sexta-feira, 5 de setembro de 2014

PRIMEIRA ATIVIDADE – MÊS SETEMBRO – PNEM.

Por Amanda de Oliveira Leite*

No dia 03 de setembro de 2014 ocorreu na E.E.F.M. Monsenhor Vicente Bezerra a formação referente ao Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio com a presença dos professores que compõem o quadro de cursistas. O encontro foi destinado a prática pedagógica e avaliação.

De inicio foi apresentado o vídeo “Modelo de Ensino: Das concepções docentes as práticas pedagógicas”, seguido de discussão sobre o tema abordado, posteriormente ocorreu a realização da análise do indicador: Práticas pedagógicas que enfatiza sobre proposta pedagógica, planejamento, contextualização, variedade das estratégias e dos recursos de ensino-aprendizagem, incentivo à autonomia , ao trabalho coletivo e prática pedagógica inclusiva. Sendo analisado também, a avaliação, indicador que trata sobre o monitoramento do processo de aprendizagem, mecanismos de avaliação, participação dos alunos na avaliação de sua aprendizagem, avaliação do trabalho dos profissionais da escola, acesso, compreensão e uso dos indicadores oficiais de avaliação da escola e das redes de ensino.

A turma foi divida em duplas, os questionários foram distribuídos procurando contemplar os dois indicadores de forma distintos. No desenvolver da atividade foi enfocada a importância de ambos na formação, procurando relacionar à qualidade da escola através de relatos pertinentes aos conceitos trabalhados nos referidos indicadores e a articulação entre teoria e prática, refletindo sobre a proposta pedagógica da escola e o processo avaliativo.

Convém destacar que após análise, tais instrumentos foram socializados, sendo sugeridos ideias para solucionar os principais problemas detectados nas dimensões.

Finalizando com a exibição do vídeo “O papel da avaliação na aprendizagem” e reflexão.

Diante disso foi possível observar que os temas trabalhados foram de grande relevância, por levar a equipe a relacionar os conteúdos referentes aos indicadores da qualidade na educação a conceitos sobre sua identidade docente.

Todo trabalho foi organizado pela orientadora de estudo da formação do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio,Vera Lúcia Alves de Oliveira, que também teve o apoio intensivo do Núcleo Gestor e dos professores cursistas.

(*) Professora do laboratório de Informática da E.E.F.M. Monsenhor Vicente Bezerra - Aurora (CE).

Nenhum comentário: