quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PEÇA TEATRAL - AURORA NA REDE GLOBO.

ÚLTIMA CEIA 33 ANOS - 18 DE DEZEMBRO,2014.
ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONS.  VICENTE BEZERRA
RUA CEL JOSÉ LEITE, BAIRRO ARAÇÁ, AURORA-CEARÁ, CEP: 63.360.000
PEÇA TEATRAL: AURORA NA REDE GLOBO AUTOR: LUIZ DOMINGOS DE LUNA.COMEMORAÇÕES DOS 40 ANOS DA REDE GLOBO.
SEMANA DE ARTE CULTURAL DO MONSENHOR.
Tel:  88 3543 3903. Email: monsenhorvicente@escola.ce.gov.br
 TEATRO MODERNO, SÉTIMA ARTE, CENÁRIO ÚNICO 

PEÇA TEATRAL: AURORA NA REDE GLOBO.

PAULO; - Eu não entendi, porque esta Escola resolveu homenagear os 40 anos da Rede Globo de Televisão?
PATY - O Que a Rede Globo de Televisão fez por nós? Somente por é rica, importante, poderosa?   - (Ta na cara que é pura babação...)
PAULO - Eu não conheço nada nesta Escola que tenha tido pelo menos o incentivo da Rede Globo.
PEDRO - Minha gente... Meus colegas, quanta ingenuidade! Eu posso provar milhares de contribuições da Rede Globo em Aurora ?
PATY  - Eu não conheço nenhuma.
PAULO– Pedro, você que é sabichão diga pelo menos uma contribuição da  Rede Globo em Aurora ?
Pedro - Em qual campo?
PAULO - No Artístico
Pedro, - Quem é Geraldo Simplício, senão um dos maiores escultores em madeira e barrancos de terra do Brasil, - quem não conhece o jardim NEGO em Nova Friburgo no Rio de Janeiro? – Ponto turístico que consta no guia Turístico de Nova Friburgo. (Querem mais?)
PATY     O que é que NEGO tem a ver com a Rede Globo de Televisão?
PEDRO- Minha querida, Nego era um artista plástico desconhecido, depois que ele apareceu no programa da Rede Globo- Fantástico - ai sim, o nosso NEGO ficou sendo conhecido nacional e internacionalmente, Graças a Rede Globo de Televisão, pois não fosse a Rede Globo, NEGO não era conhecido nem no Ceará. (Minha querida não faz nem um mês que NEGO se apresentou no programa do Faustão, o que era aquilo? senão a representação viva dos nossos valores artísticos e culturais inspiradas em Aurora?
PAULO - Pedro pegou este exemplo, mas garanto que não existe outro, além do mais, NEGO sempre foi um artista, é obrigação de a Rede Globo defender a cultura nacional.
PAULO, Não existe outro Paty, pode acreditar
PEDRO Não existe? Existem Milhares, vocês são que não conhecem a história de Aurora, quem não conhece o Ingazeirense de Aurora Aldemir Martins, /// ganhando prêmios da importância como os de melhor desenhista da Bienal de São Paulo, em 1955 (melhor desenhista,) e da Bienal de Veneza, no ano seguinte, ou ainda um prêmio de formação do Salão Nacional de Arte Moderna de
1959, graças ao qual passou dois anos *na Itália* **///
PATY -O Que  é que o Ademir Martins tem a ver com  a Rede Globo de Televisão
PEDRO - Tudo
PATY – Como Assim?
PEDRO - Se a Rede Globo não tivesse caído em cima de suas obras, divulgando-as entrevistando-o e valorizando-o, como hoje ainda valoriza, ele Jamais seria o que é, aliás, já tinha voltado para Ingazeiras e nunca seria um artista de renome internacional.
PATY - Agora,  Pedro deu para babar a Globo e os filhos ilustres de Aurora.
PAULO-Você não entendeu Pedro, - nós queremos saber o que Rede Globo fez por esta escola ( Nossa escola ) entendeu agora, - Pedro ?
PATY - Eu  garanto que a Globo não fez nada.
PAULO -Se não fez nada por uma escola que tem 77 anos,  quanto mais pelas outras de Aurora, que são bem mais novas.
Paty -Rá, rá, rá, quem muito baba muito rala !!!!!
PEDRO – Quem educou os adultos de Aurora todos analfabetos em quase sua totalidade.
PAULO-  As nossas Escolas Públicas com o apoio do Estado do Ceará.
PATY – O Sabichão agora caiu como um patinho, quem manda ser babão.
PEDRO -  Vocês sabem  quem financiou o programa  Telecurso 2.000, responsável pela diminuição do analfabetismo em Aurora, onde, muitos destes jovens já estão cursando universidade ou no campo de trabalho. Assim também como uma grande quantidade de adultos.
PAULO - Foi o governo Federal?
PEDRO não.
PATY Neste caso então foi o governo estadual
PEDRO Também não
PAULO  - Ah, já tinha esquecido, foi o governo municipal
PEDRO – não, não e não
PATY  - Se você sabe, diga quem foi ?
PEDRO -  Foi a Fundação Roberto Marinho que teve a coragem de acabar com o analfabetismo em Aurora com o Programa Tempo de Avançar do Ensino Fundamental e Médio.
PATY - Pedro você tem razão, mas é bom lembrar que quando o Doutor Roberto Marinho Morreu a primeira coisa que fizeram foi acabar com este curso nesta escola, inclusive eu conheço um professor que não ensina no Telecurso 2.000 e não ensina mais, pois o TELECURSO sumiu.
PAULO - Foi só o Dr. Roberto Marinho Morrer e o TELECURSO morreu junto com ele em Aurora.
PEDRO - Minha gente, meus colegas, vocês me decepcionam, A Fundação Roberto Marinho, não tem nada a ver com a morte do DR. Roberto Marinho
PATY -  Mas que o TELECUSO 2000 acabou nesta escola, isto é um fato.
PEDRO - O TELECURSO 2000,  Como o próprio nome diz era para funcionar somente no ano 2.000 e em aurora funcionou  3 anos vocês acham pouco ?
PATY/PAULO – Sim Achamos muito pouco, E daí, sem o Dr Roberto quem garante que haverá investimento na Educação Brasileira. – tudo pode se acabar, e, você, ficará conhecido como o otário  da babação da Globo rá rá, rá
PEDRO  -  Vocês precisam ler mais, primeiro,  o Dr Roberto sofreu o  desenlace carnal, mas continua vivo na história do  mundo. ( vivíssimo )
PATY   - Como assim ?
PEDRO  -  Vocês não leram o Projeto Memória, da Rede Globo, resgatando os fragmentos da história brasileira, através da publicação dos 30 anos do Jornal Nacional,  e agora com a publicação do livro Roberto Marinho escrito pelo Jornalista Pedro Bial e mais recentemente as festividades alusivas ao 40 anos da Rede Globo humanizando o Brasil.
PAULO -  Eu conheço um professor desta escola que está escrevendo  a Árvore Genealógica das Famílias Luna Marinho e Falcão e não teve nenhuma ajuda da Rede Globo no sentido de fornecer informações para a conclusão da Árvore Genealógica.
PEDRO -  Você tem certeza de que a Rede Globo não está ajudando neste projeto ?
PAULO - Não tenho, mas vou me informar com o professor
PATY -  Paulo deixa de ser tolo eu conheço perfeitamente o professor, sou amiga dele e posso assegurar que suas obras: DEUS DA MESSE,   -, nunca foi  publicada e talvez nunca seja.
PEDRO-  Mas o livro Reflexões Poéticas foi publicado e está com edição esgotada.
PAULO – Quem Patrocinou?
PATY - A Diocese de Cajazeiras na pessoa de Dom Zacarias Rolim e a Paróquia de Aurora na pessoa do Padre Francisco França.
PAULO – Por que o professor não pede a Rede Globo ?
PEDRO  - Que isso minha gente, como a Globo vai patrocinar um livro, cujo autor denigre a imagem da televisão brasileira, chamado-a de demolidora  da cultura e dos costumes regionais ? – na peça teatral a Beradeira -
PATY -  Paulo, o PEDRO tem razão, aquela Peça Teatral a Beradeira bota pra lascar na Televisão, eu mesma achei muito pesada,
PAULO  -Vamos pedir para o professor mudar o texto
PATY - Vamos...
PEDRO-  Quer isso minha gente, vocês estão querendo fazer igualmente  O Governo Federal que quer criar um conselho de notáveis parra cercear o direito constitucional da liberdade de imprensa, vocês querem a ditadura de volta.
PATY -  Paulo, Foi um golpe militar onde um cearense sem votos tomou o poder pela força da baioneta e amordaçou a imprensa.   de 1964 a 1985 o Brasil só falava e  escrevia o que os militares queriam.
PAULO -  E o que foi que a Globo fez?
PEDRO - Se alinhou com à cabeça chata, para evitar que ele fizesse besteira maior, enquanto elaborava um plano de distensão do AI 5  e procurando conscientizar estes coronéis a  deixarem o poder  para os civis.
PATY-  A Rede Globo Consegui?
PEDRO-  Claro que conseguiu
PAULO Demorou quanto tempo ?
PATY - 20 anos - não é muito tempo Pedro? 
PEDRO - É mais vocês sabem que cearense tem cabeça chata
PAULO- Você está dizendo que foi a Rede Globo que entregou o poder aos civis
PEDRO-  Isso mesmo, quem  apoiou a candidatura até os eixo de Fernando Collor de Melo e quem disse que ele era o caçador de Marajás, chegando a ser o primeiro presidente civil depois do golpe do Cearense da cabeça chata.
PATY – Pedro agora deu para bajular um presidente que foi colocado fora pelo Supremo Tribunal Federal por corrupção? Isto não vale.
PEDRO - Vale sim, pois quando a Rede Globo descobriu que ele estava compartilhando com a corrupção nestes pais, ela foi a primeira a denunciar e apoiar Pedro Collor no dossiê da corrupção. Além do mais, como diz Dom Paulo Evaristo Arns:  Brasil: ( ditadura ) nunca mais !
PATY - Com relação a democracia, tudo bem , mas temos que ter cuidado, pois tem muito pijamão querendo cercear a liberdade imprensa neste país
PAULO - Mas também temos a igreja na zona Urbana pronta para pintar a cara caso haja um retrocesso político
PATY-  E também tem a  Ordem Santa Cruz, - Penitentes- para levar os famosos fachos, caso haja um retrocesso político no meu Brasil.
PAULO - Paty, O Pedro está enrolando nossa conversa, pois o ponto central é o que a Rede Globo fez ou está fazendo  por  Aurora.
PEDRO -  A maior obra artística de Aurora foi feita pela Rede Globo, seus tolos
PAULO-  O Pedro deu agora para mentir.
PATY-  Pedro eu também acho que você está mentindo, prove que a Rede Globo fez a maior obra artística em Aurora.
PEDRO - Qual é a maior obra artística feita em Aurora ?
PATY -  Isto é fácil   a Última Ceia de Leonardo da Vinci no Altar Mor da Igreja matriz de Aurora.
PAULO- Que eu saiba quem esculpiu a última Ceia de Aurora foi o escultor aurorense Francisco José de Oliveira, conhecido como: (Franzé de Aurora)
PATY - O que a Rede Globo tem a ver com isso?
PEDRO - Quem organizou a comissão para arrecadar fundos para a construção da  Ultima Ceia em Aurora
PATY - Isso é fácil, foi o Padre Francisco França ( PE França ) e  o Dr. Sebastião Alves Pereira Filho  ( Dr. Bastim )
PAULO  - O que é que Dr. Bastim e  Padre França tem a ver com a Rede Globo ?
PEDRO - Vocês conhecem a lista dos benfeitores que contribuíram para a construção do Altar Mor da Igreja Matriz  todo em mármore, o Piano e A Santa Ceia.
PATY - Não
PAULO- Eu nunca vi esta lista
PEDRO  - Meus amiguinhos, eu não só vi a lista como conversei com eles
PATY - Quem eram eles ??
PEDRO -  Edilmar Norões, Lúcio Brasileiro, Neno Cavalcante, e toda a equipe da TV. Verdes Mares, afiliada da Rede Globo.
PATY - Agora sim, eu entendi que realmente a Rede Globo merece  uma semana de comemoração pela passagem dos seu 40 anos.
PAULO          Pelo que eu entendi a Rede Globo faz sem se mostrar e mostra quando já fez.

Esta peça teatral é toda baseada em fatos reais, comprobatórios, não havendo nenhuma maquilagem por parte do autor.
Nesta peça foram criados somente os nomes dos atores.
Esta Peça Teatral somente  vai ser exibida, graças ao empenho do Diretor   desta Escola, Professor Vicente Luna de Alencar  Diretor Geral deste educandário que, tem feito o máximo para a realização desta Semana Cultural em homenagem pela passagem dos 40 anos da Rede Globo de Televisão. 
Atenciosamente, 
Luiz Domingos de Luna,
        Professor
Aurora-Ce; 13 de  dezembro, 2004.


Nenhum comentário: