segunda-feira, 12 de março de 2012

Aos 85 Anos da Escola Monsenhor Vicente Bezerra - O Monsenhor pelo olhar de um eterno aluno


Por: Wagner Layb Luna Oliveira.


                          “O monsenhor tem sua história, tem seus valores e suas glórias...”

História, valores e glórias... Virtudes que resumem a imagem representativa que a escola Monsenhor Vicente Bezerra transparece para a cidade de Aurora, para os aurorenses e para a região do Cariri.
Fundada em 1927, é o mais antigo estabelecimento de ensino da cidade de Aurora-CE. Foi inclusive a primeira escola de educação pública da região do Cariri cearense. Nasceu da necessidade geográfica e sócio-econômica da época. Com o intuito de oferecer assistência educacional a nova era desenvolvimentista da cidade de Aurora e região, que por sua vez recebera em 1920 o investimento ferroviário, que ligava a cidade à capital alencarina, fora implantada com audácia e ousadia, e recebera como primeiro nome a denominação: Escolas Reunidas da Vila Aurora.

“Nasceu um homem, forte e prudente, por isso agora tem essa escola...”
Foi em 1944 que José Leite Gonçalves juntamente com Romão Barreto Sabiá, doaram um terreno no Bairro Araçá ao Governo do Estado do Ceará, com o intuito de ser levantado o futuro prédio da escola. Em 1956 foi assinado o termo do Governador, oficializando assim o novo endereço e a nova titulação da escola, que passara de Escolas Reunidas a Grupo Escolar. Na ocasião, foi homenageado o pároco local de Aurora, Monsenhor Vicente Bezerra, tendo o mesmo o título de patrono da escola, que a partir de então veio a se chamar Grupo Escolar Monsenhor Vicente Bezerra.
Depois de alguns anos, mais especificadamente no ano de 1975 passou de Grupo Escolar para Escola de 1º Grau Monsenhor Vicente Bezerra. Posteriormente, no ano de 1996 a escola sofreu mais uma mudança em sua titulação, passando a ser Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra.

“A nossa escola é pra valer, oh estudante vem conhecer...”
Uma escola que faz valer os seus valores, que não se contenta em incubar-se perante o social, o cultural, o educacional. A escola Monsenhor Vicente Bezerra é conhecida pelos seus projetos importantes e audaciosos, que envolvem não só a classe estudantil da mesma, mas sim a sociedade como um todo, preocupando-se com a comunidade, fazendo o papel real de escola séria. Devemos conhecer os projetos realizados e apoiados pela Escola, devemos relembrar e registrar projetos voltados para a comunidade, como a Quadrilha Arraiá do Bezerrão, a Semana Cultural, o projeto Festa na Roça, e mais recentemente a I SEMA – Semana de Educação Musical de Aurora, que inclusive, idealizada e organizada por um ex-aluno, junto com a Escola. Devemos lembrar e registrar projetos internos, voltados para a classe estudantil, como por exemplo: o Soletrando, o Xadrez, o Oscar de Aprendizagem, a Rádio, o Grêmio Estudantil, entre outros.

“O seu valor lá fora expande, vem minha gente nela aprender!”
            A Escola Monsenhor Vicente Bezerra tem um grande compromisso em preparar seus alunos para enfrentar não só os testes probatórios de eficiência do saber, mas também de prepará-los para os testes da vida, é uma escola que forma acima de tudo cidadãos.  O esforço desenvolvido pelo núcleo gestor, assim como pelos professores, tem gerado bons resultados. Faz uma colheita anual dos frutos que são diariamente plantados. A média de alunos contemplados em exames de universidades públicas e privadas é muito satisfatória. Somente em 2012, entraram para a lista de universitários 15 estudantes, para as mais diversas áreas profissionais. Isso mostra claramente a intenção da escola em expandir e externar os seus valores, logo o que se pode observar com tudo isso é que aqui vale à pena aprender.
“Aqui estamos para aprender, com um futuro para vencer...”
            Desde o começo os alunos da escola Monsenhor são preparados para serem vencedores, vencedores do futuro, do desconhecido, dos desafios diários, vencer a si mesmo. Mas sem deixar de lado a base sólida da humildade, a humildade em reconhecer que sempre pode ser melhor, que sempre pode aprender mais e mais, e que essa necessidade nunca se esgota.
“É simples bela, a nossa escola, e dentro dela vamos crescer...”
            Apesar de simples e pequena, a escola oferece todo um suporte favorável ao desenvolvimento intelectual de qualidade para os seus alunos. Atualmente conta com academia de ginástica, laboratório de informática, laboratório de química e biologia, além de um corpo docente respeitado, fazendo assim com que seja possível dar suporte para o aluno crescer cada vez mais.
“E os teus anos são bem vividos, aqui estamos bem envolvidos...”
            Há mais de 80 anos fazendo a educação da cidade de Aurora funcionar, 85 anos bem vividos! Envolvidos e envolvendo toda sociedade aurorense e a região do Cariri a um verdadeiro ápice educacional realizado com responsabilidade e decência. Envolve a cada pessoa que passa por ela, e se torna inesquecível na lembrança.
“E esta escola de qualidade é esperança e realidade...”
            Por aqui a preservação pela qualidade, por valores culturais, pelo saber, é visível, é sensitivo a cada inspirar e respirar. O fato de sobreviver fortemente a quase um século nos dá a esperança de ver essa história ir cada vez mais além. A E.E.F.M. Monsenhor Vicente Bezerra é uma realidade! Uma realidade bonita de se ver e de se contar. É uma realidade para ser vivida, no mínimo, por mais 85 anos pela frente.
“Oh grande mestra, agradecemos as suas lutas e seus prazeres.”
            Parabéns E.E.F.M. Monsenhor Vicente Bezerra! Pelo 85 anos de luta, resistência, vitórias, orgulho, e serviço prestado! Orgulho-me de ter feito parte dessa história, e dessa história ter feito parte de mim. Senti-me na obrigação de externar toda minha gratidão a escola mais humanizada pela qual passei, onde me senti em casa todas as manhãs, onde sempre fui muito bem recebido. Escola pela qual iniciei e terminei um dos ciclos mais importantes da vida. A todos os professores que tive, professores amigos e leais, devoto minha gratidão, por servirem de escada para o meu crescimento. Aos funcionários e ao núcleo gestor, quero dizer que todos fazem parte da minha história, não só da minha, mas de muitos cidadãos. A escola Monsenhor Vicente Bezerra pra mim é um estado de espírito, local abençoado, vitrine dos saberes, da valorização do ser humano e do fazer cultural. O tempo me fez ser ex-aluno, mas o sentimento me faz continuar a ser sempre um eterno aluno dessa Escola!
Parabéns pelos 85 anos! E obrigado a todos, por tudo!        

Fontes de pesquisa:
Professora Elizete Alves Albuquerque – Hino do Monsenhor
Luiz Domingos de Luna – Escola Monsenhor Vicente Bezerra: A Nossa História - http://blogdaescolamonsenhorvicentebezerra.blogspot.com/2012/01/escola-monsenhor-vicente-bezerra-nossa.html
Luiz Domingos de Luna – Raiz da Educação Pública do Cariri Cearense – Monsenhor Vicente Bezerra – 85 Anos - http://livrodigitalartigosdeluizdomingos.blogspot.com/2012/01/raiz-da-educacao-publica-no-cariri.html

14 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar o nóvel intelectual de Aurora, acadêmico de Música profissional, Criador da SEMA, incentivador da cultura musical em Aurora e filho ilustre de Escola Monsenhor Vicente Bezerra- Waner Layb - seu valioso depoimento, na forma de um majestoso artigo, na lembrança do Aniversário de nossa Escola, 85 anos no próximo dia 15 de março é com certeza um bálsamo para todos nós que fazemos a educação na terra do Menino Deus.
Creio que o educador seja um eterno semeador, veja que maravilha para a história desta casa de educão, pois ao 85 anos, uma ligação intensa com o mundo on line via blog, um filho ilutre a discorrer a alma da escola.
Há todo um manancial de serviço prestado a sociedade caririense, bem como o retorno, ao ilustre administrador deste Blog Dr. João Tavares Calixto Junior que na sua luta diária encontra tempo para também semear a luz com belissimos artigos. E um jovem idealista como você a fazer uma radiografia de nosso dia a dia ao repasse para os olhos atentos e sedentos do mundo virtual - Net.
Praza Deus que outros filhos ilustres da Escola, a união interativa para a humanização de uma vida dedicada ao zelo do espaço socia, cultural e educacional no sul do cariri cearense - Aurora!!!

Anônimo disse...

Quando a escola que fez de mim o serviço de servi-la pude ver o quanto é imperativo viver solvendo o ar da educação que vem ao som da brisa da que vai, pois foi neste momento que vi os 85 anos da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, na placa dos Herois e ao lado o filho ilustre da escola wagner Layb, na harpa do coro celestial cantando louvores a musa da educação no cariri Escola Monsenhor Vicente Bezerra que tem a frente da adiministração do seu blog o doutor em biologia Dr. João Tavares Calixto Junior, a colocar na tela do mundo da internet a fabricação do mel que pode ser dividido o todo em partes e parte do todo em toda parte,é assim que consigu definir o meu sonho real na ficção da minha imaginação e progresão de uma ficção real em sonhos de ilusão.que hoje se trasforma em realidade na apologia poetica,artistica e literaria do eterno aluno da Escola-W.L
Vicente Luna Alencar
Coordenador Escolar

Anônimo disse...

Neste tempo forte da quaresma em que a penitencia e sacrificio são os caminhos mais faceis de chegara salvação, pois são 40 dias de ligação de entre nós seres humanos imperfeitos e a perfeição, é que vejo na minhas orações a peleja do Padre Vicente Bezerra, a montar em epócas remotas o maior emporio da educação publica do cariri,na epóca, Escola modelo da rede publica estadual de ensino, luz para o mundo e escada da vida para os que buscam a vida do sacerdocio.ao som deste lindo artigo mais me defino em busca dos caminhos do eleitos.
Ronaldo Braz Santos
acolito

Anônimo disse...

A Escola tem imprimido a longa da sua existência a máxima que diz: " Quem não nasce para servir não serve para viver.
85 anos caminhando, sonhando e permintindo realizar utopias em realidades.
O que dizer de uma senhora que chega aos 85 anos revigorada pelo calor da juventude que abriga em seio a não parabéns. parabéns...

Vicente Luna de Alencar

Anônimo disse...

As Horas pasam e eu Fico Muinto Feliz em Ver a Escola que Tanto Amo Completando Seus 85 anos para mim e uma alegria Imensa Estudar Nesta Escola que Tanto amo.Parabèns Minha Querida Escola.
Ronaldo Braz Santos
1º ano A Ensino Medio Manhã

Anônimo disse...

Sempre leio o blog de minha querida Escola Monsenhor Vicente Bezerra, o material postado é muito bom, creio em breve, ter um espaço somente para nós alunos da escola, não vejo a hora de ter também o meu espaço, principalmente agora que a mesma faz 85 anos educando a todos nós.
Stefanny Oliveira Batista
2º B - ensino Medio - Turno Tarde
E.E.F.M Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Leio diariamente o blog da Escola, e gosto muito. Parabéns minha querida mestra 85 anos educando a todos nos seus filhos { Alunos)
Mirvaty Pio Correa
2º B - Ensino Médio Turno Tarde
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

É uma ferramenta a mais para nós que almejamos viver o mundo on line com a visão de futuro à cidadania, parabéns Monsenhor pelos seus 85 anos educando a cidade de Aurora.
Leiluana
2º ano B - Ensino Médio Turno Tarde
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Fico sempre muito feliz quando acordo e leio os brilhantes artigos postados no blog de minha veneranda escola Monsenhor Vicente Bezerra, hoje principalmente, o sol nasceu de forma especial, pois as oitenta e cinco velinhas foram acesas para comemorar a casa de Educação que ensinou Aurora a ler.
Fernanda Tavares
2º B turno Ensino Médio Turno Tarde
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Um raio fúlgido de esperança brilhou na aurora de meu coração, pois a dúvida virou certeza, a amizade o amor que dedico a esta escola que hoje faz 85 anos de parabéns estamos todos nós que tivemos a felicidade de ser educados por esta venerável mestra da educação em Aurora
Luanna Graciele
Professora
Ecola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Esta escola é mais do que uma Escola para mim, pois é minha segunda casa, parabéns 85 anos, você realmente merece
Paulo Sergio
2º ano B ensino Médio Turno Tarde
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Adoro o blog de Minha Escola - Parabéns Monsenhor -85 anos
Viviane Alves 3º ano Ensino Médio
turno noturno
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Emerson Monteiro disse...

Domingos,

Admiro o gosto que nutre pela sua Escola. De certeza isto alimenta o crescimento de todos, professores e alunos.

Paz e Saúde!

João Tavares Calixto Júnior disse...

Parabéns Wagner por valorizar a Escola. O mundo precisa de gente que valorize o que realmente é importante. Continue nesta estrada. Parabéns jovem talento!