quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O MENESTREL DA ARTE NA MADEIRA EM AURORA – GIL CHAGAS.

FOTO: O ARTISTA PLÁSTICO GIL CHAGAS EM SEU ATELIÊ

FOTO: O ARTISTA PLÁSTICO GIL CHAGAS EM SEU ATELIÊ

FOTO: O ARTISTA PLÁSTICO GIL CHAGAS EM SEU ATELIÊ
FOTO :GIL CHAGAS E SUA ESPOSA: MARIA DE FÁTIMA DE SOUZA CHAGAS.

FOTO: O ARTISTA PLÁSTICO GIL CHAGAS COM O PROF. LUIZ DOMINGOS DE LUNA.

FOTO: O ARTISTA PLÁSTICO GIL CHAGAS COM O PROF. LUIZ DOMINGOS DE LUNA.

FOTO: RYTINHA TAVARES E NAIELY LIMA ATELIÊ DE GIL CHAGAS

FOTO RYTINHA TAVARES, GIL CHAGAS E LUIZ DOMINGOS DE LUNA.

A cidade de Aurora que simboliza o nascer do sol, também poderia ser chamada de nascer das artes no portal do Cariri.

Do celeiro continuado no espaço tempo, muitos artistas de Aurora (CE); permeiam os mais distintos recantos, na representação das artes plásticas, literária, musical, intelectual...

O Artista Plástico, Francisco Gildami de Souza Chagas – o já conhecido no mundo artístico com a alcunha de Gil Chagas, nasceu no dia 18 de maio,1958 na cidade de Aurora- Ceará.

O Jovem Gil Chagas desde cedo, teve uma ligação muito forte com a madeira, pois ainda garoto sempre ajudava a seu querido pai José de Souza Chagas que, justiça seja feita, além de um excelente mestre em carpintaria, foi o incentivador primeiro do Jovem Gil Chagas no mundo da arte na madeira  esculpida em belos esculturas, carrancas; a gravura sempre escorregava nas mãos do garoto como um cinzel na pedra bruta a  dar vida, cor, luz as toras  virgens  ainda fresca da flora da terra do Menino Deus.

Quando contava com a idade de 12 anos, começou a desenvolver o seu trabalho em ajudar ao povo de Aurora ao cumprimento de promessas feita a Santa Popular de Aurora Mártir Francisca, assim o devoto ao cumprimento da promessa, procurava o Gil  Chagas para a  confecção dos ex-votos que se encontram atualmente na Capela Original da referida Santa Popular.

Por Convite da Primeira Dama de Aurora a Sra. Ana Maria Sampaio de Macedo -Diretora Geral do Centro Social Urbano- para instalar e dirigir uma escola de arte plástica em madeira para as crianças carentes do município de Aurora, o que  foi um sucesso pleno durante os oito anos de funcionamento desta oficina de arte, que possibilitou  a criançada, a ter o contato e o fabrico de obras de arte, sempre com a devido acompanhamento do Menestrel  da arte da madeira em Aurora- Gil Chagas.

No ano de 1977 por convite de Sua Excia Bispo Diocesano do Crato Dom Vicente de Araujo, a construção de seu trono episcopal em madeira, com desenvoltura o escultor e lutier Gil Chagas construiu a relíquia Religiosa na Movelaria Irmãos Rola na Rua Ratisbona na cidade de Crato – Ceará.

No ano de 2008 fez sua primeira exposição de arte em madeira na cidade de Crato (CE), por ocasião da EXPOCRATO, que foi toda patrocinada pelo comerciante, humanista, o Ingazeirense -Santino Roberto.

No ano de 2009 fez sua primeira exposição em madeira na capital alencarina no parque de Exposição localizado  na Rua Bezerra de Menezes.

No ano de 2011, visitou o seu ateliê, localizado no bairro Araçá na cidade de Aurora (CE); o professor Luiz Domingos de Luna que, juntamente com o menestrel das artes no Ceará o Prof. Gilmar de Carvalho, em reunião, ficou determinado que apartir daquela data o Gil  Chagas passaria também, a esculpir, trabalhar e  divulgar a Rabeca como o símbolo do Nordeste.

Na data de hoje, estiveram  no Ateliê do Gil Chagas as  alunas do Colégio Paroquial Rytinha Tavares e Naiely Lima para uma entrevista sobre os trabalhos em madeira do  artista plástico de Aurora, Gil Chagas.

Da Sala de Redação do Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Aurora(CE) Tel: 88 35433903 Email: monsenhorvicente@escola.ce.gov.br



Nenhum comentário: