quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ECOBAGS: ADOTE ESTA IDEIA

FOTO: ALUNOS PARTICIPANTES DO PROJETO. {ECOBAGS}

FOTO: ESTUDO DO PROJETO. {ECOBAGS}

FOTO: DIVULGAÇÃO DO PROJETO - FEIRA LIVRE- {ECOBAGS}.

FOTO:ALUNOS EM VISITA  DE CAMPO.{ECOBAGS}

FOTO: VISITA AO COMÉRCIO LOCAL.{ ECOBAGS.}

FOTO: FEIRA LIVRE,  AURORA- CEARÁ {ECOBAGS}

FOTO:VEREADORA IRACILDA LEITE INTEGRA PROJETO ECOBAGS.

FOTO:VICE PREFEITA MARIQUINHA LEITE INTEGRA PROJETO ECOBAGS.

FOTO: DIVULGAÇÃO DO PROJETO - FEIRA LIVRE. ECOBAGS


Título: ECOBAGS: ADOTE ESTA IDEIA
Autores:
Cíntia Gregório dos Santos¹
Cícero Antônio Saraiva¹
Cícero Barbosa Taveira²
¹. Alunos da E. E. F. M. Monsenhor Vicente Bezerra
². Professor de Geografia e Sociologia da E. E. F. M. Monsenhor Vicente Bezerra

PROBLEMATIZAÇÃO:

Na atualidade o comércio tem ofertado aos clientes uma grande quantidade de sacolas plásticas para acondicionar os produtos vendidos. Estas são cotidianamente jogadas no lixo provocando sérios impactos ambientais. Esses danos ambientais são potencializados quando se considera a durabilidade do plástico, pois, de acordo com FABRO et al (2007), este é um material que, mesmo existindo há apenas um século, ainda não se tem com precisão o tempo de sua decomposição; sabe-se, porém, que é superior a 100 anos. Nessa perspectiva, faz se necessário uma conscientização da população para a minimização de seu uso através da substituição por sacolas permanentes.

METODOLOGIA:

A pesquisa do presente trabalho é abrangente a todas as turmas de ensino fundamental e médio da E.E.F.M. Monsenhor Vicente Bezerra e sua área de propagação é o município de Aurora - Ce. Partindo da pesquisa bibliográfica sobre autores que abordam a temática, foi proposto palestra, seminários, entrevista com os comerciantes locais, moradores e feirantes, visita ao lixão da cidade, oficina com costureiras locais para fabricação de sacolas permanentes (ecobags), blitz de conscientização nos semáforos como também entrega do projeto ao prefeito do município e secretaria de meio ambiente .

RELEVÂNCIA DO PROJETO/PESQUISA:

O termo sustentabilidade está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Propor uma conscientização ambiental na escola e na sociedade é de suma importância para sua efetivação. As ações do projeto vêm orientar para reduzir o consumo exagerado de sacolas plásticas no municio de Aurora – Ce através da utilização de sacolas permanentes, com isso diminuir os impactos causados como: contaminação do lençol freático, diminuição de sacolas nos lixões, entupimento de bueiros e córregos, visando também servir de orientação para elaboração de politicas de proteção ambiental no município.

CONSIDERAÇÕES FINAIS:

Com a efetivação do projeto e a adoção das ecobags os benefícios alcançados foram inúmeros. Para os comerciantes podemos citar a contribuição com a preservação do meio ambiente, economia nas compras de sacolas plásticas, aumentando sua lucratividade, divulgação da sua marca comercial. Para os consumidores os benefícios foram contribuição com a preservação do meio ambiente, garantia de vida saudável presente e futura, preservação da biodiversidade, diminuição da produção de resíduos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CAVALCANTI, P.; CHAGAS, C. História da embalagem no Brasil. São Paulo: Grifos Projetos Históricos e Editoriais, 2006.
CUEVA, A. G. A. Sacolas Plásticas VS Sacolas de Pano: Um estudo comparativo sobre o uso e a aceitação destes produtos por parte do consumidor. 2008. 62p. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) – Escola de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
FABRO, A.T.; LINDEMANN, C.; VIEIRA, S. C. Utilização de sacolas plásticas em supermercados, Ciências do Ambiente On-Line, v.3, n.1, 15-23p, 2007.

VI. Palavras – chaves: ecobags, meio ambiente e impacto ambiental.
E- mail para contato: cicero_bt@hotmail.com


DA SALA DE REDAÇÃO DO BLOG DA ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA- POSTAGEM - ADMINISTRADOR DO BLOG LUIZ DOMINGOS DE LUNA. TEL DA ESCOLA (88) 3543.39.03. EMAIL: monsenhorvicente@escola.ce.gov.br

Nenhum comentário: