terça-feira, 26 de março de 2013

DA TABUADA AO TABLET - A EDUCAÇÃO NA PALMA DA MÃO

COORDENADOR ESCOLAR - VICENTE DE LUNA ALENCAR






Prof. Vicente de Luna Alencar*





Em um tempo não muito distante havia uma ferramenta que aterrorizava a quem adentrasse na sala de aula,  verdade que, parecia bem maior do que na realidade, o seu uso poderia ser perfeitamente dispensado, pois bastava o olhar intimidador do(a) professor(a) para que todos se recolhessem a sua significância reduzida- Liberdade de expressão plena, ou mobilização corporal zerada.
Porém, se mesmo assim, o olhar não fosse o suficiente a palmatoria soaria sem dó e sem piedade na palma da mão de que ousasse desobedecer a uma ordem, isso quando não atingia outras partes do corpo do alunado.
Em caso de reincidência, o castigo aumentava, quanto maior fosse o delito à visão do professor(a), maior seria o castigo ao aluno que surgia, desde ficar em pé de costas para os colegas, a ficar de joelho na contemplação do vazio da opressão em cima de caroços de milho- Por que milho ?
Toda essa crueldade bem intencionada era compartilhada pelos pais, pois se a sessão de tortura começasse na escola continuava em casa, uma vez que a palavra do (a) professor (a) não se questionava, se esse (a) aplicasse um corretivo tinha que ser reforçado em casa para que nunca mais fosse repetido. Não havia chances de defesa, o veredito era sempre o mesmo: “Aprende a respeitar Sua professora”. – Quem ? A palmatória (implícita) ou o educador {professor (a)}.
Com o passar dos anos a palmatoria foi aposentada, embora alguns saudosistas vejam nesse instrumento um meio eficaz de aprendizagem – Educação pelo castigo.
Aprender a tabuada sobre o olhar implacável do carrasco não era uma tarefa difícil, pois rapidamente, todos sabiam na ponta da língua, somar, diminuir e multiplicar – Tudo na decoreba,porém as marcas deixadas pelo o uso desse instrumento no corpo logo desapareciam( água e sal), muito embora as marcas na alma fossem levadas para o túmulo.
São estas, as abstrações que faço neste momento, vendo na tela de minha infância como o tempo passa rápido, as modalidades educacionais, as ferramentas pedagógicas, a educação como um edifício em constante construção, no foco, as técnicas utilizadas, nos mais diversos períodos da História da Educação de meu querido Brasil.
Atualmente a escola proporciona muitas opções para que o aluno aprenda suas tarefas, sem que a professora ( Educador) precise recorrer a esses métodos medievais, dentre esses, surge um novo instrumento, fruto da evolução , esse instrumento ao contrário do outro é extremamente sedutor, sonho de consumo da maioria.
Ele é capaz de dar resposta para quase tudo com apenas um toque dos dedos, o problema é que causa dependência a ponto de provocar pânico quando não se tem ao alcance das mãos – Lei do uso e desuso de Lamarck ?
Enquanto a palmatória estava na parede com seu ar ameaçador, o novo instrumento conhecido como “tablet” está dentro da mochila sempre pronto a entrar em ação.
Com toda essa evolução tecnológica que está submetido à humanidade no instante já, talvez não seja mais preciso tirar da mochila o tablete, pois um chip deverá ficar implantado na palma da mão, quando isso ocorrer, certamente teremos uma nação de robôs técnicos,  teremos que ressuscitar o monstro adormecido{ Palmatória} para que as coisas entrem nos eixos novamente, será? O tempo dirá ou, quem sabe ! Assim como este questionamento,não surja outro, a geração do Pós – Humano, ou seja, a geração onde todo ser vivo passa a ser humano, e os seres humanos passarão a ser pós- humanos!!! E assim a moda passa e fica a vida sempre na história sua pegada firme na constante  busca do aperfeiçoamento do homem em sociedade.
Uma sociedade onde todos possam ser felizes, um sonho, uma utopia, mas que deve ser objetivado  em toda a roldana do espaço tempo no espaço elástico do sopro existencial, independentemente do fator tempo, a roda gira, as coisas mudam, e um novo futuro a se projetar como um nuvem, cabendo a cada um de nós  ver nesta nuvem uma obra de arte, ou a continuidade dela, pois a vida é um sonho que precisamos viver intensamente como um foco de luz de projeção ao outro... Sempre!!!!

(*) Coordenador Escolar da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora, Ceará.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, Rua Cel. José Leite s/n, Aurora – Ceará CEP 63.360.000. TEL (88) 35433903. Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do Administrador do Blog – Luiz Domingos de Luna falcaodouradoarte@hotmail.com



Nenhum comentário: