quinta-feira, 4 de outubro de 2012

AÇUDE CACHOEIRA: BEM PRECIOSO QUE PRECISA SER PRESERVADO.

Escola Monsenhor Vicente Bezerra
Email:monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Disciplina: Língua Portuguesa
Professora: Francisca Moreira de Jesus (Neidinha)
Aluna: Texto de Jaqueline França 3º ano {A} Turno Matutino.

Jaqueline França

Na região onde vivo, está localizado o açude Cachoeira, que foi construído com a finalidade de abastecer a cidade de Aurora e as localidades vizinhas. Sendo ele um dos maiores da região do Cariri.

Toda e qualquer fonte de água precisa ser preservada, principalmente com os diversos problemas que posteriormente, podem ser causados pela falta desse bem tão precioso.

Em minha opinião muito se fala em preservação ambiental, porém poucas são as atitudes da população.

No caso do Açude Cachoeira não é diferente, muitos banhistas ao visitarem o local deixam lixos que, quando chove escorrem pelo rio prejudicando a própria população.

Deveria existir tambores de captação de lixo para os banhistas colocarem o lixo pessoal, bem como funcionário público responsável pela coleta.

A sociedade, ao tempo em que destrói, é capaz de construir por meio de ações, como: compostagem do lixo orgânico e educação ambiental continuada, as ações integradas a um modelo de gestão participativa e cidadã, onde o homem possa ser valorizado e conscientizado para cuidar do meio ambiente de forma sustentável, equilibrada e justa, valorizando mais este bem tão precioso que é a água potável.    








7 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de Parabenizar a aluna Jaqueline França por discorrer com propriedade, coerência, um tema urgente em nossa sociedade, Açude Cachoeira: um bem que precisa ser preservado, quando urge em todas as localidades já, a falta de água potável, os indicadores estatísticos no Planeta Terra, uma situação que se agrava a cada dia, torna-se necessário priorizar as nossas atenções para o nosso manancial de água potável que abastece a cidade de Aurora – Açude Cachoeira.
Assim toda visão, problematização, questionamentos e tudo que versar sobre o reservatório e fonte de água potável para cidade de Aurora é oportuno, necessário e urgente.
Luiz Domingos de Luna
Administrador do Blog

Anônimo disse...

Um artigo muito importante e que deve ser ponto de reflexão para todos nós educadores o cuidado com os nossos ecossistemas, a Bacia do Rio Salgado deve ser prioridade em nossas disciplinas ligadas a geografia local, a biologia,enfim é mister afirmar que todo nosso alunado precisa ter conhecimento abundante sobre o quadro que engloba toda a ecologia local e regional, pois somente conhecendo e com aulas de campos, estudo das especies locais, da nossa biodiversidade é que se pode ter uma visão ampla e consciente sobre a preservação com crescimento sustentável da linda região do cariri cearense.
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa

Anônimo disse...

Creio que a temática da Bacia do Rio Salgado deva ser motivo de uma conferência envolvendo todos os educandários, visto a importância e a necessidade que o momento exige, não somente o Açude Cachoeira, mas sim todos os demais açudes, reservatórios e, principalmente o Rio Salgado que nasce na Serra da Batateira no município de Crato e desemboca na ponte da cidade de Piquet Carneiro (CE). Um mapeamento completo da situação da bacia da Rio Salgado com dados amostrais para os alunos com vídeos especifico, palestras direcionadas a esta temática, ai, sim tudo ficaria mais fácil de se fazer uma conscientização sobre a importância da preservação destes ecossistemas.
Vicente Luna de Alencar
Coordenador Escolar

Anônimo disse...

Dada a importância do assunto em pauta, Ecologia, creio que seria de valia maior ter os nossos alunos uma dimensão real da distribuição de Agua em Aurora, desde a fonte que é o Açude Cachoeira até os nossos terminais – Torneiras.
Creio que, tendo o aluno o conhecimento de todo o percurso da água da fonte ao consumidor, fique mais fácil para se criar um situação problema para,em ato continuo, dar seqüencia sobre a necessidade de preservação: desde a mata ciliar do Rio Salgado a flora e da fauna fluvial.
Fátima Pereira
Coordenadora Escolar

Anônimo disse...

Um tema muito oportuno e que deve ser questionado sempre - Parabéns!!
Rosa Maria de Freitas
2º Ano B turno tarde

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo e recomendo leitura a todas as minhas colegas
Fabiana Alves
2º Ano B turno Tarde

Anônimo disse...

Gostei muito deste artigo: Açude Cahoeira: Bem precioso que precisa ser preservado - De parabéns estão Jaqueline França, bem como a professora Francisca Moreira de Jesus
Cícero Barbosa
Professor