domingo, 30 de setembro de 2012

VENDA GRANDE D'AURORA


 Por: Dimas Macêdo


         Nenhuma das globalizações levadas a efeito pelo historicismo conseguiu eliminar da vida social aquilo que lhe é intrínseco: a afirmação das sociedades regionais e o desenvolvimento das instituições municipais. A globalização corresponde a um modelo de organização material, mas é incapaz de deter o curso da vida e a expansão criativa daqueles que se associam em nome de uma nova conquista social.
             Na região centro sul do Ceará, entre meados do século dezoito e final do século dezenove, firmou-se uma de nossas melhores civilizações, cuja capital localizou-se na velha Princesa do Salgado, a malsinada terra dos Augustos e do oráculo de São Vicente Ferrer.
              Ao seu redor, várias comunidades foram surgindo e se afirmando a partir de capelas e oratórios, construídos por núcleos civilizatórios de caráter parental, com o fim de preservar a religião católica romana e expandir o poder político do Império.
             A Povoação da Venda, hoje município de Aurora, é um desses núcleos civilizatórios a que me refiro. Liga-se à cidade de Lavras da Mangabeira pelo duto cavado pelo Rio Salgado e é recortada por vales e baixios que fariam a glória de qualquer comuna cearense.
            Surgiu do oratório ali levantado pelo Padre Antônio Leite de Oliveira, que em torno de si, a um só tempo, reunia as condições de pastor, proprietário, criador e reprodutor da gênese humana, que se foi expandindo para toda a região do Cariri.
           Vários acontecimentos históricos fizeram de Aurora uma comuna bastante conhecida em todo o Ceará. Cito o rumoroso caso das Minas do Coxá e as agitações que cominaram com a Questão de Oito, especialmente porque esses episódios foram escritos com sangue e com o tecido de diversos conflitos que se tornaram traços da história de toda a região.
             Aurora também se destaca por ser Pátria de Aldemir Martins e Hermenegildo de Sá Cavalcante e por ser a Terra Natal de Paulo Quezado e Lúcio Brasileiro, e por estar vinculada à história de Marica Macedo do Tipy, a brava cearense que enfrentou a polícia de Nogueira Accioly e se fez respeitada para além da sua região.
            Os historiadores do Sul do Ceará sempre se referiram a Aurora com entusiasmo, alguns condenando o seu banditismo, outros louvando a sua tradição ou exaltando a sua história gravada com fogo e heroísmo, outros ainda destacando a sua vocação econômica e social; mas nenhum deles pensou em Aurora como personagem principal ou como boca de cena de uma grande narrativa.
              O território de Aurora, enquanto objeto de pesquisa, agora está minado, e já não tem como ser diferente, pois o Professor João Tavares Calixto Júnior assumiu a condição de arauto da história de Aurora, a condição de seu pesquisador, privilegiando o seu burgo e a sua gente com a abertura de uma grande janela, voltada para a memória e para o registro de caráter cultural.
            Um método escolheu o autor para o registro da sua narrativa: a cronologia dos acontecimentos, com destaque para a louvação do calendário histórico e para a verificação apodítica, fazendo da história de Aurora uma ciência de grande interesse acadêmico, porque permeada pelos fatos e comprovada pelo rigor da pesquisa.
             Venda Grande d’Aurora (Fortaleza, Expressão Gráfica, 2012) é um livro que já nasce aberto para a louvação, pois foi escrito a partir de uma linguagem vigorosa, e com a paixão e o denodo dos que querem tomar a história em suas mãos, fazendo do sentido da vida a sua experiência.
            Trata-se, no caso do autor deste livro, de um historiador que sabe respeitar as suas linhas de pesquisas, que tem a história do Cariri gravada no seu sangue e o orbe do Salgado insculpido na sua consciência.
             Não me compete neste texto fazer a apresentação do autor nem resumir para o leitor a vertente dos acontecimentos. Cumpre-me, isto sim, falar da importância deste livro, da sua precisão histórica e da sua utilidade para os aurorenses e para os historiadores de todo o Ceará.
              Honrou-me o autor com o convite para escrever o prefácio deste livro, mas o que ele fez, em essência, foi homenagear a sua terra e distinguir a sua gente qual a espécime da raça cearense que ainda faz o Ceará renascer, pela tradição do seu povo e pelas lições de vida e de história que deu ao Nordeste do Brasil.
     

                                                        Fortaleza, 11 de agosto de 2012

19 comentários:

Livro Digital de Luiz Domingos de Luna disse...

Nós, pesquisadores da terra do Menino Deus, vemos o farol da luz brilhar sobre Aurora, cidade que nos umbrais do tempo sempre tangenciada de nomes, ou historiadores, que por motivos ainda não esclarecidos, num verdadeiro samba literário, a falta de pesquisas, ou a seriedade com a história, a invencionice a exaustão – hoje, já se pode dizer, que existe a história mitológica de Aurora.
Quando tudo Parece ser inexorável a dramaturgia das origens da terra do Sol nascente, como um anjo de Luz aparece, como um defensor legítimo, um profundo conhecedor da história do Ceará, escritor renomado nacionalmente, um defensor intransigente da verdade e da verdade dos fatos, da legitimidade dos fatos o escritor DIMAS MACEDO, a prefaciar o Livro que tem no seu cerne a história pura e cristalina, sem sofisma, sem o filtro emocional do autor, um condor a, no espaço azul do infinito, betumar com a cera do racional, do lógico, do real aos meatos obtusos que não seria exagero dizer: o Buraco negro da história de Aurora.

O Anjo de Luz – Dimas Macedo, dá a dosagem certa, um prumo sem curvas, a força gravitacional da terra a fazer o paralelo com a seriedade e o compromisso com a exigência de fatos verídicos, precisos, idos e vividos- sem espaço para a comédia, ou distorção do fluxo vivo vivido no espaço tempo.
O Condor João Tavares Calixto Junior, sempre no respirar do hálito oxigenado da clarividência, diante de tanta ficção a terra que lhe viu nascer Aurora!!!! No templário da Arcádia medieval dá o seu voo certeiro, imparcial, e, com a sabedoria dos velhos monges e, dos grandes vultos da história da humanidade traz o que parecia perdido, tungado, ou quebrado o liquido que mantém vivo a memória do Homo Sapiens – {A historia }de Aurora no Estado do Ceará, no livro que revoluciona uma era, que nasce em um aurora de um anjo de luz e de um condor para dar materialidade a Aurora a voz, perdida no caniço quebrado – Voz História – Aurora!!!!
Praza Deus que esta dupla de luz possa na abóbada celestial da região sul do Ceará, fortalecer a corrente da história, fonte de libertação do homem ao Paraíso de lisura histórica a frente de meu querido estado do Ceará.
Luiz Domingos de Luna
Pesquisador.

Anônimo disse...

Brilhante o Prefácio do Escritor Lavrense, Dimas Macedo no Livro Venda Grande de Aurora, de autoria do Ex-aluno deste Educandário João Tavares Calixto Junior é uma dádiva saber que,quando Aurora completará 129 de emancipação política no dia 10 de novembro, do ano em curso, já se encontra no prelo, para publicação na Expressão Gráfica Fortaleza, esta referência para a historiografia da cidade de Aurora, que, desde já, posso assegurar que será de valia maior para os nossos alunos, professores, comunidade escolar, pesquisadores e povo em geral.
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa

Anônimo disse...

Inicialmente gostaria de parabenizar a genitora do escritor João Tavares Calixto Junior, se trata de uma das grandes baluartes da educação deste educandário, quem não se lembra da vida docente da professora Maria Tavares de Luna (DAJU), que sempre primou por uma educação de qualidade, outras características que marcaram a vida profissional desta ilustre professora nesta escola, foram: A assiduidade, pois em mais de 25 anos no exercício da profissão sempre era: “uma das primeiras a chegar e uma das últimas a sair,” com um diferencial raro hoje em dia, pois, mesmo nos seus dias de folga ela sempre vinha colaborar com os projetos pedagógicos da escola, de prontidão para que tudo desse certo tinha uma preocupação em ver brilhar a Escola Monsenhor Vicente Bezerra, seja no dia sete de setembro, dia do desfile, seja nas festas comemorativas estava lá, como uma vigilante e defensora da escola, numa verdadeira lição de Civismo e Cidadania, Como prova de crédito a educação que fazia com brilhantismo, educou os seus filhos na mesma instituição em que lecionou por longos anos.
A Professora Maria Tavares de Luna –(Daju) deixou um legado imaterial precioso e nobre para A Família Monsenhor, seja como educadora, mãe, mestra, conselheira e ativista cultural da escola.
A Professora sempre teve um zelo especial pelo conhecimento, pois foi aluna da primeira turma do curso Pedagogia implantada pela Universidade Estadual Vale do Acara-UVA, quando da primeira colação de Grau de nível superior em Aurora, estava lá, a nossa inesquecível mestra, no tribunal dos eleitos recebendo o seu diploma, com simplicidade, com determinação, com garra e o como uma mostra para dizer para todos nós educadores que quando sem tem um objetivo definido, uma meta a ser cumprida, tudo é possível e plausível.
O Prefácio do Livro Venda Grande de Aurora do conhecido escritor Caririense Dimas Macedo, já dá o tom da seriedade e do compromisso histórico e do zelo com uma literatura revisada de altíssima qualidade deste obstinado educador João Tavares Calixto Junior, que como Pero Vaz caminha vai dando, cor, luz, prumo, lógica a história de sua cidade natal Aurora, no livro Venda Grande de Aurora, não seria exagero dizer que neste livro as vendas que foram colocadas ao longo do tempo pelo imaginário popular serão finalmente caídas, como máscaras falsas que maculam a história da terra do Menino Deus – Aurora(CE)
Professor Vicente Luna Alencar
Coordenador Pedagógico
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Inquestionavelmente o trabalho da professora Maria Tavares de Luna (DAJU), foi sem nenhuma dúvida de um valor incalculável para a história desta casa de educação, que com a tenacidade das pioneiras e das sequenciadoras, chegamos aos 85 anos com a certeza do dever comprido a frente da sociedade caririense.
Agora já, rumamos ao centenário da escola a acontecer no dia 15 de março de 2027, na ótica humana um dado ainda muito longe, porém ao olhar histórico apenas um segundo, e que a energia das pioneiras e seqüenciadores deve ser a base deste motor educacional, que no assento no espaço tempo na linda região do cariri cearense, a deixar timbrada sua marca de a primeira casa de educação publica da região, com fundação em 15 de março, 1927.
Quando a cidade prestes a completar 129 anos de emancipação política, recebe a certidão de nascimento com o livro Venda Grande de Aurora com a chancela de um dos maiores escritores do Ceará Dimas Macedo, para as pioneiras a certeza de que plantaram a boa semente em terra fértil e, para nós a certeza de que o pulsar vivo existencial exige luta, garra, determinação bravura e coragem em desbravar na floresta humana a busca da seiva da civilidade e da harmonia no espaço social, mel puro e cristalino que mantém uma sociedade que almeja dias promissores e comprometidos com o bem estar das futuras gerações.
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Um prefácio feito por quem entende do assunto, inclusive de um dos maiores escritores do Ceará – Dimas Macedo, a mostrar para todos nós educadores o potencial da Obra: Venda Grande de Aurora que com certeza, uma nova era na história da terra do Menino Deus
Ester Márcia Luna
Professora

Anônimo disse...

Uma obra que já nasce com o referenciamento de um dos maiores escritores do Brasil, com certeza um trabalho gigante merece referenciamento de um gigante da arte da palavra posta ao dispor do conhecimento e do conhecimento em abundância – Dimas Macedo!!! Bem vindo o Livro Venda Grande de Aurora!!!
Vânia Campos
Professora

Anônimo disse...

O Livro Venda Grande de Aurora já nasce pela grandeza intelectual de um dos maiores escritores do Ceará – Dimas Macedo – Aurora precisa de sua certidão de nascimento histórico reconhecida pelo grande escritor Dimas Ma cedo, o que já aconteceu, agora esperar para que todo publico do cariri tenha acesso a esta grandiosa obra!!! Uma nova era histórica nasce!!!
Amanda de Oliveira Leite
Professora

Anônimo disse...

Parabéns Dimas Macedo por fazer o prefacio do Livro Venda Grande
Parabéns João Tavares Calixto Junior por dar dignidade, lisura histórica e o compromisso com os fatos passados na terra do sol nascente e que agora fazem parte de fato e de direito da memória da cidade de Aurora.
Cícero Barbosa
Professor

Anônimo disse...

Fiquei maravilhado com o prefácio do Livro Venda Grande de Aurora feito pelo notável escritor - Dimas Macedo.
Sampson Tavares
Prof. Laboratório de informática

Anônimo disse...

Achei o máximo a abertura do livro Venda Grande de Aurora pelo Escitor - Dimas Macedo - Parabéns professor Junior Calixto
tamyres Catro
3º ano C turno Noturno

Anônimo disse...

Li e gostei muito do prefácio do livro Venda Grande de Aurora pelo renomado escritor Brasileiro - Dimas Macedo - Parabéns
Magda Balbina
3º Ano C truno noturno

Anônimo disse...

Um prefácio que dá gosto a gente ler!!! de parabéns está o professor João Tavares Calixto Junior
Breno de Oliveira
9º ano B turno tarde

Anônimo disse...

Este Livro com certeza será sucesso total!!!
Leonardo Alves dos Santos
3º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Achei o prefacio do livro Venda grande de Aurora lindo, simplismente magnifico!!!
Aluanna Mizael
3º Ano C turno notruno

Anônimo disse...

Um livro que vai revolucionar a história de Aurora - Parabéns!!!
Amanda Souza
3º Ano A tuno manhã

Anônimo disse...

Simplesmente fatástico o prefácio do Livro Venda grande d'Aurora feita pelo renomando escritor cearense - Dimas Macedo - Parabéns!!!
Auricélio Fernandes
Professor

Anônimo disse...

Brilhante é o prefacio do livro Venda Grande de Aurora pelo escritor Dimas Macedo!!! Parabéns professor João Tavares Calixto Junior!!!
Sabrina Santos
2º ano B turno tarde

Anônimo disse...

Li o prefácio do livro Venda Grande de Aurora e fiquei maravilhada!!!!
Tamyres Alves
9º ano B turno Tarde

Anônimo disse...

O prefácio do livro Venda Grande de Aurora pelo escritor Dimas Macedo é já, o prenuncio de uma linda historia a ser contada
Leandro Alves dos Santos
9º Ano B turno Tarde