domingo, 6 de abril de 2014

ANTONIO BATISTA DE LUNA-UM LIVRO QUE AINDA NÃO FOI ESCRITO.

FOTO: ESPERANÇA LUNA,MARIA LUIZ LUNA E ANTONIO BAPTISTA LUNA.


ANTONIO BATISTA  DE LUNA-UM LIVRO QUE AINDA NÃO FOI ESCRITO.

Segundo a tradição, o famoso Cemitério da Bailarina  localizado no Sitio Carro  Quebrado no Municipio de Aurora no Estado do Ceará, teria  dado abrigo a dezenas de pessoas que faleceram, como causa,  uma epidemia de cólera ocorrida no século XIX.

Joaquim Batista de Luna, falecido em1919, vitimado pela cólera, teria sido sepultado no referido Campus Santos, razão de não constar seu nome no Jazigo de seus familiares no Cemitério Oficial de Aurora (CE).

Documentos oficias comprovam que  a epidemia da cólera no cariri cearense ocorreu no ano de1864 e não no ano de 1919 quando o Cemitério já não estava em uso, se é que já esteve algum día, pois não  há a constatação de um nome real comprovado legalmente  ter sido  sepultado naquele pretenso Campus Santo.  Reitero a ideia de que    sempre foi a Sede da Igreja Rural Laica- Titulada: Auto de Canudos.

Joaquim Baptista de Luna é pai de André Baptista de Luna e Antonio Baptista de Luna, com o falecimento de André Batista de Luna, ainda criança, em poucos anos, ou seja, quando Antonio Baptista de Luna, com aproximadamente 06 anos migra para a Região sudeste e  ai nasce duas versões:

 A Primeira: como O Padre José Batista de Luna era vigário de Mogi Mirim- São Paulo, teria o padre levado o garoto para  a localidade onde exercia a  função de Pároco.

A segunda: Como D. Joaquim Grangeiro de Luna era prior do Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro- Rj,teria levado o garoto para a Abadia de Nossa Senhora do Monte Serrate no Rio  de Janeiro.

Pelo que consta nos dados oficias Antonio Baptista de Luna era Jornalista Profissional e Advogado.  

Considerando que os dois padres levaram o garoto para   a região sudeste, mesmo assim precisa a comprovação de ele estudou numa  escola laica, ou  seja de não formação religiosa, ou ele começou  seus estudos numa escola  de formação religiosa e    depois migrou para o jornalismo e  a advocacia.

Informações oficiais dão conta de que Antonio Baptista de Luna  juntamente Com Plinio Salgado foram detidos devido ao Integralismo, o integralismo era uma força polítca reconhecidamente de direita,assim os perseguidos políticos foram no Brasil, os da esquerda, não os de direita.

Há a versão de que os parentes de Antonio Batista de Luna teria  abandonado, por razão dele ser da direita, mas qual o Parente dele que seria de esquerda?  Na época em pauta.

Na história passada,a esquerda era minoria,assim como a minoria consegue prender a maioria vigente. Assim, creio que o Livro deve ser revisado ou, pode em outros dados amostrais  uma versão mais coerente e consistente historicamete.

Luiz Domingos de Luna profesor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra-Aurora – Ceará Email: falcaodouradoarte@hotmail.com







Nenhum comentário: