terça-feira, 23 de outubro de 2012

IVANILDE LEITE GONÇALVES - UMA ESTRELA NA CONSTELAÇÃO DA EDUCAÇÃO EM AURORA.

ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA - AURORA - CEARÁ
Meu Nome é Ivanilde Leite Gonçalves, nasci em 27 de fevereiro de 1936, na cidade Aurora-Ce. Iniciei cedo minha jornada de aprendizado, aos sete anos de idade, nas Escolas Reunidas de Aurora, onde pude conhecer as primeiras letras e concluir o Curso Primário.

 Em 1948, fui estudar no Internato Santa Terezinha, na cidade de Juazeiro do Norte, dirigido por Amália Xavier. Lá, vivi e estudei durante sete anos, até concluir o antigo Colegial. 

Posteriormente, fui morar na cidade de Fortaleza, juntamente com uma de minhas irmãs, onde cursamos o 2º grau no Colégio Nossa Senhora das Graças, colégio que funcionava sob a direção de uma Congregação religiosa. 

Durante esse tempo, eu planejava fazer vestibular e cursar a Faculdade de Farmácia, mas infelizmente não pude realizar esse sonho, pois, assim que conclui meus estudos, o vigário de Aurora, na época o PE. Francisco de Luna Tavares, falou com meu pai para que eu regressasse a cidade de Aurora para fundar o Instituto Paroquial Senhor Menino Deus. 

Foi aí que comecei minha jornada como educadora, era muito gratificante ver aquele colégio crescendo e ver a sede de conhecimento daquelas crianças. 

Hoje, sinto-me feliz em saber que muitos de meus alunos tornaram-se brilhantes profissionais. 

Fui muito feliz no Paroquial, até que certo dia fui nomeada pelo saudoso Coronel Vigílio Távora para ser professora da Escola de 1º Grau Monsenhor Vicente Bezerra, onde lecionei por três anos antes de tornar-me diretora. 

Quando assumi a diretoria deste colégio tive a honra de ter ao meu lado, no cargo de vice-diretora, a querida Gorete Belém e, como secretária, Auristela Fernandes. 

Lá encerrei a minha carreira na docência, com um sentimento de realização e de dever cumprido. 

Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88)35433903 Email. monsenhorbezerra@yahoo.com.br 

Fica a Profa. Ivanilde Leite Gonçalves entronizada uma estrela na Constelação da Educação em Aurora no Estado do Ceará. Por Luiz Domingos de Luna administrador do blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra. Artigo pertencente ao Blog, aos pesquisadores, reprodução com citação de fonte - Autorizada. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com

Um comentário:

Unknown disse...

É sabido que a historia de Aurora teve no Padre Antonio Leite de Oliveira, o precursor da formação da cidade, com data de emancipação política em 10 de novembro,1883, é sabido também que a família Leite teve uma função motriz no processo histórico da terra do Menino Deus.
Agora, quando o Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra registra para os anais da historia da educação de Aurora via web, fica claro também, que a contribuição da família Leite se estende ao processo histórico educacional, pois a formação do Colégio Paroquial, o padre Francisco Luna Tavares ( PE LUNA), com certeza, já conhecedor da contribuição da família Leite no processo educacional, convida a Profa Ivanilde Leite Gonçalves para a ornar a Constelação das estrelas da educação em Aurora.
O que posteriormente é nomeada professora da Rede Publica oficial do Estado do Ceará inesquecível governador do Estado do Ceará. Cel. Virgilio Távora com lotação na Escola Monsenhor Vicente Bezerra, o que sem duvida, como ela mesmo diz, juntamente com as Professoras Gorete Belém vice diretora e Auristela Fernandes secretária, a palmilhar no querido bairro do Araçá, sem esquecer que este processo já seria o segundo, pois o primeiro se deu no colégio paroquial Sr Menino Deus, segundo: Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Infelizmente, a falta de um livro oficial para fazer o registro destas destemidas heroínas da história da Educação de Aurora, fica este blog a rascunhar para os futuros pesquisadores da terra do menino Deus, ao pulsar do sopro existencial, senão uma reta colorida e ornada no bosque educacional de Aurora, o que seria o ideal, o registro de uma linha tracejada a pontuar de fato e de direito aos que dedicaram suas vidas a causa da Educação na terra do Sol Nascente.
Luiz Domingos de Luna Administrador do Blog da escola Monsenhor Vicente Bezerra e escritor da WEB.