segunda-feira, 10 de setembro de 2012

AURORA (CE), EMANCIPAÇÃO POLÍTICA



O Município foi criado pela lei provincial de nº 2047 de 10 de novembro de 1883, sendo o povoado de Venda elevado à categoria de Vila, com a denominação de Aurora – CE. Naquela oportunidade, um filho da terra, o poeta e escritor Francisco Leite Serra Azul, sobre a emancipação política do município, assim escreveu: 

Aurora (Antiga Venda) 

Letra: Francisco Leite Serra Azul 

À margem do Salgado instalou venda 
De comida e bebida Dona Aurora 
Que servia de oásis, rancho e tenda 
Ao viajante, aconlhendo-o a qualquer hora.

Era a ribeira que sulcava a senda 
Do litoral ao Cariri, outrora...
Vem depois uma igreja, uma vivenda,
Outra e mais outra e em povoação se enflora... 

Não sei se o mais é tradição ou lenda. 
Sei que foi vila e que é cidade agora 
E a sua história é trágica e tremenda! 

É a terra de meu berço, esta que, embora 
Tivesse o nome mercantil de venda, 
Tem hoje o nome fúlgido de Aurora! 


Fonte: Livro Uma Breve História de Aurora – Ceará, Jean Tavares, 1993, Gráfica Royal LTDA- Juazeiro do Norte- CE. P.08. 

Fonte imagem: Um óleo pintado pelo  pintor aurorense-ENOQUE PINTOR ( AURORA EM 1883), doado com exclusividade para o acervo cultural do Prof. Luiz Domingos de Luna – Aurora – Ceará. 

Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, rua Cel. José Leite s/n – Araçá – Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL ((88) 354.39.03) Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

24 comentários:

Anônimo disse...

Quando no próximo dia 10 de novembro, a cidade de Aurora no estado do Ceará, completará 129 de emancipação política é de grande importância a publicação deste artigo: {Aurora CE, Emancipação Política}, retirado do Livro: Uma Breve História de Aurora do Escritor Aurorense Jean Tavares de Luna, ressurge também, brilhantemente, O já conhecido óleo do pintor aurorense Enoque Pintor, uma relíquia que retrata na criatividade do pintor as origens da terra do Menino Deus.
Não menos importante, a poesia: Aurora (Antiga Venda) da maior expressão literária poética da terra do Sol Nascente, que, além de poesias escreveu vários livros de importância maior para a literatura cearense.
Em breve, a cidade de Aurora será presenteada com o livro: Venda Grande de Aurora de autoria do Ex-aluno desta casa de Educação o Prof. João Tavares Calixto Junior, pela Expressão Gráfica Editora – Fortaleza Ceará, 2012.
Sendo este Educandário, o primeiro da rede pública Estadual de Ensino na linda região do Cariri cearense (Fundação: 15 de Março 1927) torna-se um dever, via nosso blog, fazer o reconhecimento de todos que contribuíram para o acervo cultural, artístico, literário, educacional, religioso, ao tempo em que, vamos também à escala do tempo, contando a história dos grandes educadores(as) que passaram por esta casa deixando a sua valiosa contribuição para o nosso legado educacional.
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Gostei muito do artigo: Aurora (CE), Emancipação política, pois nos alerta para os 129 anos de emancipação política do município a acontecer no dia 10 de novembro,2012, ao tempo em que temos a poesia de grande poeta Francisco Leite Serra Azul, que foi um poeta que soube com o seu veio literário poetizar, como ninguém, a terra do Menino Deus, a poesia Aurora ( antiga venda) demonstra todo lirismo poético, bem como o amor a sua terra deste gabaritado poeta que, apesar de ter vivido a maior parte de sua vida em Quixadá e Fortaleza, nunca esqueceu a sua origem – Aurora!!!

Gostaria também de registrar o meu contentamento com o quadro pintado a óleo do Pintor Enoque Pintor, bem conhecido no nosso meio e, que deixou um legado muito importante para a arte – pintura no nosso município.

Gostaria de disponibilizar este blog para também, que, alguem que quiser postar artigos versando sobre a Educação no município de Aurora, Vultos históricos, enfim trabalhos que venham a enriquecer o quadro epistemológico local, enviem seus trabalhos para o email da Escola Monsenhor vicente Bezerra Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br.

Gostaria de parabenizar os colaboradores do blog João Tavares Calixto Junior, Luiz Domingos de Luna, Wagner Layb Luna, pois já alcançamos e superamos a marca de 10.000 acessos, claro que muitos têm colaborado também para com este sucesso, a professora Francisca Moreira de Jesus que sempre o incentivo e divulgação, a profesora Fátima Pereira, O professor Leiton Leite, o acadêmico de Direito do Centro de Ciências jurídicas e Sociais o acadêmico Charles Leite Bezerra bem como as maravilhosas postagens e comentários de nossos alunos e colaboradores.

O Agradecimento especial a nossa Diretora administrativa Edvânia Tavares pelo incentivo primeiro para com esta janela virtual da escola Monsenhor Vicente Bezerra.

Sei que com a participação de todos a cada dia vamos melhorar ainda mais, bem como elastecer o quadro dos colaboradores na busca dos 20.000 acessos e muito mais, pois juntos seremos fortes e com muita humildade e seriedade vamos rumando com as novas tecnologias digitais a serviço da Educação da Terra do Sol nascente.
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

É uma verdadeira vitória para nós no mundo on line, o Blog da escola,em tão pouco tempo, já a superar a barreira dos 10. 000 acessos, isto mostra a seriedade de nosso trabalho bem como uma atividade intensiva de uma equipe que tem a integração de Direção, Coordenação, Professores, Alunos, Comunidade Escolar; sei porém que estamos muito longe da perfeição, porém o que me alegra é que com certeza estamos a busca dela, claro que nunca vamos encontrar, pois a perfeição plena somente em Deus Trino.

Mas este espirito de serviço a educação de Aurora, bem como a informes urgentes e necessários a nossa comunidade estudantil, que constantemente estão, seja em comentários, em trabalhos, pesquisando o Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra demonstra para todos nós que existe a vontade e a participação de todos, e em havendo isto, já nos dá a predisposição para melhorar e qualificar ainda mais.
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar

Anônimo disse...

O Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra é o cartão de visita on line da Escola, a paixão dos alunos que estão buscando na Net a complementação de seus conhecimentos. Quando nós já ultrapassamos a marca dos 10.000 acesso é porque há a aceitação de todos, principalmente de nós alunos desta maravilhosa Escola.
Ronaldo Brás Santos
1º Ano A Turno Manhã

Anônimo disse...

Parabéns ao blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra por, em tão pouco tempo, já ter superado a marca de 10.000 acesos.
Amanda de Oliveira Leite
Professora do Laboratório de informática

Anônimo disse...

Ao nosso cartão de visita virtual os nossos parabéns pela superação da marca de 10.000 acesso, numa margem de tempo relativamnete curta.
Ester Marcia Luna
Professora

Anônimo disse...

O Sucesso somente com muita luta, garra, determinação e competência de uma equipe que prima pela qualidade.
Parabéns blog da Escola - 10.000 acessos
Vânia Campos
Professora

Anônimo disse...

Sucesso e qualidade, profissionaolismo e competência - Blog do Monsenhor quebra a barreira dos 10.000 acessos
Aurilene Silva
Professora

Anônimo disse...

Vamos agora quebrar a barreira dos 20.000 acessos, pois a dos 10.000 nós já conseguimos
Cicero Barbosa
Professor

Anônimo disse...

Quebramos a barreira dos 10.000 acessos com luta, garrra e tenacidade
Sampson Tavares
Professor do Laboratório de informática

Anônimo disse...

Um artigo bem interessante, pois mostra através do quador do pintor Enoque a fundação de Aurora e a poesia em que Aurora passou a ser cidade pelo poeta Serra Azul
Fernanda Tavares
2º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Li este artigo e gostei muito pois fala sobre a origem de minha querida cidade de Aurora!!!
Lindianne
1º A turno Manhã

Anônimo disse...

Achei o máximo este artigo, pois retrata a nossa história
Fernanda Ellen
2º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

legal o nosso blog, pois trata sempre de valores de nossa querida Aurora!!!
Cicera Cleide
1º Ano A Manhã

Anônimo disse...

Um artigo bem gostoso de ler e de conhecer a nossa história
Marcos Antonio
1º Ano C Turno Noite

Anônimo disse...

O nosso blog é um sucesso total já passamos de 10.000 acessos
Dorgival Aragão
1º Ano A Turno Manhã

Anônimo disse...

já cruzamos a barreira dos 10.000 acessos vamos agora atrás dos 20.0000
Damião Ferreira
2º Ano D turno noite

Anônimo disse...

Aurora em ritmo de conhecimento de sua história pelo blog do monsenhor já cruzado os 10.000 acessos
Alisson de souza
3º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

A história poética de Aurora demonstra a criatividade de nosso povo, de um lirismo encantador, vemos isto com um sabor especial na poesia: Aurora (antiga venda) de Serra Azul, que além do referido lirismo, um soneto lapidar pronfundamente rico em conteúdo com uma visão telúrica que envaidece a todos nós aurorenses.
O Quadro a òleo do Pintor Enoque demonstra também uma beleza no traço, para de repente decompor toda aurora em cores suaves que dão a conotação de um lindo amanhecer. Não diria que esta Aurora em Tela ou em Poesia seja mitologia em si, mas arte pura a beleza dos artistas e da arte grandiosa dos aurorenses.
Raimundo Leite Leal
Professor
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

O Soneto do poeta Serra Azul, na verdade um poesia completa, para o estilo parnasiano da época, retrata todo um conteúdo de criatividade, de zelo com a terra que lhe viu nascer – Terra do Menino Deus, devota o poeta todo o amor com simplicidade, arte poética, precisão literária e de uma criatividade que beira a arte pura – a arte como a verdeira arte.

O Quadro a óleo do Enoque, também não fica a desejar, pois o pintor retrata na visão que creio ser do inconsciente coletivo, os primeiros assentamentos dos habitantes da terra do Menino Deus, com a precisão da arte da pintura, com simplicidade e beleza.

Não creio na História miiológica da Aurora, mas sim, num quadro de profissionais gabaritados que dão cor, brilho e luz artística a cidade nascer do Sol – Aurora!!!
Francisca Moreira de Jesus
Professora
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Fiquei maravilhada com este artigo que retrata artisticmante o nascimento da cidade de Aurora seja em pintura a óleo, seja em Soneto.
Olivia Leite Luna
Professora

Anônimo disse...

Gostei muito deste maravilhoso artigo - parabéns!!!
Luanna Graciele
Professora

Anônimo disse...

Gostei muito deste maravilhoso artigo- Parabéns!!!
Stefanny Oliveira
2º Ano B turno Tarde.

Anônimo disse...

um artigo muito rico que discorre sobre a nossa história - Parabéns!!!
Vera Lúcia
Professora