quinta-feira, 18 de outubro de 2012

PALAVRA DA MESTRA – JOSEFA TAVARES DE LUNA – CREDE 19 - JUAZEIRO DO NORTE – CEARÁ.

A ARTE DE EDUCAR


O pensamento é como a águia que só alcança vôo nos espaços vazios do desconhecido. Pensar é voar sobre o que não se sabe.
(Rubens Alves)


Parabenizá-los é pouco pela árdua tarefa de conciliar o ato pedagógico com a missão de educá-los, instruí-los e encaminhá-los na vida.

O cotidiano do professor tornou-se imprevisível para o tanto de responsabilidade que lhe é confiável, mas o bom é que ele tem dado resposta quanto ao processo de formação do alunado.

Parafraseando o poeta Almir Sater , digo que não existe um novo caminho, mas sim uma nova maneira de caminhar. E assim a vida do professor é buscando novas maneiras , novas estratégias que ele desenvolve o seu trabalho, que ele busca descobrir novos talentos e encaminhar novos profissionais.

O seu trabalho é reconhecido por todos os seus alunos que mais cedo ou mais tarde vão lembrar dos professores que deixaram marcas nas suas vidas.

Se fizermos uma enquete e perguntarmos quem lembra dos nomes dos jogadores que ganharam a copa em 2010, talvez não lembrem, mas se perguntarmos os nomes dos professores que marcaram suas vidas, logo todos vão citar, isso porque segundo o grande educador Paulo Freire: O Ato de Educar é um ato de amor. Sendo assim, afirmamos que este ato perpassa pelo invés da ética, da decência, da moral, da delicadeza, da política e de um processo maior que envolve o crescimento socio-econômico-afetivo do cidadão.

Não podemos nunca deixar nos abater pelas pedras que encontramos no caminho. Elas fazem parte do nosso crescimento pessoal e profissional.

Mais uma vez, citando Paulo Freire, onde o mesmo coloca que: Não é o discurso que ajuíza a prática, mas a prática que ajuíza o discurso. Assim, fica claro que precisamos de boas práticas educativas para acontecer à afetividade do processo ensino-aprendizagem e é através desse comprometimento profissional que vamos rompendo barreiras e vencendo os obstáculos.

Nessa perspectiva acredito no poder de transformação que o professor carrega consigo. 

Somente através do conhecimento temos o poder de transformar o mundo, a sociedade e as nossas vidas. Professor você é o caminho para dias melhores. Seja sempre otimista, vencedor e acima de tudo comprometido com o Ato de Educar.

Aos educadores da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra com exclusividade Plena da Mestra em Desenvolvimento Regional: Prof. Ms. Josefa Tavares de Luna com lotação e atuação na CREDE 19 – Juazeiro do Norte – Ceará.

*Prof. Ms. Josefa Tavares de Luna

(*) Mestre em Desenvolvimento Regional

(*) Com lotação e atuação no CREDE 19 – juazeiro do Norte - Ceará

(*) Colaboradora do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000 TEL (88)35433903 EMAIL   monsenhorbezerra@yahoo.com.br


4 comentários:

Unknown disse...

O Conhecimento flui com naturalidade, espontâneo como o vento, como a chuva, fica até difícil estabelecer um diferencial entre a linguagem, rápida, escorregadia, normal até, o pulso vivo das palavras, dá a dimensão do motor geratriz de conhecimentos que abastece a nossa querida CREDE 19 na cidade de Juazeiro do Norte, Ceará.
A Professora e Mestra em Desenvolvimento Regional Josefa Tavares de Luna, vive e respira a educação que move o agora, o agora já, e o futuro do agora com propriedade. Sem burocracia, sem tecnicismo, sem busca de culpados, sem entraves sociais, dá mostras para o Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra nesta fonte inefável, ao som das inúmeras palestras que profere para os grandes educadores da região do Cariri Cearense, com a mesma sensibilidade e simplicidade, mesmo sendo uma das águias da Educação na Terra do Padre Cícero até as cidades limites da Crede 19 o som, o toque, a energia de luz passada com propriedade com sabedoria e, principalmente, simplicidade.
Poderia a mestra entrar no altar da vaidade e discorrer sobre o seu troféu de heroína que conseguiu com muita luta, garra e tenacidade, motivo de honra para todos os educadores de Aurora, já que a ilustre Aurorense faz parte da colméia viva que pulsa no coração da CREDE 20 Juazeiro do Norte no Ceará.
O QUE A MESTRA FAZ ?
Para a mestra maior de Aurora na Educação do Cariri, assim como o mestre São Francisco de Assis calça a sandália da humildade, simplicidade, e sabedoria plena, a pregar o conteúdo, o norte, a direção,o sentido da arte de educar e de educar com plenitude. Qual o primeiro ingrediente que a mestra traz? – O Amor – até parece que estou escutando Jesus falar Amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei- Creio ai ter nascido à educação da era cristã – amor e civilidade, amor ao conhecimento – E o resto ? – Bem, o resto vem por acréscimo.

Anônimo disse...

PROFESSORA JOSEFA TAVARES,

No discurtinar de um novo tempo mentes privilegiada foram lapidadas e forjadas na caldeira das virtudes o resultado se faz sentir na família e principalmente no trabalho.

Parabéns pelo excelente artigo, sei que comunga comigo do pensamento que diz: Quem não nasce para servir não serve para viver. Que Deus continue a iluminar teus caminhos.

do primo.

Vicente Luna Alencar

Anônimo disse...

Sábias palavras professora Josefa Tavares de Luna, especialmente quando você cita o grande educador Paulo Freire: "o ato de educar é um ato de amor", e é nesta perspectiva que nós professores seguimos com a grande missão de vermos e termos dias melhores calcados na essência do amor e da felicidade de um amanhã convicente.

Anônimo disse...

Anônimo Anônimo disse...

Sábias palavras professora Josefa Tavares de Luna, especialmente quando você cita o grande educador Paulo Freire: "o ato de educar é um ato de amor", e é nesta perspectiva que nós professores seguimos com a grande missão de vermos e termos dias melhores calcados na essência do amor e da felicidade de um amanhã convicente.
Da sua irmã,
Edvania Tavares