande abraço aos gestores, professores, servidores e alunos deste educandário.

BLOGZOOM disse...

Luiz, parabens por esta bela materia. Eu não conhecia nada a respeito, lendo, pude ter mais conhecimento de uma parte de nosso Brasil. Especialmente por se tratar de cultura e bom conteudo. Eu li os comentarios, como o de Michell que ficou emocionado, pq ele estudou na escola.

Saudações de uma amiga carioca.

DePaulaCioffi disse...

Parabèns professor, fico contenta quando vejo a nossa historia, foi a minha primeira escola,era tão timida, recordo a minha professora Socorro de Didi e Joana D'arc, não esqueerei nunca, que belo tempo...a escola è o nosso berço para a educação..

Unknown disse...

A Família Monsenhor Vicente Bezerra, sente-se lisonjeada com os valiosos comentários de vocês que estão dando o colorido especial para este blog que nasce quando a Escola completará 85 anos no dia 15 de março de 2012. Aceitamos sugestões de vocês, depoimentos, comentários, assim como a escola, vamos primar pela democracia, todas os comentários serão postadas automaticamente, não existe moderação, seremos sempre uma casa de educação, seja a sistemática ou a on - line.

VICENTE LUNA DE ALENCAR disse...

Compartilho do pensamento: "QUEM NÃO NASCE PARA SERVIR NÃO SERVE PARA VIVER" Neste caso sou eu que me sirvo deta Escola porque conquistei vários amigos a cada dia aprendo um pouco mais da vida.

Parabéns professor Luis pela dedicação a esta escola.

João Tavares Calixto Júnior disse...

Querido Professor Luiz Domingos de Luna, nos honra,enquanto aurorenses, a existência deste blog. Outrora conhecida por "Escolas Reunidas de Aurora", o Monsenhor, ou simplesmente "Grupo" foi e sempre será de insigne importância no cenário educacional da região. Traz o nome do notável Vicente Augusto Bezerra, lavrense, sacerdote que por mais tempo passou à dianteira da Freguesia do Menino Deus de Aurora (47 anos), tendo sido, inclusive, prefeito municipal (intendente) e deputado estadual, colaborando de forma grandiosa com o desenvolvimento social e espiritual de nossa gente.
Vida longa ao Blog do Monsenhor, vida longa ao Professor Luiz, autêntico representante do "ser intelectual" da Fúlgida Aurora!

Mônica Araripe disse...

Bela matéria,nos faz lembrar dos velhos tempos de calçada..Eu que adoro ler e viajar nas histórias e contos, me vi ai nesse período tão bacana, onde as pessoas tinham uma ligação mais forte de amizade.Parabenizo pela iniciativa do Blog, está belissimo!Vou sempre passar para ler as publicações.

Júnior Lira disse...

Parabéns a esta magnânima Escola, me orgulho de ter feito parte desta escola, muito obrigado a todos valorosos mestres que muito contribuíram para a minha formação, foi nesta escola que de fato aprendi a gostar a ler, que aprendi que os livros são nossos amigos. Que recebi os conceitos básicos que me prepararam para a vida. A escola Monsenhor Vicente Bezerra é em suma uma grande formadora de cidadãos. Inclusive com pioneirismo no sentido de popularizar na rede mundial de computadores, Parabéns pela iniciativa do blog, blog este que vem mostrando para o mundo um conteúdo de extremo valor, principalmente para os que fizeram parte desta escola.

Anônimo disse...

Professor Luiz Li o blog, no inicio achei interessante, porém não vejo o espaço para os alunos, gostaria que o blog tivesse mais participação do alunado
Grata,
Luanna Graciele

Anônimo disse...

Li o blog mas não gostei, pois o aluno é quem deveria ser o centro das atenções
Sabrina Santos
2º ano B

Anônimo disse...

Creio que deveria ter uma galeria exclusiva dos aprovados no vestibular para servir de incentivo aos alunos da Escola
Fernanda Tavares
2º ano B

Anônimo disse...

O Blog está voltado muito para a parte administrativa funcional, na verdade gostaria de matérias feitas pelos próprios alunos da Escola
Rosa Maria
2º Ano B

Anônimo disse...

Creio que a cada semana deveria ter um artigo de uma turma ( ano) e não de somente escritores profissionais.
Mirinha
2º Ano B

Anônimo disse...

O Blog, desde que conserve a alma democrática e livre para os alunos será sempre bem vindo, o que não aceito, é censura aos meus colegas e amigos
Paulo Sérgio
2º ano B

Anônimo disse...

Gostaria que as demais escolas de Aurora também, tivessem os seus blogs somente assim, a gente poderia formar uma discussao on line, todos ganhariam, inclusive a educação como um todo.
Paulo Gonçalves de Aquino
Professor da Escola de E.I. F. Vicente Rodrigues dos Santos

Anônimo disse...

Gostaria que no dia 15 de março, fosse escolhido um trabalho de alunos, meus colegas para postar no blog a nossa história- Escola
Ronaldo Bráz dos Santnos
1º ano do ensino Médio Manhã

Anônimo disse...

Este blog é uma ferramenta a mais a oportunizar o conhecimento aos alunos, as novas tecnologias digitais.
Aurilene
Professora

Anônimo disse...

Este blog é uma união promissora entre o mundo educacional convencional e o digital.
Vanusa Castro
Professora

Anônimo disse...

Parabenizo o professor Luiz Domingos,meu grandioso primo,intelectual,respeitado e adorado por todos os cidadãos de aurora por seu exemplo de mestre sabedor, como também, pelo incentivo a Escola Monsenhor no compromisso com a cultura educacional na criação deste blog que nos trouxe novas mensagem ,principalmrnte, aos jovens e a todo público leitor.
Ester Márcia
Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Aurora - CE

Anônimo disse...

Olá, adorei este blog.Sou aluna desta escola e me sinto muito orgulhosa por ganhar mais um canal de comunicação e pesquisa.Parabenizo a todos pela criação do blog da Escola Monsenhor.
Kelly Luna,6º Ano,MONSENHOR.
Aurora - CE

Anônimo disse...

Há mais de 5 anos que estudo nessa escola e posso dizer que aqui fiz muitos amigos como também, recebi os conhecimentos para a minha formação intelectual-de parabéns está a escola
Sabrina Santos
2º Ano(B) ensino médio turno tarde

Anônimo disse...

O blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra veio enriquecer ainda mais nossos conhecimentos.

É isso ai tuminhas, está na hora de vocês se pronunciarem ,publicarem seus artigos ou trabalhos escolares.

O nosso desejo é que todos participem com " críticas construtivas".

Parabéns ao professor Luiz Domingos,pela riquíssima matéria sobre a" Raiz da educação no cariri cearense".

O Monsenhor na luta coletiva por um futuro melhor para seus alunos.

Ester Márcia Luna

Abraços