terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FELIZ ANO NOVO – PRIMEIRA ESCOLA PÚBLICA DO CARIRI CEARENSE.

NÚCLEO GESTOR DA ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA.
Uma instituição educacional para ser amada, respeitada, querida e venerada pela sociedade é necessário antes de tudo que a sociedade conheça passo a passo sua história, e que as pessoas possam desenhar naturalmente a imagem que a mesma representa no espaço imagético de cada um individualmente, o formato, o conjunto, o todo.

Quando nasceu a civilidade em Aurora?

No romper da aurora do dia 7 de setembro, 1920, ao som do apito do trem um vilarejo no sul do Estado do Ceará – Aurora já titulada cidade, não muito diferente das demais era um conglomerado de casas simples com gente simples e mais nada, pois era comum ter as famosas bodegas, templos religiosos e o caminho de volta para a zona rural local de fato da moradia dos habitantes dos vilarejos cidades.

O diferencial é que, justamente neste dia 7 de setembro 1920, havia centenas de pessoas para se deslocarem para outras cidades do Centro, do Sertão Central, do norte e, finalmente da Capital do Estado Fortaleza.

Durante os anos 1920, 1921, 1922, 1923... O Estado do Ceará tinha dois terminais ferroviários Aurora na Região do Cariri e Fortaleza capital do Estado do Ceará.

Assim foi natural que os ferroviários da cidade de Aurora e do Distrito de Ingazeiras conseguissem uma escola para educar os seus filhos, vez se tratar de pessoas cultas e de passagem pelo local à continuidade educacional de seus descendentes.

Historicamente o nascimento da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, 27 de Março, 1927, se justifica como esta ponte de  civilidade motriz para a continuidade desta onda propulsora de desenvolvimento na terra do Menino Deus.

Hoje a Escola Monsenhor Vicente Bezerra situada no populoso bairro do Araçá, um bairro que cresce a cada dia com a força e o idealismo  de gente simples, mas determinada, com sede de desenvolvimento e que graças a Deus esta imerso numa onda de progresso muito afirmativo e constante, abriga também a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante Leopoldina Gonçalves Quezado e Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Romão Sabiá.

Com certeza este triângulo de Luz educacional irá formar no futuro longo a nova cidade Araçá, cidade talvez conurbada com a cidade de Aurora, vez existir uma identidade social, educacional, cultural muito forte e coesa.

Claro que no instante já, a matemática nunca fecha, isto com relação ao número de alunos, o fluxo é ainda muito volátil e não poderia ser diferente, pois o ajuste aritmético com certeza será equacionado no futuro breve, vez o bairro do Araçá ser um dos que mais cresce e se desenvolve na linda Região do Cariri Cearense.

Assim qualquer pessoa ou instituição que usar os dados oscilativos do número de alunos para fechar, ou mesmo punir, ou destruir qualquer um destes educandários, com certeza  estará  conspirando de forma mesquinha e oportunista para com o grande crescimento e desenvolvimento por que passa a querida cidade de Aurora no Estado do Ceará.

Luiz Domingos de Luna Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio  Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará.Email: falcaodouradoarte@hotmail.com



        

Nenhum comentário: