segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SOCORRO PEREIRA LOBO – uma marca na Educação da Escola Monsenhor Vicente Bezerra.


Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Professora de Língua portuguesa
Maria das Graças França Leite
Texto da aluna: Vanessa Leite Rodrigues 7º ano único.

Sou Maria Socorro Pereira Lobo, nasci na cidade de Barbalha (CE), mas com alguns poucos anos de idade, eu e minha família, viemos morar na cidade de Aurora – Ceará.

Na época em que cheguei aqui, era uma pequena cidade, com poucas casas, e os meios de transportes das pessoas eram: cavalos, burros, carroças etc.

Hoje mudou muito, principalmente o aspecto físico da cidade, e os transportes, estes não são mais os mesmos, hoje as pessoas utilizam: motos, carros e vários outros automóveis.

Na infância, a maior diversão era quando a minha mãe levava-me para brincar com os meus primos, como: esconde- esconde, toca, amarelinha, pula corda etc.

Naquele tempo as pessoas gostavam de contar lendas, e eu aprendi uma com a minha mãe, que falava que minha bisavó era costureira de Lampião, disse que ele jogava no saco suas ceroulas de algodão pelo muro para, no outro dia, minha bisavó costurar.

Quando eu estudava era muito difícil, pois meus pais não tinham condições financeiras, minha mãe comprava um caderno com poucas folhas e um lápis, que era preciso durar o ano inteiro, embora com tudo isto, eu sempre valorizei os estudos; muito diferente de hoje que as crianças têm tudo, e, na maioria das vezes, não valoriza os estudos.

Passaram alguns anos, e comecei a fazer um curso em Brejo Santo (CE), quando terminei, passei a ensinar na Escola Monsenhor Vicente Bezerra, onde passei trinta anos. Quando cheguei lá, a escola era pequena, pouco desenvolvida, porém hoje, a escola aumentou teve um grande desenvolvimento no aspecto físico, educacional, pedagógico, e, principalmente intelectual.

O Tempo passou depressa e hoje vivo com meus filhos e netos relembrando minhas doces lembranças.

Nota da redação do Blog

A Escola Monsenhor Vicente Bezerra outorga o titulo de: Uma marca na educação da Escola Monsenhor Vicente Bezerra a professora SOCORRO PEREIRA LOBO, com graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA, pela sua brilhante trajetória de educadora neste educandário, seja como professora modelo, como coordenadora pedagógica, e, principalmente por ser a criadora do maior grupo de quadrilha Junina no Município de Aurora – Ceará; o já conhecido grupo de quadrilha junina Bezerrão, que, com expressão regional ganhou vários prêmios da Federação de Quadrilhas juninas do Estado do Ceará – FEQUAJUCE.

O Fomento desta notável mestra ao desenvolvimento do Folclore, cultura regional, manifestações artísticas, atividades culturais diversas, são projeções continuadas que tiveram em SOCORRO PEREIRA LOBO a pioneira de projetos: educacional, cultural, artístico, musical e literário, o vislumbre no centenário desta casa de educação a acontecer no dia 15 de março, 2027.


25 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de Parabenizar a atitude por demais honrosa e brilhante a frente da Escola Monsenhor Vicente Bezerra da notável educadora Socorro Pereira Lobo, que já a verificar naquela época – tempos idos e vividos – a necessidade da integração entre Escola e comunidade via projetos culturais, artísticos, literários que culminaram com o maior grupo de festejos juninos – Grupo de Quadrilha Junina do Bezerrão, inclusive o maior e em todos os tempos na cidade de Aurora no Ceará.
Gostaria também de agradecer a esta notável mestra por sempre dar forças e incentivo, quando da formação do Grupo de Teatro Amador Cultural – Luzes da Ribalta, que, sem sombra de dúvidas, estes dois terminais culturais e artísticos da Escola Monsenhor Vicente Bezerra a mostrar na abóbada linda na região do cariri cearense o compromisso com uma educação alicerçada na interação constante com a comunidade local.
Luiz Domingos de Luna
Administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Email: falcaodouradoarte@hotmail.com

Anônimo disse...

Inquestionavelmente, o trabalho da professora e coordenadora pedagógica, Socorro Pereira Lobo, foi, é, e será uma referência para todos nós educadores da terra do Menino Deus.
Viveu intensamente a Educação durante todo o percurso, na sua querida Escola Monsenhor Vicente Bezerra, quando a escola lhe outorga o titulo de: Um a Marca na Educação do Monsenhor Vicente Bezerra, nós sabemos que ainda é muito pouco pelo muito que esta mestra fez por todos nós, e, principalmente com projetos pedagógicos de Vanguarda, numa atividade cultural intensa, na verdade tudo em Socorro Lobo é intenso, é uma entrega total, numa penitência incrível para tudo dar certo e perfeito, não é exagero dizer que a professora Socorro Lobo é uma perfeccionista e que usou este dom para dar cor, brilho e luz a Escola que ela amou, ama e continuará amando para sempre- Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Posso dizer em alto e em bom tom, que a coordenadora pedagógica Socorro Pereira Lobo ,fez uma trabalho na Escola Monsenhor Vicente digno das grandes mestras, das educadoras devotadas a causa da educação no meu querido Brasil
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Email: monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Anônimo disse...

É gratificante para todos nós educadores, saber que, a exemplo de Socorro Lobo, nós que fazemos a Escola Monsenhor Vicente Bezerra, todo nosso esforço e empenho será, desde já, reconhecidos, pela retidão de nossas ações e pele tenacidade de nossos esforços e pelo compromisso com a qualidade constante da Educação na Escola Monsenhor Vicente Bezerra.
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Sem sombras de dúvidas o trabalho da professora Socoro Pereira Lobo foi de valia maior para o desenvolvimeno educacional deste educandario
Vânia Campos
Professora
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Com certeza foi muito grande a contribuição da professora Socorro Pereira Lobo para com esta casa de Educação. Um trabalho maravilhoso - Parabéns!!!
Ester Marcia Luna
Professora
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Socorro Lobo, com certeza fez um grande trabalho para esta escola!!! parabéns grande educadora!!!
Amada de Oliveira Leite
Professora do Laboratório de informática

Anônimo disse...

Uma educadora que envaidece a todos nós que fazemos educação em Aurora- Prabéns!!!
Aurilene Silva
professora

Anônimo disse...

Parabéns pelo seu brilhante trabalho a frente da Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Cicero Barbosa
professor

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Diante de todos os adjetivos já citados é que sinto o quão importante foi o esforço dessa grande educadora dentro desse ambiente de formação. Hoje podemos ver que todas as noites em claro, que todas as ações desenvolvidas, que todos os momentos de tristezas e alegrias vividas por ela, valeram a pena. Ela marca um momento forte dessa história, torna-se pioneira nos projetos, vê além do esperado. É por essa e tantas outras que orgulho-me de ser chamada de filha por você mãe, exemplo e concretização do verdadeiro amor. Obrigada a todos pelo carinho!

Anônimo disse...

Um artigo que engrandece o nosso conhecimento sobre os protagonistas da historia da educação da Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Alynne Kelly de Oliveira
2º ano A Turno Manhã

Anônimo disse...

Gostei muito da oportuna homenagem a valorosa professora Socorro Pereira Lobo - Parabéns!!!
ingrend taynane de oliveira
2º ano A Turno manhã

Anônimo disse...

Uma vida devotada a educação na Escola Monsenhor Vicente Bezerra, a Professora Socorro Pereira Lobo sempre foi um modelo a ser seguido, uma educadora exemplar e uma marca na Educação da Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Gostei muito muitio deste artigo- parabéns!!!
Damião Macedo Ferreira
2º ano B turno tarde

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo - Parabéns!!!
Damião Macedo Ferreira
2º ano D Turno noite

Anônimo disse...

Uma lutadora incansável pela educação da Escola Monsenhor - Parabéns!!
Alisson de Souza
3º ano B turno tarde

Anônimo disse...

Achei maravilhoso este artigo
Leonardo Santos
3º ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Achei o máximo este artigo - Parabéns
Sabrina Santos
2º ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Um belo artigo - Valeu!!!
Isabela Santos
8º ano B turno tarde

Anônimo disse...

um mode de vida na educação - parabéns
Risângela Saraiva
8º ano B Turno tarde

Anônimo disse...

É de uma grande alegria para todos nós, alunos da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, saber que houve uma grande luta por parte dos educadores para se atingir o estágio em que se encontra a Escola, na verdade depois da leitura deste belissimo artigo, creio que seria importante a publicação neste blog dos agentes que contribuiram para o progresso deste educandário. Os grandes contrutores da educação na Escola Monsenhor Vicente Bezerra deveria ter prioridade nas publicações deste maravilhos blog.
Renato de Freitas
1º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

Um reconhecimento muito merecido a nobre professora Socorro Pereira Lobo - Parabéns grande mestra.
Leonardo Santos
3º ano B turno tarde

Anônimo disse...

Parabéns a professora Socorro Pereira Lobo pelo seu brihante trabalho prestado a esta Escola
João Paulo
Funcionário

Anônimo disse...

Parabéns professora Socorro Pereira Lobo pelo magnífico trabalho desenvolvido neste educandáio
Olívia Leite Luna
Professora