quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Amarílio Tavares Gonçalves - 90 anos de nascimento!

   


       Via a luz do mundo, aos 8 de agosto de 1922, o escritor aurorense Amarílio Tavares Gonçalves, filho de José Gonçalves Leite e Lydia Alves Tavares. Foi batizado na Igreja Matriz da Vila d’Aurora aos 27 do mesmo mês e ano pelo Pe. Vicente Augusto Bezerra, sendo seus padrinhos: Sebastião Alves Pereira e Maria Xavier Quezado (Livro de Registro de Batismos da Paróquia do Senhor Menino Deus de Aurora, 1920-1924, p. 169).
      Bancário, exerceu a função inicialmente em Fortaleza em 1941, no Banco dos Proprietários. Posteriormente, trabalhou no Banco do Brasil em Natal (RN), Senador Pompeu e Crato (CE), e João Pessoa (PB), onde bacharelou-se em direito na Universidade Federal da Paraíba em 1977. É autor das obras: A Outra Face da Moeda (João Pessoa, 1988) e Aurora, História e Folclore (Fortaleza, 1993), este último, principal livro sobre a Historiografia de sua terra berço, obra comemorativa ao centenário de criação do município. Seu trespasse ocorreu na capital paraibana, onde residiu por mais de duas décadas, aos 20 de dezembro de 2007, vítima de infarto aos 85 anos de idade.

22 comentários:

Livro Digital de Luiz Domingos de Luna disse...

Causa-me motivo de alegria e regozijo, ver a memória de meu colega de pesquisa, que mesmo diante dos trabalhos cotidianos, a tomar conta de sua rotina, emerge com a certidão de Nacimento do Municipio de Aurora com o Livro: Aurora História e Folclore, inclusive com a audácia e a determinação de um grande escritor, posta de forma perene na literatura revisada questoẽs delicadas como a passagem do Rei do Cangaço em terras Salgadinas, abrindo espaço para novos estududos sobre Macilon Leite, Isaias Aruda e Zé Cardoso.
Consegue com uma linguagem acessivel pontuar a história de Aurora que, diga-se de passagem é "tragica e tremenda" e que brevemente, será lançado pela Editora Imprensa oficial do Ceará, IOCE o Livro Venda Grande de Aurora de Autoria do renomado professor Jão Tavares Calixto Junior que com certeza irá dar continuidade aos passos do saudoso Amarilio Gonçalves Tavares que com muita luta, garra e determinação conseguiu repassar um pouco da história controversa e obscura da terra do Sol Nascente - Aurora.

Anônimo disse...

Fico muito feliz em saber que Escritores de Aurora escreveram sobre a minha cidade natal Aurora - Parabéns Mestre Amarílio Gonçalves Tavares
Renata Costa de França
3º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

É Muito bom saber que a nossa cidade tem memória vou procurar o livro Aurora História e Folclore e ler todinho para saber tudo de minha querida Aurora!!!
Aurieli Santos
3º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Gostaria muito de ler o livro Aurora história e Folclore, pois amo a minha cidade
Cicera Alves Saraiva
3º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Gostaria que o blog do Monsenhor contivesse mais informações sobre os escritores de Aurora
Eliene Ferreira Soares
3º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Nós que fazemos o terceiro ano cientifico da Escola Monsenhor Vicente Bezerra turno tarde gostariamos de ter maior conhecimento sobre os historiadores e literatos de Aurora, com conhecer o mundo se não conhecemos nem a nossa propria história.
Claudia Maria
3º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

O Blog do Monsenhor precisa explorar mais a história de Aurora, pois somos aurorenses e não conhecemos nem os agentes literários, históricos culturais e artisticos da terra do Menino Deus!!!
Francilda Pessoa
3º Ano B turno Tarde

Livro Digital de Luiz Domingos de Luna disse...

Gostaria de pedir desculpas, através deste blog, as familias: Luna, Marinho e Falcão, que por motivos de Saúde, problemas cardíacos, não será mais possivel relatar a genealogia, bem como a atuação histórica desta trindade familiar no seio da sociedade. Outrossim, creio que outros membros desta estirpe familiar poderão de bom grado, com meu incentivo, é claro, dar continuidade a esta pesquisa que considero de valiar maior para a epistmologia genética regional.
Ciente,
Luiz Domingos de Luna
Redator

Anônimo disse...

Um resgate maravilhoso do primeiro escritor de Aurora a descrever a historia de Aurora. Parabéns!!!
Ester Márcia Luna
Professora

Anônimo disse...

Um belíssimo resgate dos construtores de nossa história, ressalte-se o pioneiro a descrever a terra do Menino Deus.
Vania Campos
Professora

Anônimo disse...

A História de Aurora na verdade é uma coletânea de versões, Versão inclusive, até para o nome Aurora, porém, Amarilio, conseguiu de forma didática compilar estas versões, e fazer algumas revelações de grande valor para a historiografia de nosso municipio, na verdade Amarilio Gonçalves Tavares foi o pioneiro e que após quase 130 anos, terá finalmente Aurora a sua história documentada dia a dia pela lavra do filho ilustre da Escola o escritor João Tavares Calixto Junior, no que em sendo a vontade do escritor, desde já, disponibilizamos a Escola Monsenhor Vicent Bezerra para o lançamento primeiro da Biblia de Aurora - Venda Grande de Aurora o que para todos nós será motivo de alegria e contentamento.
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Escolar

Anônimo disse...

O Manancial intelectual, musical, cultural, educacional e artistico que emana da cidade de Aurora é realmente muito grande e disperso no cenário nacional, que envaidece a todos nós que formamos a querida cidade do Menino Deus. Creio porém que a parte historica da cidade de Aurora precisa de resgate constantemente, como é o caso agora, de Amarilio Gonçalves Tavares, um resumo biográfico do pioneiro de nossa história, e que em breves dias, estaremos, em sendo o desejo do escritor, lançando o Livro Venda Grande de Aurora de Autoria do escritor João Tavares Calixto Junior, com certeza um momento sublime de nossa história de "lutas e glorias dos filhos teus"
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa

Anônimo disse...

Creio que o Blog do Monsenhor além de ser uma janela da Escola para o mundo virtual, seja também uma fonte jorradora da história de Aurora que tem nos abalizados escritrores Amarilio Gonçalves Tavares e João Tavares Calixto Junior dois nomes que dixarão um legado para as novas gerações, base e fonte de qualquer pesquisa sobre o municipio aurorense, creio também que os alunos desta escola, que são leitores assiduos deste blog tenham também interesse em estadar e se aprofundar sobre a terra do sol nascente - Aurora!!!
Fatima Pereira
Coordenadora Escolar

Anônimo disse...

Gostei muito do resgate da Memória do Escritor primeiro da História de Aurora: Amarilio Gonçalves Tavares - Parabéns!!!
Samposn Tavares
Professor do Laboratório de informática

Anônimo disse...

Um resumo biográfico muito bem elaborado, condensado e que diz tudo e que discorre sobre o primeiro escritor de Aurora a se debruçar sobre a terra do Menino Deus!!!
Amanda de Oliveira Leite
Professora do Laboratório de Informatica

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo sobre o escritor Amarilio Gonçalves Tavarses - Parabéns!!!
Ana Carla
3º Ano Turno Noturno

Anônimo disse...

Um artigo que fala sobre a vardeaira história de Aurora - Gostei muito!!!
Andressa Leal
3º Ano C Turno Noturno

Anônimo disse...

O blog do Monsenhor sempre com artigos maravilhosos - Parabéns!!
Sabrina Santos
2º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Uma biografia que engrandece a nossa história
Renata Costa
3º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

Ler o blog do Monsenhor é ter sempre novidades para o nosso aprendizado
Vadizia Rodrigues
2º Ano B Turno tarde

Anônimo disse...

Gostei muito desta postagem sobre o escritor da historia de minha cidade
Laiza França
2º Ano B Tarde

Anônimo disse...

Uma vida dedicada ao estudo de nossa cidade- gostei muito
William Lucena
2º ano B truno tarde