sexta-feira, 13 de setembro de 2013

IZOLDA CELA – A FÉ NA FORÇA DAS BOAS EQUIPES.

FOTO:SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DO CEARÁ - IZOLDA CELA- FONTE: JORNAL O POVO.
Hoje, nós da Nave: HISTÓRIA DOS EDUCADORES DE AURORA vamos até o meu Planeta Natal Aquarius, na constelação de Atenas para participar de uma conferência sobre A Educação no Planeta Terra na constelação da Via Láctea, como de costume, realizei todos os procedimentos já expostos na série Aquarianos, cheguei à conferência sentei na minha cadeirinha coloquei o chip Aquariano enquanto o Telão girava em 3D.

O conferencista, perito em educação foi logo discorrendo de forma pejorativa o tema em pauta. O Sábio pediu a palavra – Caro conferencista o seu relatório foi feito com pesquisa de Campo no Planeta Terra?

-Não, respondeu o conferencista.

O sábio reprovou o relatório do conferencista e indagou para o plenário.

-Tem alguém aqui que conhece e pratica a educação no Planeta Terra?

Eu na minha cadeirinha trêmulo, mas seguro, respondi – sim, senhor sábio.

- Então se aproxime e discorra baseado em fatos concretos sobre a educação no Planeta Terra.

- Comecei, prezados Aquarianos!

Quando por ordem dos senhores fui ao Planeta Terra fazer um trabalho sobre a vida dos humanos, sabia previamente da dificuldade e dureza diária de se fazer educação no habitat dos Terráqueos.

Escolhi no Brasil a Região Nordeste com foco no Estado do Ceará para fazer o relatório para os senhores, procurei ser o mais preciso possível, confesso que o trabalho do processo da Educação no Ceará esta sendo distribuído em todas as arestas, ponto por ponto, na análise de todas as variantes de Erros e Acertos, posso afirmar nesta tribuna, categoricamente, que a Educação do Ceará na orientação da Secretária de Educação do Estado do Ceará – Izolda Cela tem como lema simbólico: A FÉ NA FORÇA DAS BOAS EQUIPES. A Educação do Ceará é feita em conjunto com todos os integrantes que fazem a educação naquele estado, tem o apoio integral do Governo Federal, Estadual, Municipais, dos Centros Regionais de Educação, dos Gestores Escolares, dos Professores, dos Alunos, das Comunidades Escolares, das Comunidades Geográficas, e, finalmente da sociedade cearense na sua totalidade maior.

Assim, o meu parecer final é que: No Ceará temos muitos desafios a serem realizados, mas com certeza, os milhares do passado estão se transformando em centenas no passado recente, dezenas no presente e que, graças a seriedade,  tenacidade, determinação de Izolda Cela – a fé na força das Boas equipes teremos a curto prazo desafios tendendo  ser  o mínimo possível.  

 Como forma de reconhecimento deixo o Perfil da Professora Izolda Cela uma maneira de reconhecer e valorizar a quem acredita em um trabalho conjunto, determinado, coeso,  produtivo  e, principalmente,  da integração plena das parte na formação do todo para o bem estar de todos.

 IZOLDA CELA – FONTE JORNAL O POVO, FORTALEZA CEARÁ.

Infância e adolescência - Izolda Cela:

Minha infância e adolescência têm cheiro de livro e de mar.”Assim Izolda define o tempo das férias escolares em Camocim, na casa das avós maternos; os paternos, não conheceu. A avó de Camocim era professora e o avô trabalhava com cooperativas bancárias. “Um homem autodidata, falava inglês, espanhol e francês sem nunca ter saído de Camocim. Assinava (as revistas) Time, Life. Fomos muito incentivados à leitura. Da minha mãe, trago o gosto pela liberdade. “Do meu pai, certa rigidez”.

Da Formação Educacional – Izolda Cela.

O POVO - A sua vida escolar em Sobral foi toda em instituições religiosas. Que influências principais a senhora traz delas?
Izolda - No colégio Santana, fiz as séries iniciais do Ensino Fundamental e depois mudei, na 5ª série, para o colégio Sobralense. Elas representaram para mim exemplos de escolas que funcionavam bem. O Sobralense, por exemplo, era simples, sem luxo, mas era uma escola muito viva. Fazíamos esporte, arte, teatro, coral. Tínhamos vivências de protagonismos em atividades de solidariedade, humanitárias, como ajudar vítimas de enchentes. Tudo, sem nunca esquecer os estudos. Éramos muito cobrados.

Educadora mãe, Mulher vida educação.

OP - A escola sempre foi o ambiente de trabalho desejado, depois de formada?
Izolda - Quando terminei psicologia na UFC (Universidade Federal do Ceará), voltei para Sobral e me vinculei a duas atividades: em clínicas, com crianças com dificuldades de aprendizagens, e em escolas. Trabalhei no Sobralense, no acompanhamento da educação infantil. Depois, uma amiga pedagoga e eu montamos uma escola de educação infantil e séries iniciais, a Arco-íris, que funciona até hoje. Como a clínica me exigia viagens, e os filhos ainda estavam pequenos, acabei me vinculando mais à escola. Quando passei para ser professora do curso de pedagogia da UVA, me desliguei da clínica de maneira mais definitiva. Foi nessa época, final da década de 1980, que organizamos os primeiros seminários sobre educação, desenvolvimento infantil e práticas pedagógicas no município

De sua determinação interior.

O sorriso desconcerta. Chega a carregar em si o inesperado diante da rigidez que assume quando a feição se torna séria, quando fala dos obstáculos que impedem o avanço da educação. O mesmo sorriso revela também a índole discreta, de uma dureza cheia de ternura. A atual titular da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), Izolda Cela, é movida por desafios. Eles, ao mesmo tempo que a lançam a um reconhecimento que não gosta de ostentar, a conduzem para a prática cada vez mais constante de tornar visível o outro pela crença de que “todos são capazes”. Como um dos gestores à frente da educação municipal de Sobral, foi responsável por um cenário de esperança, antes considerado por ela como “desesperador” na cidade. Izolda vem mostrando que é possível reverter quadros de fracasso quando se estabelecem prioridades e se busca alcançá-los com pulso firme, “sem perder o foco”. A secretária explica como alçou ao âmbito nacional a revolução que o sistema de alfabetização vem provocando no Estado.

Perfil

Maria Izolda Cela de Arruda Coelho nasceu em Sobral, em 9 de maio de 1960. É casada há quase 29 anos com José Clodoveu de Arruda Coelho Neto, o Veveu, atual prefeito de Sobral. O casal tem quatro filhos: Hilda (28), Luisa (26), Clara (24) e Pedro (22). Dos amores, destacam-se os dois netinhos: Ernesto (4) e Bernardo (1). Izolda é a segunda de uma família de cinco irmãos. A mãe era professora de ensino fundamental, natural de Camocim. O pai, médico, de Santa Quitéria. É formada em psicologia ( Universidade Federal do Ceará), especializada em Educação Infantil (Universidade Estadual do Ceará) e Gestão Pública (Universidade Estadual Vale do Acaraú-UVA). É mestranda em Gestão e Avaliação da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) e professora do curso de Pedagogia da UVA.

Sala de Redação do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora- Ceará. TEL (88)3543.39.03 Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br


4 comentários:

Unknown disse...

Prezados leitores!!!
No dia 16 de janeiro, 2012, foi criado pelo Núcleo Gestor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra na cidade de Aurora (CE), o Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra com os seguintes objetivos: publicar a produção textual dos alunos da escola, eventos culturais, artigos pertinentes a região do Cariri com foco a cidade de Aurora, artigos de professores, funcionários, ex-alunos, enfim da comunidade escolar como um todo. Essa janela aberta da escola na web possibilitou a participação de dezenas de colaboradores que não mediram esforços para enriquecer o quadro epistemológico da linda região do cariri cearense.
Com o apoio intensivo do núcleo gestor, do corpo docente e discente e da comunidade escolar, bem como de outros educandários da rede pública e particular o número de acessos crescia em progressão Aritmética, numa ação coesa de trabalho sério e desprendido; não é exagero dizer que se formou a Família Monsenhor On Line. Registre-se também que a moderação do Blog nunca foi acionada, assim todo comentário é publicado automaticamente. – Liberdade plena de expressão.
Foi para nós um grande impulso quando a CREDE 20 com sede em Brejo Santo (CE); publicou um artigo no site, parabenizando a criação do Blog da Escola, pois com esta iniciativa vários educadores da região do cariri passaram a ler diariamente, bem como oferecer as suas valiosas contribuições que já se encontram no arquivo do Blog.
Recebemos também o apoio da Secretaria de Cultura do Município de Aurora (CE), que na pessoa do secretário, um colaborador sistemático do blog e que, gentilmente colocou nos blogs do Município o link do Blog do Monsenhor para facilitar o acesso ao público.
Aos técnicos do Blog que sempre estão dando um visual atualizado e aprazível conforme consta na lista de colaboradores do Blog.
A Técnica do CREDE 19 Juazeiro do Norte (CE); que usualmente posta artigos belíssimos sobre a educação conforme o arquivo do Blog.
A todos o educadores de Aurora que, gentilmente, forneceram os seus dados para a série: História dos Educadores de Aurora.
A Secretária de Educação do Estado do Ceará Izolda Cela pela colaboração no mais recente artigo Postado: IZOLDA CELA – A FÉ NA FORÇA DAS BOAS EQUIPES, e dizer que, como diz Izolda Cela {A Fé na força de boas equipes} é que hoje estamos comemorado a marca histórica para o Blog de uma escola pública com o número de 40 mil acessos, pode parecer pouco, porém para cidade de Aurora com 25.000 habitantes é algo a considerar que o Aurorense gosta de ler, ou quem sabe! Gosta de ler artigos bem elaborados o que aumenta ainda mais a nossa responsabilidade social, cultural, literária, artística, religiosa, educacional, a busca constante do conhecimento como fonte de engrandecimento do ser humano no espaço habitável.
Luiz Domingos de Luna
Administrador do Blog.
Aurora- Ceará; 14 de setembro,2012.

Anônimo disse...

"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção."
Paulo Freire
A professora Izolda Cela os nossos agradecimentos por fazer parte da edificação de uma educação palpada no respeito e sobretudo no conjunto dos agentes transformadores de vidas.
Profª. Edvania Tavares

Anônimo disse...

"Que a sua vida siga os caminhos do amor, eles são capazes
de realizar grandes conquistas.

Sem amor nada somos pois a magia de amar e conquistar
algo vem do prazer de construí-los.

Sinto-me feliz por você e percebo em você uma felicidade sonhada por muito tempo, espero que esse sonho nunca se acabe e que seus ideais sejam todos possíveis.

Sempre fostes uma pessoa firme que batalha com honestidade, luta com dignidade e por ser assim tão eficaz merece com toda certeza o prêmio dessa conquista.

Que a vitória de hoje seja celebrada com muitas felicidades, pois você é a razão mais forte deste acontecimento e com toda certeza é você que tem o direito de desfrutar dela com todo prazer que suspira em sua alma.

Acredito que inúmeras vitórias vão te surgir pela frente, e que inúmeras vezes você a de ser uma pessoa vitoriosa."

Aqui fica o meu abraço e minha alegria.
Estou feliz por você Prof. Luiz Domingos
E pelo os mais de 40.000 acessos ao blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra
PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Profª Edvania Tavares

Unknown disse...

Prezada professora Edvania Tavares, fico por demais feliz e lisonjeado com tão reconfortante elogios, igualmente, gostaria de tornar Público que hoje um dos Blogs mais Acessado da Rede Pública Oficial de Ensino do Estado do Ceará – Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra nasceu de uma projeto afirmativo de um núcleo Gestor que trabalha incansavelmente; Diretora Escolar: Edvânia Tavares, Coordenadores Escolares: Professores Vicente de Luna Alencar e Fátima Pereira e na Secretaria Auristela Fernandes, hoje nos dados amostrais do ano de 2013 temos Diretor Escolar: Vicente de Luna Alencar Coordenadores Escolares: Fátima Pereira, Wilson Fernandes Neto e na Secretaria Auristela Fernandes, assim como bem diz em alto e bom tom A Secretária de Educação do Estado do Ceará – Izolda Cela – A Fé na força das boas equipes.
Creio que a Escola Monsenhor Vicente Bezerra sempre trabalhou com está fé na força das boas equipes, pois sendo a Escola Monsenhor Vicente Bezerra a mais antiga da Rede Pública Estadual de Ensino na Região do Cariri Cearense com fundação no dia 15 de março de 1927, portanto, 86 educando o cariri cearense, com certeza houve um encadeamento natural da Fé na força das boas equipes, creio inclusive que será está fé continuada que nos levará a comemorar o centenário da escola em 2027 com a constância na elasticidade do tempo como no titulo deste Artigo elaborado pela própria Secretária de Educação do Estado do Ceará – IZOLDA CELA –A FÉ NA FORÇA DAS BOAS EQUIPES.