quarta-feira, 6 de junho de 2012

ÉTICA EVAPORADA

                                       Charles Leite Bezerra*


O ser humano ostenta em sua essência o ato de produzir, pois, o homem é o único animal capaz de criar e desenvolver atividades de forma politicamente organizada, estando apto a suprir necessidades físicas, biológicas e psicológicas.

A criação humana no escopo de saciar suas indigências vai muito além do aspecto puramente material, abrange de modo conciso o universo da imaterialidade, exteriorizado através dos símbolos, valores, idéias e linguagem, dando origem ao fenômeno antropológico denominado cultura.

Nesse sentido, a cultura torna-se o instrumento pelo qual todas as comunidades explanam suas peculiaridades e características, criando, por conseguinte traços culturais identificadores de um determinado grupo étnico.

O poder legislativo no exercício de suas atribuições legais, convicto do valor expressivo deste fenômeno para toda a população, institui na sublime Constituição da República Federativa que, o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais, apoiará e incentivará a valorização e a difusão das manifestações culturais.

No entanto, apesar do belo texto constitucional ainda não temos a nível nacional um projeto de desenvolvimento e sustentabilidade cultural.

A cultura popular amarga um incomensurável declínio, basta ver o enfraquecimento gradativo do cordel, reisado, grupos de penitentes, festas juninas, bandas cabaçais, forró pé de serra, cantadores de viola e outras manifestações formadas ao longo do tempo.

Infelizmente, essas riquezas culturais não estão resistindo aos efeitos do dinamismo global, diplomado a aniquilar toda a película revestidora do costume e da tradição.

Cumpre lembrar que, os entes públicos são adjudicados no dever de atuar não apenas no fortalecimento da cultura popular, mas, sobretudo, no impulsionamento da cognominada cultura erudita, a qual se patenteia por meio de práticas artísticas, tais como: pintura, dança cinema, literatura, música, poesia, etc.

Há múltiplos séculos a humanidade evidencia o alarmante grau de decomposição social, moral, ético e intelectual. Em meio a esta degeneração caótica e aterrorizadora, desponta a cultura na configuração de um mecanismo suscetível à desobstrução da ignorância, e de todas as     grades encarceradoras da maturação mental.

Sobrevindo tal desobstrução, naturalmente será despertado o plano de consciência cogente ao extermínio das mazelas responsáveis pela hodierna deterioração educacional.

Considerando o exorbitante nível de desinformação impregnado no seio da coletividade, parece não haver interesse algum por parte da máquina estatal em germinar uma sociedade culta e conhecedora dos seus direitos.

Ora, é obvio, pois qualquer indivíduo dotado de racionalidade entenderá que para os governantes é bem mais cômodo e fácil ludibriar uma nação rude, alienada, analfabeta e desprovida de qualquer senso crítico.

Nessa ótica, a ignorância é o sustentáculo do domínio exercido Pela elite política maliciosa, inescrupulosa, sádica e disseminadora da contrafação que paira em nosso meio social.

O cenário político  revela a existência do repúdio ao princípio da indisponibilidade pública, princípio basilar a leal efetivação do exercício administrativo de toda e qualquer gestão pública. O interesse público fora expurgado das esferas Federal, Estadual e Municipal, predominando o privado, onde prevalecem os acordos, os estratagemas, e o conluio fraudulento em face do erário público.

O Congresso Nacional, cúpula do poder legiferante, baila num festival de denúncias e escândalos, ecoando descrédito e impunidade. A integridade dos parlamentares facilmente sucumbe perante os encantos e propostas da linda e atraente capital federal. 

Sociedade, levanta-te, mostra tua fisionomia, alardeia a bandeira da dignidade, ergue o teu grito em prol do pudor e da moral, repila estes homens que se dizem políticos, mas que na verdade salvo raras exceções não passam de abutres, sangue sugas do poder, filhos da mentira e da corrupção, amantes do caos e da promiscuidade, corruptos violadores da essência política, qual seja, o bem comum.

Para a exterminação peremptória do vírus hoje instalado nas entranhas da conjuntura política nacional é imperativa a concretização de uma reforma, não apenas neste setor, mas essencialmente no tablado Tributário, Previdenciário, Administrativo e social, pois somente a partir de uma idealização dessa dimensão, poderemos um dia experimentar a justiça e a igualdade social em sua plenitude.

O saudoso jurista Rui Barbosa, quando no gozo de toda sua genialidade e sabedoria afirmava “De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto”. Almejo sinceramente que o Brasil nunca deixe submergir pelo decurso do tempo.

(*) Acadêmico do curso Ciências Jurídicas e Sociais, Direito - Cajazeiras, Paraíba.
(*) Escritor do blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra. Tel (88) 3543-3903 Email monsenhorvbezerra@bol.com.br
    

33 comentários:

Unknown disse...

O Artigo do neo advogado, ainda em formação, pelo curso de Ciências Jurídicas e Sociais de Cajazeiras no vizinho estado da Paraíba Charles Leite Bezerra, na cátedra de um grande humanista e ativista social, busca no manancial de seu vasto conhecimento a ferramenta de integração social – Cultura – para a sala de aula, num compromisso de ver no seio da comunidade escolar todas as variantes deste veiculo condutor da cera responsável pela formação dos agrupamentos humanos.
Não foge o nobre causídico das mazelas que assolam o Brasil como um todo e que, como uma besta fera louca, a invadir as instituições a devorar todo o tecido social, quebrando o já frágil contrato social, numa verdadeira afronta ao Estado democrático de direito, A Corrupção. Porém com a esperança de que o poder legislativos bem como outras instituições responsáveis pelo bom cumprimento da carta magna no País, bem como da manutenção da ordem constituída, a evitar estes abutres que, na investidura de cargos políticos, provocam um verdadeiro vandalismo na Ética, onde o anti valor, passa a ser um valor, um honesto passa a ser um babaca, na prática a lei do Gerson passando por cima do principio da harmonia dos seres em sociedade, do convívio interativo usual, na tentativa de usurpar o público ao capital privado, tentando sucatear o estado em todos as arestas, ainda Bem que o congresso nacional, o poder Executivo e o Poder Judiciário estão atentos, vigilantes e punindo estes construtores da Ética Evaporada com o rigor pleno que exige a lei.

Luiz Domingos de Luna
Administrador do Blog

Anônimo disse...

É sempre para mim, motivo de regozijo, ter como escritor deste Blog de difusão do conhecimento e formação integral do aluno os artigos maravilhosos do novel advogado Charles Leite Bezerra, pois o conteúdo sempre inserido no campo jurisdicional, mas sem o tecnicismo usual na seara deste universo. Pois o Charles usa uma linguagem simples e versátil para, de forma didática, explicar aos alunos a verdadeira situação por que passa o nosso querido Brasil.
Com esta aula de Estudo dos Problemas Brasileiros tem o aluno a oportunidade de compreender melhor os dramas expostos diariamente na mídia brasileira bem como no mundo on line.
Na verdade todo o artigo dispõe sobre cultura é ética no meio social. O Enfoque de Ética evaporada é um grito para a continuação de valores solidificados no espaço social, quando o estado decidiu trilhar pelo caminho da civilidade, ou seja: legalidade, legitimidade, probidade e zelo com o bem comum e o lutar constante pela preservação do Estado Democrático de direito que deve ser o nosso dever diário e repasse da defesa deste direito aos nossos alunos em um vigilância ostensiva, comprometida com o bem estar pleno do Estado Brasileiro.
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa
Escola Monsenhor Vicente Bezeera

Anônimo disse...

Os artigos de Chales Leite Bezerra, escritor deste blog, é a trincheira de conscientização da realidade brasileira, pois com o seu bisturi afiado a demonstrar a parte podre que empobrece a sociedade brasileira e envergonha a todos nós braseiros - O Câncer destes Pais a – A corrupção, mas que já está bem delimitado e em breves dias será extirpado, pois os nossos poderes legalmente constituídos: Executivo, legislativo e judiciário, sabem que vivemos em um país republicano e num regime democrático de direito. E que exemplarmente, já estão na cola destes que estão usando o poder publico para encher os seus bolsos e a sua sede de engrandecimento material na tetas do estado, ainda bem que é uma minoria, e creio que em breve os corruptos serão punidos e punidos exemplarmente. É o que o Brasil Espera!!!
Vicente Luna Alencar
Coordenador Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Confesso que os artigos de Charles Leite Bezerra, colaborador deste blog, têm sido um verdadeiro alerta para o momento em que vivemos, onde a corrupção campeia na esfera do poder publico, porém discordo de que a Ética já foi evaporada de forma definitiva, ou seja, para que serve a condensação senão para transformar este vapor de enxofre podre ao estado liquido habitual. Por outro lado, sei que é muito difícil erradicar os corruptos deste país, mas não acredito que o corrupto seja a regra e o honesto a exceção, pois em sendo assim, nós estaríamos vivendo um verdadeiro caos moral em todos os quadrantes de nosso pais.
O Que não é verdade, pois existem muitos políticos sérios e comprometidos com a ética no Brasil, agora é que estamos vivendo um período de liberdade plena de expressão, principalmente com o advento da internet, que em segundos, repassa informações que antes a opinião publica ficava sem saber o que estava acontecendo, agora, a situação mudou e a sociedade brasileira já não agüenta mais estes oportunistas políticos que investidos passam a salopar a linda ética do Brasil que hoje está evaporada, mas que graças aos pilares da democracia Poder Executivo Legislativo e Judiciário esse período nebuloso será queria Deus uma pagina negra de nossa história – Em futuro breve virada!!! Parabéns Charles leite Bezerra pelo maravilhoso artigo – ÉTICA EVAPORADA
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que são artigos bem redigidos e com uma didática exposta de maneira fluente e eficaz que, graças a Deus ,o nosso laboratório de informática está sempre repleto de alunos fazendo pesquisas e, principalmente, lendo e debatendo os artigos publicados no Blog do Monsenhor isto é e motivo de alegria e felicidades para todo nós.
Amada de Oliveira Leite
Professora do Laboratório de informática
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

É maravivolhoso trabalhar num ambiente em que o alunos estão sempre pesquisando e que temos o blog do Monsenhor que serve de pesquisa não somente para os nossos alunos, mas todos os estudantes que acessam o Blog no nosso pais.
Sampson Tavares
Professor do Laboratário de infomática.

Anônimo disse...

O Blog do Monsenhor já, para mim,se tornou leitura obrigatória – Conhecimento e cidadania tudo junto - todos os dias!!!
Ester Márcia Luna
Professora

Anônimo disse...

É como muita alegria que leio o brilhante artigo: Ética Evaporada do Academico de direito de Ciências juridicas de Cajazeiras na Paraiba, Charles Leite Bezerra, que por sinal é escritor deste blog, pois já, anteriormente, havia lido também o belissimo artigo: Ética Evaporada- de parabéns está o conterraneo!!! aguardo novos artigos!!!
Denisinha Campos
Acadêmica UFCG

Anônimo disse...

Um artigo que envaidece a todos e que com certeza serve de luz para os nossos alunos, principalmente, neste periodo eleitoral.
Auricélio Fernandes
Professor

Anônimo disse...

O Blog do MOnsenhor é minha leitura obrigatoria no mundo virtual, conhecimento, seriedade, compromisso com a verdade e estimulo a cidadania e formação integral do aluno.
Vania Campos
Professora

Anônimo disse...

Mais um brilhante artigo do novo advogado de Aurora Charles Bezerra, em breves dias - parabéns!!!
Vera Lucia
professora

Anônimo disse...

A Neo advogado Charles Leite Bezerra o meu incentivo de vá em frente com certeza serás uma grande advogado e um brilhante hunanizador social - Parabéns!!!
Chagas Figueiredo
Professor

Anônimo disse...

Mais um belísimo artigo da lavra certeira e eficaz de quem sabe e sabe transmitir com propriedade e segurança do que diz, seja no artigo Infância sem traumas, seja em Ética evaporada, uma verdadeira aula sobre o vandalismo, a falta de postura e de ética para com a cordata sociedade brasileira.Valeu Grande Charles Leite Bezerra aguardo outro brilhante artigo seu
Renato de Freitas
1º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

É recompensatório para nós da Escola Monsenhor Vicente Bezerra ter um ensino de qualidade nas aulas presenciais e uma aula tão bem dada sobre a corrupção no Braisl via Blog do Monsenhor com o artigo: Ética Evaporada do Escritor e advogado Charles Leite Bezerra. Valeu professor e grande advogado.
Ronaldo Braz
1º Ano Ensino Médio Turno Manhã

Anônimo disse...

Na verdade o ideal mesmo seria convidar o Escritor do Blog e advogado aurorense Charles Leite Bezerra para tratar as grandes questões nacionais com propriedade, conhceminto de causa e, principalmente uma lingaugem de acesso a todos.
Paulo Sérgio da Silva
2º Ano B truno tarde

Anônimo disse...

uma palestra nesta escola sobre ética evaporada iria esclarecer as razões da evaporação- por isso gostaria muito que o nucleo gestor da escola Convidasse o escritor e advogado Charles Leite Bezerra para um palestra sobre o tema em pauta
Sabrina Santos
2º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Gostaria muito de assistir uma palestra sobre o tema: Ética Evaporada do Advogado Charles Leite Bezerra, assim ficaria a conhecer os problemas brasileiros.
Risângela Saraiva de Alencar
8º Ano B truno Tarde

Anônimo disse...

Gosto muito dos artigos do Escritor Charles Leite Bezerra, que é o nosso professror virtual e vamos conhecendo os problemas do Brasil pela sua objetiva precisa e de forma didática, parabéns!
Fabiana Alves
2º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

O Blog do Monsenhor é a minha vitrine predileta e or artigos do advogado Chales Leite Bezerra a minha bússola para estudar o Brasil de que tanto preciso conhecer.
Mateus Pinto
7º Ano turno Manhã

Anônimo disse...

O Blog do Monsenhor é uma luneta que se vê claro,largo e fundo, principalmente com os artigos do escritor do Blog Charles Leite Bezerra
Rosa Maria de Freitas
2º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

É muito gratificante para nós professores ler um artigo tão bem elaborado e de uma didática tão bem aprimorada, como é o caso do artigo do novel advogado em breves dias, Charles Bezerra, que também para nossa satisfação é escritor do blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra que com o artigo Ética Evaporada retrata com propriedade as mazelas que assolam o nosso país. Recomento Leitura a todos. Com certeza todos vocês irão gostar muito.
Cicero Barbosa
Professor

Anônimo disse...

Gostaria de dizer que acesso diariamente o Blog do Monsenhor que já faz parte também dos grupos do facebook a que todos nós de Aurora temos como leitura obrigatória, creio ser este blog a Vitrine de Aurora no mundo on line e também nas redes sociais, pois já são lidos e conhecidos os maravilhosos artigos do advogado em formação Chales Leite Bezerra, assim recomendo leitura no facebook nos grupos: Aurorenses, Sou aurorense e Ingazeiras oco do mundo bem como outros que divulgam a terra do menino Deus e o blog da Escola pioneira na rede publica estadual de ensino na região do Cariri cearerense-Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Wilam Lucena
2º Ano B Turno Tarte

João Tavares Calixto Júnior disse...

Aqui vão os meus cumprimentos e congratulações ao Charles, estudante de Direito, pelo brilhante trabalho, oportuníssimo neste momento. Começou já a sociedade a respirar todo o ar fedorento expelido pela cloaca virulenta da politicalha local. A ética foi evaporada sim!!! A malandragem foi sublimada e os ímprobos ganham a cada dia mais vez e voz num espaço que deveria ser lugar cativo dos bem intencionados. Que os reflexos oriundos do despreparo de políticos arcaicos que insistem no bate boca descompensado, na saraivada de projéteis verbais sem mira aos adversários, assim como no jogo sujo da política elaborado na ausência da cartilha da ética, não ultrapassem os muros da escola, e mesmo que, assim sendo, sejam amortecidos pelo espectro da ombridade, da lisura, da dignidade e da justiça, sempre amparados pelo pilar principal, erguido com os tijolos da educação, elucidadora, desmistificadora e verdadeiramente benevolente...
Parabéns!!!

Livro Digital de Luiz Domingos de Luna disse...

Gostaria de parabenizar o Comentário do também administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra - Dr. João Tavares Calixto Júnior que, mesmo tendo que cuidar da vigilância sanitária pública na região do cariri cearense e das inúmeras atividades que exerce, principalmente, na docência das universidades, encontra tempo para postar maravilhosos artigos no Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, vitrine hoje, do que há de melhor na produção textual e intelectual na cidade de Aurora no estado do Ceará.
O Blog do Monsenhor hoje vem de público parabenizar o Jovem escritor do Blog Monsenhor Vicente Bezerra Acadêmico de direito na Paraiba- Cajazeiras, Charles Leite Bezerra, que residindo em Aurora, conseguiu de forma pioneira passar no concurso da Ordem dos Advogados do Brasil OAB - Juazeiro do Norte - Ceará{ 1º Fase} quando muitos bacharéis tentam, inúmeras vezes e não conseguem o advogado ainda em formação, já conseguiu, de forma brilhante ultrapassar esta primeira fase.
Issso mostra o compromisso de uma equipe séria, sem espalhafato, sem endeusamanto, sem a necessidade de preencher o ego balofo de ninguém, vamos comprindo a nossa função de Educar a sociedade aurorense, com daterminação, desenvoltura, humildade e, acima de tudo com a garra de dar a liberdade aos estudantes de: ver claro, ver largo e ver fundo.

Anônimo disse...

Ler o blog do Monsehor e ter um suporte a mais para a formação do conhecimento
José Vitor
9º ano B Turno tarde

Anônimo disse...

Sempre acesso o blog do Monsenhor para ativar os meus conhecimentos sobre a escola e, principalmente, minha querida cidade de Aurora
Breno de Oliveira
9º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Ler o blog Monsdehor é ter a escola dentro de minha casa
Jussara Pereira
6º ano B turno tarde

Anônimo disse...

Quem lê o blog do Monsenhor é uma pessoa que pensa em ser alguém na vida
Thalia Ferreira
6º B turno tarde

Anônimo disse...

O Blog do Monsenhor é meu livro de cabeceira
Cassio Herbet
9º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Sempre que posso leio o blog do monsenhor, pois adoro os artigos publicados
Francisco Danúbio
6º ano B tuno tarde

Anônimo disse...

Ler o blog do Monsennhor é ter a certeza de encontrar material de ótima qualidade
Leandro Pinheiro
9º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Cara comunidade aurorense este ano estamos celebrando o jubileu de ouro do nosso grande e eterno Luiz Gonzaga para isto este ano é para nos um ano cheio de glorias Esplendidas no nosso corpo é bom para nós esta relembrando as grandes canções deste homem para que não sabe Ainda Luis Gonzaga ja esteve na cidade de aurora-ce por duas vezes é bom que nós não esqueçamos o tanto que este homem fez pela nossa patria amada brasil termino com esta frase.viva o gonzagão.
ronaldo braz
1° ANO A ENSINO MEDIO MANHÃ

Anônimo disse...

Sempre acesso o blog do Monsenhor e encontro material que ajuda na formação dos meus conhecimentos
Ana Vitória Maciel Campos
6º Ano B Turno Tarde