segunda-feira, 27 de agosto de 2012

A VERDADEIRA ÁGUIA DO MONSENHOR - MARIA IRENILDE BARBOSA LEITE -


Vicente Luna de Alencar*

Não basta ser heroína, tem que fazer a diferença, assim foi e continua a ser a professora Maria Irenilde Barbosa Leite que, ao longo de seus trinta anos de dedicação exclusiva ao magistério, fez toda uma diferença na E. E.F. M. Monsenhor Vicente Bezerra.

Sua história começou a tomar forma quando, ao terminar o ensino médio, ingressou na Universidade Federal da Paraíba, Campos V – Cajazeiras - PB, foi uma longa travessia marcada por dificuldades até chegar aquele centro de educação, nesta época, já casada e grávida do seu primogênito tinha que levantar às quatro da manhã para pegar um ônibus, ou depender de carona para chegar à universidade, fora tempos difíceis, outrossim, dada a obsessão das verdadeiras águias, que não desistem nunca de alçar voos mais altos, essa grande educadora fez da sua vida uma dedicação plena por um ensino de qualidade na Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

Além de educadora é Psicóloga por vocação-nata, conhecedora da alma humana com ninguém, aprendizado esse, adquirido pela convivência com os alunos, poderia ter seguido qualquer profissão, pois seus conhecimentos estão alicerçados em {base sólida}, foram forjados e temperados pela competência e obstinação do compartilhamento inerente as majestosas águias verdadeiras.

Quanto mais aprimorava os seus conhecimentos, mais íntima se tornou dessa comunidade, não medido esforço pra fazer da Escola Monsenhor Vicente Bezerra um centro de referência educacional na região do Cariri cearense, pois, com grande esforço, trabalho incansável, juntamente com seus colegas de trabalho esta valiosa conquista foi alcançada, neste sentido, ela fez vôo contrário das águias, enquanto estas, vivem solitariamente acima das nuvens, ela foi buscar nos seus companheiros a força necessária para atingir seus objetivos.

Hoje, a Escola Monsenhor Vicente Bezerra, tem mais do que uma divida de gratidão para com essa brilhante educadora, tem o carinho, o respeito, o reconhecimento dos colegas, dos alunos, dos pais pela sua dedicação e competência educacional - Comprovada.

Sua contribuição como gestora deste educandário servirá sempre de pilastra para aos futuros gestores, a sequência de seus passos, na certeza de que esta escola continuará sendo referência educacional no nosso município e quiçá no Estado do Ceará como um todo.

Após trinta anos de sacerdócio no magistério a verdadeira águia do monsenhor faz pauta as suas atividades, mas continua apta para assumir voos mais altos na pontuação sublime com a mesma força e competência que lhe é peculiar.  Salve!!! Agora já, entronizada na história desta casa de Educação, como: A Verdadeira águia do Monsenhor- No pousar da missão um horizonte infinito se abre nas linhas sagradas do livro da História da Educação no querido Município de Aurora no Estado do Ceará.

(*) Ex Secretário de Educação do Município de Aurora, professor, vice – diretor, diretor e atualmente coordenador Escolar da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL (88) 35433903 EMAIL: monsenhorbezerra@yahoo.com.br






25 comentários:

Anônimo disse...

Estou muito feliz e lisonjeada com o titulo outorgado a Nobre Educadora Maria Irenilde Barbosa Leite de: A Verdadeira águia do Monsenhor, uma comenda que está acima do simbolismo que representa, pois no artigo exposto, o abalizado professor Vicente Luna de Alencar dá a magnitude telúrica de amor continuo a esta Casa de Educação.
É parte desta escola o patrimônio moral educacional, tão bem semeado e fincado em raízes sólidas pela inesquecível diretora Maria Irenilde Barbosa Leite, que implantou um modelo de administração que, com certeza, está sendo seguido a risca por nós, suas sucessoras, pude ainda, como professora deste educandário, ver, viver e sentir a seriedade no trato com o núcleo gestor, professores, pais de alunos, funcionários e por que não dizer a comunidade escolar com um todo.
É salutar compreender que (a Verdadeira águia do Monsenhor) além das grandezas materiais que, sem sombra de duvidas tem um valor imensurável para esta escola, primou também pelo código de ética, que, em nascendo na sua administração fez fluir uma integração Escola- Escola – Escola Comunidade como uma ponte de brilho entre Escola e comunidade, levando em conta, que isto hoje, é dever da escola, mas imaginem os senhores esta proposta sendo exposta a muitos anos atrás, quando o assunto ainda era um tabu, vez que a Escola terminava no limite dos seus muros, porém a verdadeira águia do monsenhor sempre pensou numa educação de vanguarda, assim fez com sucesso continuado a liga afirmativa entre escola e comunidade, num elo sólido, coeso, forte na corrente educacional que dá cor, rosto, pulso e vida a este, quase centenário educandário na linda região do cariri cearense, sendo inclusive o pioneiro da educação publica na região: Fundação 15 de março,1927.
Creio que a práxis pedagógica e educacional implantada pela verdadeira águia do Monsenhor será, com certeza, na comemoração do centenário desta escola no futuro breve no dia 15 de março de 2027- Seu maior legado!!!
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Passar na vida é fácil, passar na educação é fácil, creio que o difícil mesmo, seja passar nos trilhos da vida e deixar uma marca registrada, como é o caso agora, da recém agraciada com o titulo de: A Verdadeira águia do Monsenhor-Maria Irenilde Barbosa Leite dá a verdadeira dimensão da outorga em si, saber que esta diretora, bem muito antes, ter a determinação em tempos idos e vividos de uma escola aberta à comunidade, na verdade hoje, nem sei mais dizer se o querido bairro do Araçá é um terminal da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, ou se A Escola Monsenhor Vicente Bezerra é um terminal do querido bairro do Araçá, isto devido a aliança ou solda que, se a inesquecível “A Verdadeira Águia do Monsenhor”, que, se não foi a primeira ao longo da historia desta casa de educação, foi com toda a expressividade da palavra A primeira, a deixar isto claro, evidente, a viver isto, a fazer o bairro viver isto,a criar uma ponte visível,verdadeira e oportuna para o facho de luz que dá a sua identidade na alma do povo Aurora e no cerne de núcleo gestor sua pisada – A sequencia!!!
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar {a verdadeira águia do Monsenhor} por deixar a sua marca registrada para sempre nesta escola – Educação com seriedade e integração da comunidade. Parabéns professor Vicente Luna de Alencar pelo artigo bem redigido e feito para quem merece de fato e de direito.
Vânia Campos
Professora

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar o professor Vicente Luna de Alencar, coordenador escolar desta Escola,Pelo brilhante artigo: A Verdadeira águia do Monsenhor –Maria Irenilde Barbosa Leite creio ser um reconhecimento verdadeiro a quem fez Educação com seriedade e compromisso social. Determinada, objetiva e simples a diretora Maria Irenilde Barbosa Leite entra para a história da Educação de Aurora com brilho, maestria e com a consciência tranqüila de ter feito de tudo a seu alcance por uma educação que hoje vivemos na escola: Educação com qualidade, interagindo sempre com a comunidade
Ester Márcia Luna
Professora

Anônimo disse...

Uma diretora brilhante e que , agora merece, como toda a expressão da palavra receber o titulo que conquistou com trabalho, luta, bravura, seriedade e compromisso com a educação na terra do Menino Deus – A verdadeira águia do Monsenhor- Maria Irenilde Barbosa Leite.
Amada de Oliveira Leite
Professora do Laboratório de informática

Anônimo disse...

Uma Estrela de luz a brilhar na galáxia da Educação em Aurora, a verdaderira águia do Monsenhor - Maria Irenilde Barbosa Leite
Samposon Tavares
Professor do Laboratório de Informática

Anônimo disse...

Uma justíssima homenagem a quem merece plenamente -Maria Irenilde Barbosa Leite - A Verdadeira águia do Monsenhor
Cícero Barbosa
Professor

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo escrito pelo professor Vicente Luna de Alencar, principlamente pelo honroso título outorgado a quem merece reconhecidamente: Maria irenilde Barbosa Leite a verdadeira águia do Monsenhor!!! Parabéns!!!
Aurilene Silva
Professora

Anônimo disse...

A Outorga do título por esta Escola, a Maria Irenilde Barbosa Leite de: A Verdadeira Aguia do Monsenhor é apenas um pingo de água que emana deste ser maravilhoso que fez desta escola uma fonte jorradora de conhecimentos e, no oceano de luz que imanta sua alma: seriedade, lealdade, amor e principalmente, sabedoria- Uma galáxia inteira de bondade Plena!!! Parabéns Grande Mestra!!! Saudade é pouco!!!!
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

A Outorga do título por esta Escola, a Maria Irenilde Barbosa Leite de: A Verdadeira Aguia do Monsenhor é apenas um pingo de água que emana deste ser maravilhoso que fez desta escola uma fonte jorradora de conhecimentos e, no oceano de luz que imanta sua alma: seriedade, lealdade, amor e principalmente, sabedoria- Uma galáxia inteira de bondade Plena!!! Parabéns Grande Mestra!!! Saudade é pouco!!!!
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a verdadeira Águia do Monsenhor que merecidamente recebe este titulo por demais justo e oportuno, pois sou testemunha de seu incansável trabalho, continuo, croncreto e eficaz a frente da direção deste educandário. Amiga diretora Maria Irenilde Barbosa Leite, quero que saiba que passará o céu e a terra, mas a nossa amizade jamais passará.
Maria Auristela Fernandes
Secretária titular
Escola Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora - Ceará.

Anônimo disse...

Que a sua luz continue a brilhar no universo de seus amigos e familiares, assim como foi intenso e verdadeiro o seu brilho à frente da direção deste educandário.
Aurinete Macedo
Auxiliar de Secretaria
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Prezada diretora que o seu legado seja um caminho a ser seguido pelas futuras, vez ser você uma amiga de verdade, uma companheira de verdade, pois tudo em você emana verdade e seriedade!!! parabéns a verdadeira águia do Monsenhor - Maria Irenilde Barbosa Leite.
Zuleide
Aux- Secretaria
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Parabéns querida diretora maria Irenilde Barbosa Leite você merece, este titulo é fruto de seu grandioso trabalho
Ana Hortência
1º Ano A Turno Manhã
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

A Senhora é uma modelo para todos nós alunos, dedicação, garra determinação segurança e , principalmente: seriedade
Cicer Saraiva de souza
3º Ano B turno Tarde
Monsenhor

Anônimo disse...

Parabéns querida diretora - Sucesso - você meerece!!!
Letícia Amanda Luna
1º Ano A turno manhã

Anônimo disse...

Sucesso pleno em sua vida, assim como foi a frente da direçaõ de nossa escola
Cicero Antonio Saraiva
1º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

Que a sua estrela de luz continue brilhando para os seus e para todos os aurorenses
Angela Vieira
1º Ano C turno noite

Anônimo disse...

Parabéns querida { a verdadeira aguia do monsenhor} voce merece, mas todos nós é que estamos de parabéns pela sua valiosa contribuiçaõ a este educandário
Tamires de Castro
3º Ano C turno noturno

Anônimo disse...

Parabens a nóvel Querida verdadeira águia do monsenhor, tudo de bom para você e sucesso em sua vida são sos meus sincereos votos
Magda Santos
3º ano C turno noturno
Monsdenhor

Anônimo disse...

Parabéns Maria irenilde Barbosa Leite pelo valioso trabalho prestado a esta escola, bem como ao professor Vicente Luna de Alencar pela iniciativa nobre de timbrar para a historia desta casa de educação a verdadeira águia do Monsenhor - Maria irenilde Barbosa Leite
Auricélio Fernandes
Professor

Anônimo disse...

bbbbbbbbbbbb

Anônimo disse...

Nossos agradecimentos aos que fazem a Escola Monsenhor Vicente Bezerra, por fazerem com que nos sentíssemos pessoas de valor, que nos ajudaram a descobrir o que fazer de melhor e a resolver o que achávamos complicado.Agradecemos aos colegas pelo companheirismo, pela união e pelos ensinamentos.Torço para que cada um de vocês alcancem cada vez mais sucesso em suas vidas profissionais e claro, também em suas vidas pessoais. Muito obrigada a todos.
Como diz o Gabriel Chalita:
" Ora a chuva poetiza a vida, ora o sol,as vezes brincam de chegar juntos.As vezes trazem o arco-íris para completar o espetáculo, e vão embora. E ficam em nós."
Maria Irenilde Barbosa Leite
Professora

Anônimo disse...

Muito oportuna e necessária a homenagem prestada a verdadeira Águia da Escola Monsenhor Vicente Bezerra- Maria Irenilde Barbosa Leite com certez ela merece e a história da Educação de Aurora fica mais rica - Parabéns!!!!

Anônimo disse...

Maria irenilde Barbosa Leite é sinônimo de educação com eficiência e seriedade, trabalho e competência -Parabéns!!!