sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

PADRE EDELTO TAVARES LEITE -30 ANOS DE MISSÃO EVANGELIZADORA.

FOTO: PADRE EDELTO TAVARES LEITE.


Sob o manto protetor do Deus Trino, parte da cidade de Aurora- CE, o missionário, o peregrino, o evangelizador, preferenciando os pobres e oprimidos vai à messe do senhor dar guarida, luz e vida aos que, no cansaço da caminhada existencial, quando o fardo parece pesado, comungar com  a luz de Cristo que brota diariamente no coração dos que têm fé; assim um novo mundo se abre, uma nova luz acende, uma esperança se apresenta além do horizonte, como uma prova viva de que, aos que trilham a busca das pegadas do Senhor da Messe, os passos serão sempre iluminados pela  aurora de um novo dia, um sol quente e ungido de vida e de vida em abundância, pois a traça e a ferrugem não podem alcançar a felicidade e a alegria dos que se convertem a palavra  de Deus, pois na prática da palavra, no exercício das virtudes cristãs, a pregação dos ensinamentos da Santa Igreja de Roma abre-se o caminho que tem início no humano, sofrimentos e provações e terminam no  divino: paz, serenidade,caridade, amor, estar a serviço do outro, pois fica sempre um pouco de perfume para os que oferecem flores, a constância da missão é a busca pela felicidade plena da humanidade, amar ao próximo como a si mesmo, Ide e fazei discípulos por todos os lugares, parece algo impossível, inalcançável, porém para o padre Edelto Tavares Leite tudo isto  é parte de sua missão evangelizadora  com amor, dedicação e com a mão firme do senhor a apontar o caminho, pois como o próprio Jesus diz: eu sou o caminho a verdade e a vida, quem me segue jamais andará em trevas. Eu sou a luz do mundo, assim, Padre Edelto sempre com a sua candeia a dar substância, vez, vida e voz aos eleitos do Reino de Deus, que muitas vezes são excluídos no Reino dos Homens!!!!

PADRE EDELTON TAVARES LEITE-CAMINHADA TERRENA.

O Pe. Edelto Tavares Leite nasceu em 18 de julho de 1957 em Aurora - Ceará filho de João Tavares da Cruz (Dão Tavares) e Terezinha de Jesus Leite. Casal que constituiu uma família de 13 filhos, e que residem atualmente em Fortaleza-CE.

Cursou o ensino Fundamental e Médio em Fortaleza - Ceará.

No ano de 1974 entrou para o seminário menor da Congregação Sagrada Família de Nazaré ( de São João Batista Piamarta )

Em 1976 vai para o estado do Paraná onde entra no seminário maior da congregação, na cidade de Ponta Grossa onde faz o noviciado, emite os primeiros votos em fevereiro de 1978 e depois cursa Filosofia e Teologia.

Em Dezembro de 1982 é ordenado diácono e colabora na paróquia Nossa Senhora da Saúde tendo como pároco o padre Livio da mesma congregação.

Conclui o curso de Teologia em Dezembro de 1983, no Instituto Mater Ecclesia do seminário S. José da cidade de Ponta Grossa.

Em Janeiro de 1984 é ordenado sacerdote na igreja matriz do Senhor Menino Deus em Aurora pelo então bispo Auxiliar do Crato Dom Newton de Holanda Gurgel.

No mesmo ano assume a função de vigário paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré no Montese em Fortaleza - CE.

Em 1987 torna-se reitor do seminário menor, Comunidade Mundo Jovem da Congregação também no Montese.

Em Janeiro de 1989 é transferido para a cidade de São Bento no Maranhão onde assume a função de vigário na paróquia do Senhor São Bento, diocese de Pinheiro.

No ano de 1992 é enviado para abrir a missão da congregação em Angola na África viaja com o Padre Felice Pistoni para a Itália a fim de se prepararem para a missão.

Depois de um período na Europa vai para Angola no mesmo ano onde assume a função de vigário da paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Lucala, diocese de Casengo em Angola.

Ao chegarem em Angola os padres encontram um país devastado pela guerra civil, houve um período de paz mas a guerra recomeça em Outubro de 1992.

No ano de 1993 falece o padre Felice Pistone vítima de malária depois disso o padre Edelto é chamado de volta ao Brasil.

No mesmo ano de 1993 o padre Edelto é enviado como colaborador do padre Osvaldo Santoni diretor do Instituto Piamarta da cidade de União da Vitória no Estado do Paraná.

No ano de 2002 o padre Edelto inicia o curso de direito na Universidade do Contestado de Porto União Santa Catarina, durante o curso de direito além de trabalhar no Instituto Piamarta, é indicado pelo superior para o cargo de Pároco da paróquia Sagrada Família na mesma cidade de União da Vitória.

No ano de 2005 é transferido para a cidade de Ponta Grossa no Paraná onde assume como vigário da paróquia Nossa Senhora da Saúde e reside no Instituto João XXIII.

Em 2007 se forma bacharel em direito no Cescage de Ponta Grossa.

Em 2008 é transferido para a cidade de Matelandia diocese de Foz do Iguaçu como vigário da paróquia Nossa Senhora de Caravaggio.

Em 2009 é enviado como pároco da paróquia Sagrada Família da cidade de Ramilandia também no Paraná.

No ano de 2011 é mandado para a cidade de Talca ao sul do Chile onde colabora no Colégio Juan Piamarta e na paróquia Nuestra Señora del Rosário de Fátima.

Em Agosto de 2013 o padre Edelto fica a disposição do superior geral da congregação para a missão de implantar um grupo de recuperação de alcoólicos em Aurora- Ceará.

E agora em 11 de janeiro de 2014 completa 30 anos de sacerdócio, com a celebração de uma missa com todos os seus familiares, parentes e amigos presentes.

Luiz Domingos de Luna professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora – Ceará. Email falcaodouradoarte@hotmail.com
  

Um comentário:

Anônimo disse...

PARABÉNS Pe. Edelto, pelo seus 30 anos de sacerdócio dedicado ao povo de DEUS! E pelo seu excelente trabalho junto ao AA de Aurora.
Prof. Edvania Tavares