segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

INTRODUÇÃO: SOCIEDADE CARIRIENSE EM FORMAÇÃO.

FOTO: LUIZ DOMINGOS DE LUNA.


Na paisagem existencial a vida perecível é renovada a cada sopro de continuidade na formação do passado, presente e do futuro.

A Identidade de uma sociedade é sempre o fluxo interativo do processo histórico, onde as forças internas estão sempre buscando a mediana para o seu crescimento afirmativo e constante.

Com o fluxo migratório que teve início no dia 7 de setembro, 1920, com a inauguração da Estação Ferroviária de Aurora, o Estado do Ceará ficou ligado por via férrea a dois pontos únicos a dar vazão aos interesses da fluidez da massa humana cearense. Aurora no Cariri e Fortaleza na zona norte do Estado do Ceará.

Todo o processo interativo causado pelo o primeiro ponto de desenvolvimento e crescimento afirmativo, nasceu  justamente ai- com a via férrea interligando   o Ceará do  litoral ao Cariri.

Esta mobilidade frenética na região do Cariri cearense culminou com a criação da primeira casa de Educação Pública da região cearense: Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra no dia 01 de março, 1927, portanto próxima a comemorar os seus 87 anos de existência.

Claro que ao longo da História as mutações sociais sempre vão estar presentes, pois, sem isto tudo ficaria congelado no tempo passado, não haveria evolução, nem tão pouco mudanças de hábitos, costumes e de, principalmente dos tabus que sempre ficam  como resistores de um passado que não volta mais e de um presente que se firma e de um futuro  que precisa nascer.

Assim a sociedade pede passagem ao tempo para adentrar no mundo em constante evolução, o que é sem dúvida saudável a todos, pois é um aprimoramento que não termina nunca, a busca humana é infinita.

Melhorar, questionar, problematizar, oportunizar a todos o sonho de uma sociedade em que todos sejam felizes é um imperativo, mas sempre em vista o alvo de a heterogenia social ser base da argamassa social, o respeito à diversidade, as inúmeras formas de ver ou analisar um mesmo ponto, pois  a sociedade somente ruma afirmativamente quando ela começa a entender que no seu corpo   o conjunto interativo dos disformes sociais são parte do todo  e que todo o todo deve ser tratado com a mesma decência de todas as camadas que formam a conjuntura plena da plenitude  da sociedade.

Luiz Domingos de Luna professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra. Email falcaodouradoarte@hotmail.com

Nenhum comentário: