sexta-feira, 17 de agosto de 2012

FAMÍLIA MONSENHOR: TRABALHO E FÉ



Fátima Pereira*
       
      A Semana da Família é um dos grandes movimentos missionários da igreja no Município de Aurora, por isso devemos valorizar a fé dentro da Escola Monsenhor Vicente Bezerra. A Família de Nazaré sempre foi e será o modelo para a nossa Comunidade Escolar. Ela é a base de um mundo mais justo. Com amor e fidelidade, os pais podem ajudar seus filhos para o crescimento intelectual, pois é através do diálogo entre pais e filhos que acontece a convivência de paz, serenidade e confiança dentro da sociedade.

      Uma criança agredida e maltratada, provavelmente será agressiva e violenta com os colegas e professores; porém se o aluno vive em um ambiente amoroso e acolhedor será uma pessoa maravilhosa de se conviver. A família precisa de amor para ser bem estruturada e a sociedade precisa das famílias para realizar a justiça e a paz.

       Na semana da Família, quero sensibilizar as pessoas para a valorização da família {na fé} dentro da Escola, na busca da solidificação da paz interior e no fortalecimento de uma sociedade justa e feliz.

          Fazer parte da “Família Monsenhor” é ser o “rosto da Família de Nazaré”. Viver sempre baseado em valores sólidos, como: solidariedade, integridade, ética, moral, trabalho, simplicidade, humildade, amor, parceria, inovação e cidadania – atitudes que fazem parte da família da Escola Monsenhor Vicente Bezerra no seu cotidiano.

         É primordial que as Famílias estejam interagindo com a educação de seus filhos, na construção de valores significativos do bem comum, no processo constante e contínuo na relação ensino-aprendizagem.

        (*) Professora da Rede Pública Municipal de Aurora – Colégio Antonio Amâncio de Macedo no Distrito do Tipi. Ex- Diretora do Colégio Municipal Padre Cícero Romão Batista, no Sítio Mocó, Coordenadora Pedagógica da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, educandário pertencente à Rede Pública Estadual de Ensino, sito a rua Cel. José Leite s/n – Araçá – Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000. TEL: (88) 3543.3903 Emails: monsenhorbezerra@yahoo.com.br


18 comentários:

Unknown disse...

Quando Vivemos a semana da Família, célula mater da sociedade, o blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra é presenteado com um artigo que envaidece a todos nós que fazemos educação, como um aroma a fluir no espaço do ser humano, a ligação entre o humano e o divino. A Humanizadora Social, ativista cultural, educadora eficiente, um filha do distrito de Ingazeiras que veio para Escola Monsenhor Vicente Bezerra, fazer valer os dados amostrais do betume da integração Educacional e cultural que permeiam este educandário em quase um século de Existência. É mister afirmar que Fátima Pereira, conhecida como a Professora Fábia tem no seu interior a garra, a vontade, a determinação de ver a Escola Monsenhor Vicente Bezerra, primeira estrela da galáxia da Educação Pública no cariri cearense, a buscar o tribunal dos eleitos, na luz da fé, a cola que une os humanos para um espaço infinito do bem, do belo e do infinitamente urgente em nossa sociedade: A Fé em projeção.
Luiz Domingos de Luna
Administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

Anônimo disse...

Muito oportuno o artigo da professora Fábia, intitulado: Familia Monsenhor:Trabalho e Fé quando esta escola prima sempre pelo fomento ao teor de religisoidade, ou mais precisamente, a presença de Deus no universo interior de cada um dos que compõe este educandário. Motiva também quando da passagem da semana dedicada a familia, primira instiuição a nortear as bases da civilidade, e da convivencia dos seres humanos ordenado em governo para fins de preservaçãoo da especie, bem como do desenvolvimento do homem no espaço tempo.
A Coordenadora pedagógica da Escola, a professora fábia, como uma abelha no fabrico do nosso mel para a sociedade, tem sempre a constancia e a sabedoria de oferecer o de melhor para a comunidade estudantil deste educandario, pois sempre é a primeira a se engajar em movimentos que integram a Escola a Comunidade, no caso mais especifico, cito o grupo de quadrilha Raizes do Araçá que já está, o grupo, uma estrutura a comemorar e fazer valer nas festividades juninas o seu traço inconfundível e já, reconhecida no meio social como um todo como uma instituição a dar o tom junino em nosso municipio, e que com a nossa força, quiça, seja em breves dias uma luz cultural para todo o cariri cearense.
Posso dizer de alto e bom tom que o nucleo gestor da escola como um todo tem feito um verdadeiro Trabalho é fé e que a professora fabia traduz com beleza e maestria neste seu brilhante artigo.
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa

Anônimo disse...

Adorei o artigo da professora Fábia.Parabéns
Fabiana Alves
2º Ano B Turno noturno

Anônimo disse...

Muito interessante e oportuno o artigo da professora Fábia Familia Monsenhor: Trabalho e fé, quando da passagem da semana da familia. Gostei muito e recomendo leitura a todos os meus colegas
Rosa Maria
2º Ano B Turno Noturno

Anônimo disse...

Li o artigo da professora Fábia e achei o máximo!!! parabéns!!!
Sara Roberta da Silva
6º Ano turno Tarde

Anônimo disse...

O Artigo da professora Fábia é uma verdadeira liçaõ de vida
Jonatas dos Santos Alves
6º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

Achei muito legal o artigo da professora Fábia um abraço especial de sua admiradora
Sthefanny André
6º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Eu gosto de tudo que a professora Fábia faz, pricipalmete este artigo que já tirei copias para ler em casa.
Ana Jéssica Ricarte Ferreira
6º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Eu sempre fui um admirador da nossa querida Fábia que tem toda uma paciencia com todos nos que fazemos a familia Monsenhor e agora com este lindo artigo: Familia Monsenhor: Trabalho e Fé
De seu admirador
Wiliam Lucena
2º Ano B turno notruno

Anônimo disse...

Li atentamente e vi a importância da fé na construção de nossa alma, creio inclusive que a fé remove montanhas, e que a professora Fábia soube repassar com sabedoria todo uma linguagem de construção interior nesta valiosa semana da familia.
Alynne Kelly
2º Ano A turno manhã

Anônimo disse...

O artigo da professora Fábia, já conhecida no meio escolar por seus consenhos sempre positivos a todos nós adolescentes, na verdade uma espécie de mãe, vem bem a, neste momento, dar mais um liçaõ de prepraçãpo para o mundo e para a vida com o artigo:Familia Monsenhor: Trabalho e Fé. Parabéns!!!
Paulo Sergio
2º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Adoro a professora Fábia, pois é uma pessoa que entende a nossa linguagem e sempre está do nosso lado. Com carinho de sua admiradora
Amanda Luna
6º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Quão feliz é um núcleo gestor que trabalha em harmonia para o beneficio da coletividade social, assim posso dizer de cátedra, seja como Ex - secretario de Educação do Municipio, seja como ex diretor da Escola, ou mesmo como coordenar deste educandário que tem na coesão de seu núcleo gestor um espaço para o crescimento contínuo, agora, quando a escola completa 85 anos educando o cariri cearense, abre o seu portal com o mundo virtual, através deste valioso blog com a missão de humanização, já aproveitando as novas tecnologias da Net.
Gostaria de parabenizar nesta semana da família o belíssimo artigo: Família Monsenhor: Trabalho e Fé, realmente o artigo perpassa todo o nosso espirito de religiosidade do Grande Arquiteto do Universo, assim, somente posso reconhecer e dizer que: o Blog da escola está pronto para a participação de todos que têm uma proposta para um mundo onde todos possam de fato e de direito ser felizes!!!
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Escolar

Anônimo disse...

Quando vivemos a semana da familia, somos brindados com um artigo muito bem elaborado e que expressa toda a nossa fé e religiosidade e crença no Deus Trino. De Parabéns está a nossa coordenadora escolar Fábia Pereira pelo brilhante artigo na semana da familia: Familia Monsenhor: Trabalho e fé
Ester Márca Luna
Professora

Anônimo disse...

Li atentamente e vi o potencial de religiosidade no Deus Trino que emana de nossa colega educadora e coordenadora pedagógica Fabia, que outros artigos pertinetes a religiosidade e fé sejam publicados neste majestoso blog da escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Vânia Campos
Professora

Anônimo disse...

É muito bom saber que o número de acesso ao nosso blog, cresce a cada dia que passa,na verdade posso dizer que todos os artigos são de ótima qualidade, agora quando vivemos a Semana dedicada a familia temos um belísssimo artigo da lavra de nossa Coordenadora pedagógica Fabia Pereira - Família Monsenhor: Trabalho e fé.
Amanda de Oliveira Leite
Professora do laborátorio de informática

Anônimo disse...

Um artigo que dá gosto de ler, pois retrata toda o manancial de fé que transborda na semana da familia e que Fábia Pereira dá brilho e luz a esta semana da familia com gradeza e beleza como o artigo: Familia Monsenhor: Trabalho e fé
Aurilene Silva
Professora

Anônimo disse...

Um artigo muito bom, gostei bastante. Parabéns!!!
Cicero Barbosa
Professor