quarta-feira, 22 de agosto de 2012

AURORA - DO MENINO DEUS A SANTA POPULAR - MÁRTIR FRANCISCA.


Luiz Domingos de Luna*

O Poeta deu o Nome - Aurora!!!

Da fazenda logradouro aos dias atuais este nome porta um mistério que dos mais distintos períodos da historiografia do cariri, estudiosos, pesquisadores, historiadores a decifrar o porquê: uma corrente foi buscar explicações e para isto colocaram logo uma venda, uma senhora para como proprietária, a mulher ficou sem nome, daí surgiu a mulher da venda, a fazenda logradouro ganhou o nome de venda, a outra corrente resolveu tirar a venda da senhora, ao tirar a venda a ilustre senhora começou a ver o sol, daí surgiu o nome de Aurora. Na verdade ninguém ainda a esta altura sabia o nome da mulher, assim se buscou outras alternativas, mas a cada investida, mais indagações surgiram, mas complicado ficava, até que resolveram dizer que o habitante da época Benedito José dos Santos fora ao Rio de Janeiro e lá, finalmente, a Princesa Isabel, resolvera de fato o imbróglio, dando o nome da localidade de Aurora, os historiadores se calaram, mas os poetas não, pois o maior poeta de Aurora, Francisco Leite - Serra azul, afirmou categoricamente que o nome Aurora tinha sido dado por ele para completar uma rima de sua Poesia: Aurora ( Antiga venda). Assim o nome de Aurora surgiu de uma poesia de Serra Azul. Os historiadores acordaram para o nome Aurora, a “guerra” entre os historiadores e poetas continua. Quem vai trazer a verdade, os fatos, os historiadores, os poetas, ou o mistério continua.

O Nome Menino Deus

O Padroeiro de Aurora – Menino Deus- é uma grande pesquisa para os historiadores, e uma grande certeza para os poetas, pois para os poetas antes de Aurora, o Menino Deus já era padroeiro de Aurora. A Poesia é simples assim.

A Santa Popular de Aurora - Mártir Francisca

Os historiadores já cansados de tanto pesquisar, diante da santa popular de Aurora, se uniram aos poetas e junto com o povo numa união perfeita somente a aclamar!!! Deixaram a pesquisa, esquecera a historia, a poesia fugiu para aos pés da Mártir Francisca, o povo construir sua santa e a poesia terminar.

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará.

23 comentários:

Anônimo disse...

O Artigo do professor Luiz Domingos de Luna, intitulado: Aurora – Do Menino Deus a Santa popular - Mártir Francisca é uma critica ácida sobre a historiografia da Terra do Menino Deus, ou seja, sobre as verdadeiras origens da atual cidade de Aurora.
É paradoxal, porém comprovada, a Cidade de Aurora não possui fontes confiáveis sobre suas origens, na verdade um conjunto de versões que partem muitas vezes de uma metáfora poética até a mitos, ou mesmo um emaranhado de possibilidades históricas num labirinto que o mais eficiente pesquisador com um mínimo de seriedade, com um nó que cala qualquer consciência de nobreza a fundamentação teórica comprovada à luz da literatura revisada, pois, senão vejamos: O Historiador Amarílio Gonçalves Tavares, filho da terra, com o Livro: Aurora história e Folclore se debruça sobre a inúmeras versão apoteóticas da origem de Aurora e coloca uma dúvida a mais sobre o primeiro templo erigido em Aurora. A Igreja do Sr Menino Deus ou a Capela ( que não existe mais no Bairro são Benedito) erigida pelo mestre baiano Benedito José dos Santos?
O Renomado poeta Aurorense, Francisco Leite Serra Azul, no livro: Minha viagem de Lavras da Mangabeira a Aurora explicita que o nome Aurora, D. Aurora, foi apenas um detalhe poético para completar a rima de sua poesia: Aurora ( Antiga Venda), assim, desta forma sem uma profundidade histórica fica difícil estabelecer uma norma de aprendizagem para os estudantes de Aurora sobre as suas origens históricas com a seriedade histórica que se exige de quaisquer urbe.
Uma esperança, após praticamente 130 anos de existência, nasce com o lançamento do Livro do filho ilustre desta Escola Dr. João Tavares Calixto Junior para meados do final do ano em curso, provavelmente, com lançamento inicial no pátio interno da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, pois a depender de nossa vontade, tudo já está decidido, falta-nos somente a comprovação do Autor.
É salutar que o primeiro educandário da Rede Publica oficial do Cariri Cearense, Escola Monsenhor Vicente Bezerra, faça em primeira mão, o lançamento do Livro Venda Grande de Aurora, Editora: Imprensa Oficial do Ceará – IOCE, ano 2012, CALIXTO, João Tavares, pois com certeza,os imbróglios ou penduricalhos colocados na memória coletiva do povo de Aurora, serão de fato expulsos, pois escondem as raízes de uma terra que teve sua história baseada em um mito ou uma poesia, que é encantador, belo, de uma dramaturgia belíssima, mas falta o essencial o básico o que nunca devia ter sido tirado dos aurorenses – A Verdade!!!
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa
Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

Anônimo disse...

O Professor Luiz Domingos de Luna no artigo: Aurora - do Menino Deus da Santa Popular-Mártir Francisca, quando Aurora se aproxima de seus 130 anos de existência, lança luzes através de uma linguagem irônica e satírica sobre a falta de embasamento histórico sobre a terra do Menino Deus. Quem não conhece aquela historinha de Troncoso:” “Aurora era um linda garota que se apaixonou pelo coronel Francisco Xavier de Souza homem casado e que quando o romance foi descoberto pela esposa do Coronel : Maria dos Santos Xavier, deu uma surra grande na pobrezinha que, abandonada pelo o amante e expulsa pela sua tia, colocou uma venda para os viajantes, em seguida uma casa de hospedagem, na verdade um prostibulo” Como poderia um bordel em frente de uma templo religioso, hoje talvez isso fosse possível, outrossim em 130 anos atrás, torna-se inócua esta versão, ora um coronel com quarenta anos ter um caso amoroso com uma menina de treze anos, no terreiro da casa da tia sem nenhum prejuízo para a senhora senão a construção da estrada do almocreve, na verdade uma cerca, daí se criou o mito de mulher pular a cerca? Por que esta discriminação com a mulher aurorense ?
Maria do Santos Xavier era na verdade da Cidade de Crato? Creio não, pois segundo a lenda era filha (Sobrinha) do Padre Antonio Leite de Oliveira e pelo que consta o padre era filho natural da terra do Menino Deus.
Porém o drama é bem feito, pois se Aurora Leite Teixeira era filha da terra do Menino Deus como se entregar a um conhecido seu, e casado com sua parente – nome de solteira, Maria Leite dos Santos, futura esposa do coronel, ora o padre, tio de uma menina, junta com o esposo da tia, e, principalmente da família Leite, uma família que sempre primou e prima pelos bons costumes e pelo ordenamento étimo, religioso e moral da cidade, jamais construiria uma estória esdrúxula e sem cabeças como esta, porém mesmo com o lançamento do Livro Venda Grande de Aurora de Autoria do abalizado Professor João Tavares Calixto Junior, que virá trazer a verdade, ainda assim, persistirá uma pergunta inexorável: Quem criou esta novela de Aurora? Teria sido os Leites, os Marinhos, os Gonçalves, Os Falcões, ou mesmo nenhuma família, mas tão somente um dramaturgo em busca de notoriedade, mas se o dramaturgo estava em busca de notoriedade por que escondeu seu provável nome? Seria um dramaturgo que ama o anonimato? Não sei e, talvez ninguém saberá nunca, pois, quem sabe o dramaturgo tinha o objetivo de esconder os fatos – Por quê ? São perguntas que mesmo com a clarividência dos fatos perdurará por muitos anos, quem sabe não fala, ou talvez ninguém saiba, mas Com certeza a novela continua!!!!
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Pedagógico
Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

Anônimo disse...

Muito oportuno o artigo do Colega Professor, Luiz Domingos de Luna, pois versa sobre uma temática que deveria ter abundantemente como material didático para os estudantes de uma forma globalizada e , especialmente,sobre os alunos deste educandário, que é um verdadeiro Deus nos acuda, quando se trata de estudar a historiografia aurorense, pois via de regra fica valendo a historinha de Aurora que,além de não ter sua veracidade histórica comprovada, leva a crer que a cidade sol nascente nasceu de um bordel, incompatível com a sua religiosidade já devidamente arraigada e do conservadorismo religioso que graças a Deus é peculiar a Terra do Menino Deus.
A falta de dados históricos comprovados leva os estudantes a discorrer um mito como sendo a verdade dos fatos, danificando o quadro epistemológico local, e agora com um simbolismo mais acentuado dado aos 130 anos, a acontecer no próximo ano, e que, com o advento da globalização via internet, não á mais factivel sustentar esta farsa, vez todas as demais cidades possuirem a sua certidão de nascimento e seu testamento a frente da história.
Creio que com o livro a ser lançado no final do ano Venda Grande de Aurora de autoria do escritor Dr. João Tavares Calixto Junior, haver uma reparação, porém seria interessante que,desde já, existisse uma politica educacional voltada para esclarecer que os escritos sobre as origens de Aurora na mais das vezes tem um valor literário, poético, inventivo, mas não serve para fazer uma embasamento histórico,pois foi todo montado em um mito. Ou dar a Aurora duas fundações:uma mitológica a que já está no consciente coletivo e a historia como o registro dos fatos e dos dados ocorridos, no, tão bem elaborado no livro do Escritor Aurorense João Tavares Calixto Junior com previsão para lançamento no mês de dezembro do ano em curso.
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo postado no blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Aurora - do Menino Deus a Santa Popoluar mártir Francisca.
Maria Sandra dos Santos
8º Ano A turno manhã

Anônimo disse...

O artigo Aurora do Menino Deus a Santa popular Marir Francisca é realmente um alerta para que todos nós procuremos estudar mais sobre a terra do sol nascente
Mayara dos Santos Ferraira
8º Ano A Turno Manhã

Anônimo disse...

Achei o máximo o artigo Aurora do Menino Deus a santa popular Mártir Francisca
Laiza França
2º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

ler este artigo é sempre motivo de alegria, gostei muito
AnaBel Dávila
2º ano A Turno manhã

Anônimo disse...

Li atentamente o artigo Aurora - Do Menino Deus a santa popular - Mártir Francisca e recomendo leitura a todos os meus colegas
Renato de Fretitas
1º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

Todo artigo que trabalha a historia de Aurora será bem vindo para o enriquecimento de nosso patrimônio histórico
Sampson Tavares
Professor do Laboratório de informática
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Tudo que retrata a historia de Aurora, seja mito ou lenda faz parte de nossa cultuta e folclore, assim, tudo é valido e oportuno.
Amanda de Oliveira Leite
Professora do laboratóriio de informatica
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Sempre leio os artigos publicados no blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra e gosto muito, principalmente deste do professor Luiz Domingos Aurora do menino Deus a Santa Popular
Ivoneide Rodrigues da Silva
1º Ano C turno noturno

Anônimo disse...

Quem lê o blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra é uma pessoa globalizada e atualizada
Elis Regina
1º Ano C Turno Noturno

Anônimo disse...

Adoro este blog, pois além de falar sobre as coisa de minha escola fala também de minha querida cifadde Aurora!!!
Dilza Alves
1º Ano C turno noturno

Anônimo disse...

Ler o blog do Monsenhor e ter a certeza de mesmo fora da escola permanecer dentro com a leituras maravilhosas
Alisson de Souza
3º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Sempre leio o blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, que,além de ter sua atualização constante, consta de artigos maravilhosos que são de imprtância maior para todos nós estudantes na captação dos conhecimentos, principalmente os relativos a Escola e a minha querida cidade Aurora.
Sabrina Santos
2º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

O Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra é uma maravilhosa fonte de conhecimentos sobre a Escola e a cidade sol nascente, recomento leitura a todos os estudantes.
Aurilene da Silva
Professora

Anônimo disse...

O Blog da escola sempre rico e diversificado em temas pertinentes a Cidade e educação. Recomendo leitura a todos.
Ester Mácia Luna
Professora

Anônimo disse...

O Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra é um canteiro de informaçẽos sobre a cidade sol nascente!!!
Vânia Campos
Professora

Anônimo disse...

Um artigo muito bem elaborado - gostei muito!!!
Cicero Barbosa
Professor

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo.
Auricélio Fernandes
Professor

Wagner Layb disse...

Parabéns Prof. Luiz Domingos, pela ironia ácida que este artigo trás! Uma crítica justificável! Parabéns!

Anônimo disse...

Achei muito legal este artigo!!!
Cicera Saraiva
3º Ano B turno Tarde
Escola Monsenor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Um artigo bem interressante, gostei muito!!!
Luanna Graciele
Professora