quarta-feira, 13 de junho de 2012

TERCEIRA HEROINA DO MONSENHOR - MARIA TAVARES LEITE GONÇAVES-


                                  Luiz Domingos de Luna (*)


Quando o odor do divino toca o manto do sagrado na construção da massa humana, a flecha do Raio de luz oscila na abóbada do oceano existencial e imanta a probabilidade entre destino ou não, numa escala que ao logo do tempo tem servido de base ou alimento intelectual para os filósofos.
Na Pia batismal da igreja do Sr Menino Deus, pelas mãos sagradas do Padre Francisco Luna Tavares, ingressa na apostólica Romana que teve como primeiro papa São Pedro.

A garotinha sempre a acompanhar seus familiares as solenidades religiosas, numa entrega total de fé, que, com muito jubilo, faz a primeira comunhão com o PE. Luna.

Nascida em Aurora, em festividade alusiva a tal fim, recebe a insígnia sagrada do Apostolado da Oração no cumprimento de fé professada a Santa Igreja de Roma.

Já nascia, como uma chama ardente, no coraçãozinho da menina moça, Maria Tavares Leite Gonçalves, o dom missionário, a ser uma das Heroínas da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

Das primeiras letras ao 2º ano do ensino médio estuda na escola pertencente à paróquia do Senhor Menino Deus na cidade de Aurora no Ceará. Conclui o terceiro ano do ensino médio no Colégio Santa Tereza na linda cidade de Crato, sede de nossa Diocese.

No ano de 1970, na galeria dos formandos, na sede da Universidade Regional do Cariri –URCA, - Crato-Ce, recebe garbosa, com muita simplicidade e humildade o diploma de graduação no magistério.

No passo firme e determinado, vai à missionária da Educação, sempre com o espírito de humanizadora social, educadora por excelência, ao maior Centro de Educação do Ceará, Fortaleza, e lá recebe o certificado do curso de Administração Escolar outorgado pela Universidade Federal do Ceará – UFC.
Fomentadora da cultura, arte e educação retorna a sede de nossa diocese e, com brilhantismo se faz presente aos eleitos ao receber o certificado de Pós Graduação, - Arte e Educação, curso ministrado pela renomada Universidade da Região do Cariri - URCA.

A Missionária da Educação, seguindo sempre as pegadas do mestre é convidada a restaurar o primeiro educandário da educação pública da Rede Oficial de Ensino no Cariri Cearense. Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Fundação: {15 de março, 1927}.

Na manhã do dia 15 de março de 1979, a águia da Educação de Aurora – Maria Tavares Leite Gonçalves- rascunha na sua mente majestosa o processo de restauração da Escola Monsenhor Vicente Bezerra; A Saber:
Grandeza Material
a) Restauração da estrutura física com suplementos, salas de aula, banheiros modernos e pátio recreativo a altura da aspiração do povo de Aurora. Conseguiu a primeira linha telefônica da escola, precursora assim, do processo de globalização que viria décadas após, com a Rede Mundial de Computadores.
Grandeza Educacional e Intelectual
a) Criação motriz do Grêmio Estudantil
b) Ampliação e Qualificação, Biblioteca da Escola.
c) Implantação completa do Ensino Fundamental Maior com professores habilitados as disciplinas específicas.
d) Implantação completa do Ensino Médio – Curso Científico- com professores habilitados as disciplinas específicas.

Por tudo isto e muito mais é que, a cidade de Aurora, grata é a 3º heroína do Monsenhor – Maria Tavares Leite Gonçalves, que num gesto de total desprendimento, convida o professor Luiz Domingos de Luna, recém graduado pelo Centro de Formação de Professores – Cajazeiras - PB para lecionar pela primeira vez no educandário as disciplinas de Física, Química e Biologia.

A História da Educação de Aurora se faz com  garra, determinação, visão de futuro, penitência, sofrimento, e, principalmente,  saber construir na dor do momento  o amor  pleno para a libertação das novas gerações a luz da Graça de Deus. Assim, pela grandeza dos fatos, com a força do destino, ou sem a força deste, fica Maria Tavares Leite Gonçalves entronizada na história da Educação de Aurora com a 3º Heroína da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.

(*) Professor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88) 3543.39.03. Email: monsenhorvbezerra@bol.com.br



41 comentários:

Anônimo disse...

Quanta felicidade sinto, ao ler o brilhante artigo intitulado: A Terceira Heroína do Monsenhor - Maria Tavares Leite Gonçalves, que, sem desmerecer o méritos das que me antecederam na direção administrativa, posso dizer que, as duas administrações desta mestra da educação em Aurora , foram por assim dizer ,duas colunas de aço na estruturação da educação da Escola Monsenhor Vicente Bezerra. Pois a administração de Maria Aldir ou Maral com é carinhosamente conhecida, foi sempre pautada em corpo e alma. Explico Melhor: na luta diária pela preservação da escola, no zelo continuo pelo espaço físico, ao preenchimento do vácuo educacional histórico, pois da fundação da escola até a administração de Maria Tavares Leite, esta primeira casa de ensino da rede publica estadual na região do cariri cearense, possuía tão somente, o primeiro grau menor e que sem sombra de dúvidas, foi majestosa a sua atitude de, quase que imediata, implantação do primeiro grau maior e em sequência o curso científico. Abrindo assim, as portas para outras modalidades de ensino que muito enriqueceu o currículo pedagógico, bem como a diversidade de projetos educacionais de valia maior foi para o povo da terra do Menino Deus. A Escola Monsenhor Vicente Bezerra sempre ser-lhe-á eternamente grata.
Com gratidão,
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

A Administração de Maria Aldir serviu de impulso primeiro, seja como diretor administrativo que fui, a Coordenador Escolar que sou atualmente, pois a sua luta pela qualificação da educação de Aurora sempre extrapolou os muros da Escola, pois a alma de Maral conduz no seu cerne uma inquietação de servir bem e servir com qualidade, sempre primou pela qualificação do simples ou desprezível detalhe, ao conjunto completo da obra. Diria que, em se tratando de Educação, a Professora Maria Tavares Leite Gonçalves é uma perfeccionista plena, pois nunca se contentou com o mais ou menos, depois a gente da um jeito, ou coisa assim, para ela a educação tem ser de qualidade todo o dia e o dia todo, na verdade, Mara Aldir é uma apóstola integral a serviço da educação, seja como diretora, professora, amiga conselheira, sempre a educação de Aurora terá um ombro amigo para nas horas difíceis encontrar a solução, ou a melhor escolha de solução – Maria Tavares Leite Gonçalves
Vicente Luna Alencar
Ex- Diretor e Atual Coordenador Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Sou feliz em trabalhar numa casa de Educação composta de pessoas maravilhosas e que, no seu nascedouro, teve verdadeiras heroínas, pois nas adversidades, nos obstáculos, e principalmente, nas carências inerentes a época construíram ao modelo de Maria Tavares Leite Gonçalves o fabrico do mel que hoje provamos, gastamos e passamos para os nossos alunos, numa prova viva de que a sua fórmula permanece viva no seio da comunidade escolar como um todo. E que o grêmio estudantil criado por esta grande educadora de Aurora porta no seu estandarte o nome de sua criadora – Maria Tavares Leite Gonçalves uma marca de educação de Qualidade na terra do Menino Deus. Parabéns!!!
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

É reconfortante trabalhar na Biblioteca da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, que rica e diversificada, toda estruturada para uma educação de qualidade para todos, teve nas mãos de Maria Tavares Leite Gonçalves a estruturação de que tanto agradecemos por esta atitude forte e determinada que fez de todos nós esta corrente de luz para a educação de Aurora. E o velho e amigo livro o nosso aliado para um futuro promissor para os nossos alunos e para nós mesmos.
Ester Márcia Luna
Professora
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

É uma grande alegria cuidar do Legado educacional deixado por Maria Tavares Leite Gonçalves a querida Biblioteca do Monsenhor que hoje é com certeza o farol norteador para o presente e as gerações vindouras. Uma Luz sempre acesa para os estudantes de Aurora.
Vânia Campos
Professora
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Se hoje temos um laboratório de informatica bem aparelhado e com uma estrutura para atender a todo o nosso alunado, em vista ao processo de globalização, graças damos A Maria Tavares Leite Gonçalves pelo zelo e bom gosto com a leitura, ja'conseguido com a nossa biblioteca totalmente aparelhada para servir e servir bem a comunidade estudantil.
Amanda de Oliveira Leite
Professora do Laboratório de Infromática

Anônimo disse...

O Laboratio de informática, assim como a Biblioteca da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, organizada pela mestra maior da Educação em Aurora, Maria Tavares Leite Gonçalves, são amostras de ferramentas de importância impar na relação ensino aprendizagem na Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Sampson Tavares
Professor do Laboratório de infromática

Anônimo disse...

Ler o blog da escola Monsenhor Vicente Bezerra é participar de uma história linda de grandes heroinas como é o caso de Maria Tavares Leite Gonçalves
Leydiane Rodrigues
1º Ano C Turno notruno

Anônimo disse...

Parabenizo a ação determinada de nossa heroina do Monsenhor, Maria Tavares Leite pelo maravilhoso trabalho prestado a nossa escola
Eliane Rodrigues
1º Ano C Turno Noturno

Anônimo disse...

Ler o blog do Monsenhor é se fazer presente numa historia que dar luz e cor a todos nós- Parabéns Prof. Maria Tavares Leite pelo magnífico trabalho prestado a esta escola que cresce com a força de nós todos.
Ãngela Vieira
1º Ano C Turno NOtruno

Anônimo disse...

Leio sempre o blog do Monsenhor e agora fiquei maravilhado com o artigo: a terceira Heroina do Monsenhor- Maria Tavares Leite, faço parte também desta linda história!
Felipe das Chagas
1º Ano C turno Notruno

Anônimo disse...

Todo os dias leio o blog do Monsenhor e sei que o material publicado e de ótima qualidade. O Artigo:A terceira Heroina do Monsenhor- Maria Tavares Leite Gonçalves é simplesmente lindo!!!
Cicera Ivoneide Rodrigues da Silva
1º C tuno Noturno

Anônimo disse...

Quem Lê diarimante o blog do Monsenhor com certeza é alguém que busca um futuro promissor, e o artigo: A Terceira Heroina do Monsennhor- Maria Tavares Leite Gonçalves está demais, lindo é pouco!
Maria de Lurdes
1º Ano C truno Notruno

Anônimo disse...

Eu sempre ao acordar, a primeira coisa que faço é ler o meu livro virtual, o Blog do Monsenhor que fica sempre lindo com belíssimos artigos como A terceira heroina do Monsenhor Maria Tavares Leite Gonçalves - Parabéns
Janaina Viturino
1º Ano C Turno Notruno

Anônimo disse...

Quem lê o blog do monsenhor, com certeza está construindo uma luz bem luminosa para seu futuro, pois a nossa história e rica e diversificada
Dilza Alves
1º ano C Turno Notruno

Anônimo disse...

Recoemendo as minhas colegas leitura do Blog do Monsenhor, com certeza vocês vão gostar.
Joana DÀrc
1º ano C turno notruno

Anônimo disse...

Ler o artigo a terceira heroina do monsenhor é ter a certeza de saber o quanto é gratificante ser uma grande educadora -, Parabéns
Aurilene Silva
Professora

Anônimo disse...

O Artigo A terceira heroina do Monsenhor - Maria Tavares Leite Gonçalves é uma pequena amostra de nossa majestosa história que engrandece o municipio de Aurora.
Cassinao Everto Durate
2º Ano C Turno noturno

Anônimo disse...

A nossa história passada a limpo á luz de suas heroinas - Parabéns Maria Tavares Leite Gonçalves
Anderson Alves de Souza
2º C Turno notruno

Anônimo disse...

Quem lê o blog do Monsenhor está a busca da luz do Conhecimento
Francisco Davi
2º ano C Turno Notruno

Anônimo disse...

O Trabalho da professora Maria Tavares Leite Gonçalves permanecerá para sempre na escola Monsenhor Vicente Bezerra
Olivia Leite Luna
Professora

Anônimo disse...

Salve!!! Salve!!! poder comentar um artigo da Baluarte da Educação no Município de Aurora, a já conhecida por todos, Maria Tavares Leite Gonçalves, carinhosamente chamada de Maria Aldir, que desde a sua infância se preparava para a tarefa árdua de ser uma missionária da educação na terra do Menino Deus, para isto foi o seu caminho permeado de lutas, e lutas constantes, como diz o apóstolo Paulo combateu o bom combate, Aurora, Crato e Fortaleza fazia parte de sua rotina para aquisição dos conhecimentos e para postar o facho de luz para os seus conterrâneos, principalmente, os mais carentes. Plenamente habilitada e pós graduada, a mestra maior, sem tempo a perder implanta na Escola primeira da rede pública no cariri cearense – Monsenhor Vicente Bezerra o Ensino Fundamental Maior e o Curso Científico neste cenóbio celeiro de vocações, tungados pela falta da sequencia aos degraus do conhecimento. Urge assim, na cidade de Aurora a possibilidade do Estudante da escola publica alçar voo ao ensino médio, possibilidade inexistente a ntes do trabalho proficuo da missionária da Educação em Aurora- Maria Tavares Leite Gonçalves.

A Mestra, a minha eterna gratidão
Raimundo Leite Leal
Professor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

É Praticamente impossível descrever a historia da Educação da cidade de Aurora sem ter por base a iluminadora, educadora, humanizadora e ativista cultural – Maria Tavares Leite Gonçalves, pois, sem um norte o navio no mar perde a direção, e creio poder dizer, que sem o timão sobre as mãos firmes e determinada da professora Maria Aldir, tudo seria diferente, onde esta diferença seria somada ao acaso e as vendavais dos tempos e jamais se chegaria a calmaria e a difusão de uma educação qualificada como a nossa nos dias atuais – Parabéns grande mestra você merece!!!
Cicero Barbosa
Professor

Anônimo disse...

Grande foi o contributo de Maria Tavares Leite ( Maria Aldir ) para o crescimento material, educaional e intelectual da Escola Monsenhor Vicente Bezerra - Parabéns!!! grande Mestra!!!
Vera Lúcia
Professora

Anônimo disse...

Reconhecer o trabalho dos educadores é dever nosso, é nossa obrigação não esquecer nunca para coenhecer a formação e a solidez de nossas raizes educacionais- Parabéns grande educadora Maria Tavares Leite ( Marial Aldir)
Auricélio Fernandes
Professor

Anônimo disse...

A História da Educação é bússola para a presente e as futuras gerações,pois, dificilmente se constroi um bom futuro sem conhcer a história e os lutadores que fizeram o alicerce.
Chagas Figuiredo
Professor

Anônimo disse...

Ler o Blog do Monsenhor é abrir mais uma janela para o conhecimento
Daniele Pinheiro
1º Ano C Turno NOtruno

Anônimo disse...

Quando leio o blog do Monsenhor sinto que uma nova porta se abre para mim no mundo on line
Antonio Lucas Feitosa da Silva
1º C Turno noturno

Anônimo disse...

É uma satisfação imensa acessar o Blog da Minha escola e encontrar uma artigo que conta a história, como é o caso do artigo: A terceira heroina do Monsehor- Maria Tavares Leite Gonçalves- parabéns a esta grande mestra e educadora do Monsehor
Fernanda Tavares
2º Ano B truno Tarde

Anônimo disse...

A Cada dia o blog do Monsenhor cresce na oferta de conhecimentos e na qualidade dos artigos sempre bem redigidos e primorosos, como é o caso de: A Terceira Heroina do Monsenhor - Maria Tavares Leite Gonçalves - a nossa história passada a limpo com a grandeza de quem sabe fazer.- Parabéns!!!
Paulo Sérgio
2º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Quando Leio o blog do Monsenhor sempre me deparo com artigos úteis a minha formação educacional, O artigo: A Terceira Heroina do Monsenhor é verdadeiramente uma obra prima.
Parabéns Prof. Maria Tavares Leite Gonçaves!!!
Maria Viviane
9º ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

É maravilhoso estudar em uma escola que é composta de verdadeiras heroinas da educação, fiquei maravilhado em ler o artigo a terceira Heroina do Monsenhor - Maria Tavares Leite Gonçaves, com certeza terão outras heroinas que lutaram e estão lutando para o bem estar da educação em nossa querida escola Monsenhor Vicente Bezerra
José Vitor de Brito
9º Ano B Turno tarde

Anônimo disse...

Diarimante leio o blog do Monsenhor, na verdade esta janela virtual é uma ferramenta a mais para complemantar os meu conhecimentos, fiquei surpresa com o artigo: A Terceira heroina do Monsenhor Vicente Bezerra, pelo grande serviço prestado a esta ecola por parte da Ex diretora Maria Tavares Leite Gonçalves que está de parabéns!!
Stefanny de Oliveira
2º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

O Meu hoby predileto é ler o Blog do Monsenhor posso até contar do primeiro ao mais recente, todos são maravilhosos, uns retatam a historia de Aurora, outros a educação, outros a ética e agora, como um presente, a terceira heroina do Monsenhor - Maria Tavares Leite Gonçalves que implantou o curso científico nesta escola e'que está servido para todos os meus colegas, os estudantes e principalmente a mim- Parabéns grande mestra
Sabrina Santos
2º B turno Tarde

Anônimo disse...

Sempre que acesso o blog do Monsenhor encontro um novo mundo para a formação integral de meus conhecimentos, agora com o artigo A Terceira heroina do Monsenhor- Maria Tavares Leite Gonçalves, vi o quanto é importante trabalhar em prol da educação de nosso munidcipio.
Alynne Kelly de Oliveira Souza
2ºAno A truno Manhã

Anônimo disse...

Li o artigo A terceira heroina do Monsenhor- Maria Tavares Leite Gonçalves, fiquei muito feliz ao saber que esta mestra da educação implantou o Gremio estudantil na escola que estudo.
Tamyres Alves Dos Santos
9º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Estudar pelo Blog do Monsenhor e relativizar o conhecimento com as novas tecnologias que estão sendo apresetadas pela Net, Claro que o conhecimento deve ser adquirido em sala de aula e com acompanhamento dos professores, porém, a amplitude deste, a gente encontra também no blog do Monsenhor, principalmente para quem quer conhecer a história do educandário, bem como de seus agentes contrutores de nossa linda escola. Assim está de parabéns a Ex - diretora Maria Tavares Leite Gonçalves
Thayane da Silva Duarte
9º ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Adorei o artigo a Terceira Heroina do Monsenhor - Maria Tavares Leite Gonçaves, que de forma pioneira implantou o 1 º Gra maior bem como o Curso Cientifico, tão necessario e urgente para o desenvolvimento educaional na terra do Menino Deus. Parabén pelo seu lindo legado deixado a escola
Luanna Graciele
Professora

Anônimo disse...

Quem acessa o blog do MOnsenhor é uma pessoa bem informada ou a busca de informaçẽos qualificadas.
Risângela Saraiva
8º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Recomendo a todas as minhas colegas bem como os estudantes de uma forma geral a leitura do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra - Informação com qualidade e com a disposiçaõ de uma equipe que busca o de melhor para os estudantes de Aurora
Isabela Maria dos Santos
8º ano B Turno Noturno

Anônimo disse...

Cumpre-nos reconhecer, admirar e valorizar a determinação e o saber de Maria Aldir, direcionados para o maior bem " EDUCAÇÃO ".
Hilton Luna