quarta-feira, 5 de novembro de 2014

PEÇA TEATRAL - AURORA NASCEU DE UMA FAZENDA-

TELA: AURORA EM 1883 - ENOQUE PINTOR, FONTE BLOG DE AURORA.
 ESCOLA DE ENSINO FUNDAMNETAL E MÉDIO
MONSENHOR VICENTE BEZERRA
RUA CEL JOSÉ LEITE S/N BAIRRO ARAÇÁ
FONE  0XX88 35433903 AURORA CEARÁ
E-MAIL monsenhorvicente@escola.ce.gov.br 
PEÇA TEATRAL: AURORA NASCEU DE UMA  FAZENDA GRUPO DE TEATRO: LUZES DA RIBALTA: SÉTIMA ARTE, COM NARRADOR.     TEATRO MODERNO  CENÁRIO:  ÚNICO,  AUTORES:  LUIZ DOMINGOS DE LUNA E GABRIELA TORRES DE LUNA.

 AURORA NASCEU DE UMA  FAZENDA

  
ROMÃO: Um Velho  que  organiza as cadeiras e a mesa
CORONEL XAVIER: Bom Dia  seu Romão!
ROMÃO : O Coroné no meu rancho, o que está acontecendo, a quem devo tanta honra ?
CORONEL XAVIER: Na verdade seu Romão eu estou querendo uma bicada de cachaça.
ROMÃO E o coroné bebe ?
CORONEL XAVIER: É que lá em  casa ultimamente  a coisa num tá boa,não, pois Maria, minha esposa, anda muito desconfiada das minhas viagens ao Crato.
ROMÃO: Oxente Coroné, e vossa mercê num vai ao Crato para a casa de sua cunhada num é para abastecer os burros, com farinha de mandioca  e rapadura?
CORONEL XAVIER:  É que eu dei um presentinho para  a sobrinha dela Auroinha, uma garotinha de 15 anos, considero a menina também como minha sobrinha, mas Maria incafifou  que nunca tinha recebido um colar de ouro , e agora ela tá querendo um do mesmo jeito. Num sei o que é que vou fazer, pois o colar foi lembrança da minha querida mãe.
ROMÃO: Mas coroné, o senhor é um homi tão sabido , como foi que vossa  mercê deu um colar justamente a essa menina, por quê coroné ?
CORONEL XAVIER: Romão pode tirar suas malícias, o negócio é o seguinte: toda vida que eu vou ao Crato, minha cunhada está no serviço, quem me recebe é Auroinha  a menina é fina, jeitosa, delicada com o coroné eu  fiz apenas uma retribuição a tanta bondade, você precisa conhecer Romão? Ai você com certeza vai me dar razão?
SEVERINO: (ENTRA NO RANCHO)  Coroné, o comboio já está pronto, quando Vossa Mercê quiser ir pro Crato tá tudo no jeito.
CORONEL XAVIER Romão até mais logo
ROMÃO: Boa viagem coroné.
MESTRE BENEDITO Romão, você viu o Coronel Xavier ?
ROMÃO: Ele saiu daqui, ha pouco tempo, pelo jeito, ia para o Crato, pois Severino disse que o comboio já tava pronto.
MESTRE BENEDITO:  Romão ,a bocas pequenas aqui no arraiá, tão dizendo que o coroné, tá  se vestino de roupas de gran fino, uma conversa bonita, uma pisada firme, uma fala fogosa, e  Marieta de Chico Bento tá de língua solta dizendo que o sobrinho dela Zezim, tinha visto o coroné de agrado com uma menina no Crato. A conversa que corre é que a menina é muito bunita tem os olhos verdes, cintura fina, o corpo todo escupido.  D. Maria que se cuide.
 ROMÃO:   Prá falar a verdade eu não acredito muito não, primeiro este Arraiá  é e o reduto dos fuxiqueiros do cariri, segundo pruque o Coroné me dixe que essa menina e sobrinha de Maria sua muié.
ZECA E NOR:  Entra no bar e pede uma bebida (cachaça) ZECA diz  para NOR, -NOR eu ouvi dizer que o Pe. Tonho Leite vai construir um sobrado pro o coroné e um oratório pra nós ?
NOR  O que diacho é um um sobrado  homi ?
ZECA: Que isso homi, nos tamos no ano de 1831 e tu num sabe o que é um sobrado.
NOR  lá sei o que é icho homi !
ZECA pra falar a verdade eu também não sei não, mas tão dizendo que lá em Trairi, o padre tá muito rico, quem sabe se num é um casarão daqueles dos donos de engenhos de Barbalha
NOR: È o padre deve gostar muito do coroné
ZECA: Ou da sobrinha Maria, na verdade dona Maria é muito resadeira
NOR: Eu acho que  o coroné não gosta muito de dona Maria, não!
ZECA Pruque homi tu ta dizeno isto ?
NOR:  O coroné passa a vida no mundo quase não vem pro Arraiá
ZECA: Mas homi num é o trabaio dele,
NOR:   Sei não, quando o povo fala, ou foi, ou é, ou tá pra ser
ROMÃO:     Eu acho mior vocês caçar outra conversa, pois  o Arraiá ta cheio que o coroné está de causo com uma menina  do Crato eu sei que ela é sobrinha de dona Maria mais já fizeram um fuzuê na conversa que eu já num tô entendeno é mais nada.
ZECA: Eu sabia que o Aracatizeiro, num gostava de D, Maria não, ele tava atrás era do dinheiro dela, quem num sabe que aqui quem manda neste arraiá é os Leite ? -O coroné né besta não ? casou logo com uma Leitona sobrinha do dono dessas terras, e nós feito besta num arruma nada, o coroné é quem tá certo.
NOR: Num diga nada não, tu passa o dia tomando pinga e se banhando no rio saigado tu queria arranjar o que ?
ZECA: Deixa de ser tolo homi quem deu o comboio ao coroné foi O Pai de D. Maria,  Davi Cardoso
-Esse negócio  de se dizer que é coroné, eu acho que foi o coroné mermo que inventou, pela cabeça dele, para inganar a família de D Maria, prá que seive um coroné que não tem nada, um pé rapado do Aracati.
NOR: Realmente quando o coroné chegou a este arraiá ele  inventou um negócio de uma herança, que era muito rico e essa herança nunca apareceu.
ZECA: E nem vai aparecer, ele queria era pegar a besta pegou, agora com a sua lábia vai enrrolar o Padre  Tonho Leite.
O CORONÉ RETORNA AO ARRAIÁ

CORONÉ ENTRA NO  RANCHO DE ROMÃO

ZECA: É só falar na onça que ela aparece
CORONÉ:    Zeca e Nor,  eu estava querendo falar com vocês mesmo,
ZECA E NOR:   Pois não Coroné, o que está acontecendo?
CORONÉ:  Eu estou acabando de chegar do Crato, tô precisando de homens para construir o oratório de reverendíssimo Padre Antônio Leite de Oliveira e uma casa de fazenda para receber o padre e  os seminaristas de fortaleza quando vierem para as missões em Missão Velha.
ZECA: o Coroné vai fazer primeiro o Oratório ou a Casa Grande?
CORONÉ Eu estou pensando em começar primeiro o sobrado, o padre tá querendo  pregar aqui na região, eu faço questão que o Padre Antonio Leite e Padre Cicero Romão Batista fique a vontade em minha casa, num quero ninguém perturbando eles ,nem falte nada para o tio de Maria minha esposa, entenderam. O Seminário são José no Crato tá uma beleza, e nós  os coroné da região vamos trabalhar para  valer para terminar o Seminãrio do Crato, eu mesmo já falei com o padre Quintino do Crato e disse que ele pode contar comigo, eu  mesmo vou dar uma semana de serviço lá vou junto com a tropa de joazeiro, o padre Cícero já está  organizando o adjunto dos coronéis do cariri a gente reza de noite e trabalha de dia  é  assim que nós vamos trabalhar.
NOR. Coroné o senhor vai dar uma semana de serviço a padre Quintino do Crato ?
CORONÉ   Eu vou trabalhar  sete dias para  o padre Quintino, mas eu vou mesmo, é no adjunto de Padim Cícero  do joazeiro.
MARIA   ao lado de um cruzeiro, diz Bilalo venha aqui e -  Bilalo, entre ai no rancho de seu Romão e se o Coronel estiver lá diga que eu quero falar com ele.
BILALO   Bilalo entra no  rancho e diz Coroné , Coroné dona Maria está ai fora querendo falar com v.mercê
CORONEL maria minha esposa ?
BILALO   sim, coroné maria sua muié
CORONEL   vou agora mesmo
MARIA   é bunito mesmo  xavier, tu passa uma semana no Crato vem pro arraiá beber cachaça com os coiteiros e eu feita uma besta esperando tu para jantar comigo
CORONEL Que isso! Maria eu estou é atrás de  pedreiros para fazer o nosso sobrado pode acreditar o cimento está no comboio,
MARIA que estória e essa que  creuza ta dizendo,  que tu vai  passar uma semana no Crato, nem  acabou de chegar e já quer voltar Xavier as coisa num tá errado não.
CORONEL   história não é bem assim eu já vi, que o fuchico tomou conta deste arraial, meu padim ciço do juazeiro, vai juntar os coronéis da região para dar uma semana de serviço na construção do seminário do Crato
MARIA  tu vai né xavier, pois tu sabe se tu não for tio Antonio Leite vai ficar com raiva de nós
CORONÉ não se preocupe Maria  eu vou com certeza e a noite e vou dormir na casa de minha cunhada no Crato não se preocupe, vai da tudo certo e seu tio vai sentir orgulho de nõs.
MARIA  você ta muito é do certo  homi de Deus
CORONÉ  o que eu não faço para agradar a minha Maria
MARIA já me vou, vá logo homi pro rancho caçar os pedreiro.
CORONÉ  Volta ao rancho e pede  a Romão que precisa falar com o Mestre Benedito.
MESTRE BENEDITO, pronto Coroné, as suas ordens
CORONEL grande mestre baino sente comigo preciso de  uma ajudinha do grande amigo
MESTRE BENEDITO o que está acontecendo, o Coronel  está tão alegre
CORONEL no próximo mês de setembro vou iniciar a construção do meu sobrado eu queria  que você fosse meu mestre de obra.
MESTRE BENEDITO Mas Coroné, isso não é nenhuma ajuda isto é um prazer para mim, farei seu sobrado com todo prazer.
CORONÉ é por isso que eu gosto dos baianos povo disposto para servir quem está precisando é um povo que chega na hora certa.
 MESTRE BENEDITO o coroné sabe que sempre pode contar com o amigo
CORONÉ sei perfeitamente  Bené  o negocio é o seguinte  eu nessa andanças  pro Crato, vivia de sol a sol nas estradas, todo dolorido o espiaço quebrado, o cansaço pesado,. sem ter uma custela para me esquentar, Maria minha é muito dura, a mulher num leva jeito no trato, eu fiquei sozim,  e abandonado ,a minha sorte  foi auroinha,  uma pedra preciosa, uma rosa perfumada, uma menina jeitosa, sabe sarar a dor do coroné, a menina tem uma voz harmoniosa, sabe levar a coisa como o balança da palmeira, eu tava mei duvidoso, os pensamento meio preocupado com os Leite do Arraiá é um povo muito misseiro, a familia de maria é cheia de padre, mas a tentação foi grande, a cabrita sabe fazer o dengo na hora certa, e ai nós cruzemo o mundo.
MESTRE BENEDITO o senhor buliu com a sobrinha de Maria?
CORONÉ o nosso causo já tá velho que num tem mais nem graça
MESTRE BENEDITO e agora o que o coroné vai fazer ?
CORONÉ eu tava pensando em começar a gastar o dinhero, que juntei se não, vai é mofar.
MESTRE BENEDITO num tô entendendo nada coroné !
CORONÉ é se eu encontrasse um grande amigo aqui no arraiá para ser o tutor de aurorinha e pessoa de minha confiança eu ia dividir um bucado de coisa prá esse fiel amigo.
MESTRE BENEDITO  o sr quer trazer aurorinha pro arraiá
CORONEL eu tava pensando em fugir com auroinha pro arraiá para casa de um grande amigo
MESTRE BENEDITO Mas dá certo coroné e a lingua do povo e a valentia de D .Maria. e a família dela o que  não vai dizer coroné ? Vamos pensar direito
CORONÉ já pensei nisso tudo, o negocio é o seguinte,    você mora sozinho, é um homem de reza forte , a minina fica os primeiro dias em sua casa você arranja uma desculpa boa e a ai  eu vou lhe pagando dobrado pela construção do sobrado e a tutela de aurorinha mestre benedito, pra tudo se dá um jeito, só num tem jeito pra morte.

CORONÉ   Romão peça a Nor que avise a Maria que estou indo ao Crato, para os trabalhos do Seminário no Crato, estou indo me juntar ao adjunto do padim ciço no juazeiro do norte.
 NARRADOR   O   Coronel passa uma semana no Crato, não pisa na construção do seminário passa uma semana farrando com auroinha na orgia pesada do Crato e após uma semana retorna, com o comboio trazendo auroinha na lua da cela e a noite bate na casa do mestre benedito, e este rapidamente esconde a menina ( no momento ninguém fica sabendo no arraiá sobre este epispódio).
 RANCHO///  ZECA E NOR --Seu Romão nós passamos hoje pela manhã na casa do Mestre Benedito para saber da construção do sobrado e nós vimos uma moça bunitona deitada na sala de fora, que mulherão, seu Romão sabe quem é ?
 ROMÃO  Eu num tô sabendo de nada, vai ver que é alguma conhecida do Mestre Benedito uma parenta talvez ?
 ZECA   mais a menina é branca alva, corpo bem torneado e olhos verdes, pra ser parenta do Mestre Benedito é mei difícil
NOR  a questão tá fácil de resolver pois zezin sobrinho de maria de chico bento tá no arraiá  e só pedir para ele dizer se a manina é a mesma que ele viu no crato de agrado com o Coroné.
ZEZIM entra no bar, NOR e ZECA chama zezim e diz zezim  vamos beber com a gente nós estava querendo lhe ver mesmo.
ZEZIM o que está acontecendo ?
ZECA E NOR- Zeca fala - é que nós fumo hoje de manhã na casa de Mestre Benedito e vimo um mulherão esparramada na rede, um mulherão de bandeja, nós tamos desconfiado, nunca vimo um mulheradsço desse noarraiá nos tamos achando que ai tem coisa,
ZEZIM num é que eu também foi pedir uma vaga de servente ao Mestre Benedito e vi também esse mulherão, minha vista chega ficou cheia o pensamento bateu logo na veia da poesia, deu vontade ate de cantar uma tuada.
ZECA E NOR  tu já tinha visto esta mulher antes homi ?
ZEZIM quando eu passei um mês na cassa de Tia joana, irmã de Maria de chico Bento, no Crato, eu vi o coroné aqui do arraiá de agrado com uma menina eu achei a menina muito parecida com a menina do Crato, se num for ela, deve ser sua irmã gêmea.
NOR o negocio agora enrolou pois  o arraiá tá cheio que o padre tonho leite tá vindo de Trairi fazer uma missão aqui no Arraiá o coroné tá é pebado.
ZECA você tá  é engando a conversa que rola é que o padre chegou hoje bem cedim, zuca  até me diche que o coroné ia matar um garote   e fazer uma festa bem grande, banda cabaçá e tudo para festejar a chegada do  tio de dona Maria
NISTO AUROINHA ENTRA NO RANCHO

SEU ROMÃO FICA ENCANTANDO, senhorita fique a vontade deseja beber alguma coisa,
AUROINHA uma pinga das fortes com limão, hoje eu to meia arrenegada  vim acabar com a paz neste arraiá, o desmantelo vai começar já, já,   vim derrubar a hipocrisia deste deste lugar. O negocio  é o seguinte mexeu comigo pode esperar a chibatada, que eu boto pra lascar
ROMÃO sinhá qual é a sua graça posso saber o que está acontecendo com a senhorita,    -sinhá que tanta valentia e esta?
Arorinha meu nome é aurora, conhecida como auroinha, sou amasiada com o coronel xavier de sousa, tô cansada de viver como a outra, quero conhecer a tia maria de perto, vou dizer a verdade a ela que  faço vida com o marido dela, ele é meu e ninguém toma, tõ amancebada com o coronel e isso não é da conta de ninguém, quando eu me entreguei a ele  é porque eu sabia que essa questão quem vai resolver sou eu doa a quem doer,
NARRADOR   O menino CHIALO, que estava atrás da porta, sai de fininho e vai contar o epísódio a dona maria, a sorte e que o padre Antonio Leite estava confessando dona Vicença e não escutou a historia, dona- Maria fica enfurecida e parte imediatamente para o rancho de seu Romão para tomar satisfação com auroinha, esqueceu tudo ficou cega de raiva.
MARIA   Romão cadê a a valentona, que disse que esta amancebada com o meu marido.
AURORA, valentona eu não sei mas de cama melhor do que eu não tem
MARIA  oxente minia, e tu num é filha de Beatriz minha irmã
AURORA todimha, sem faltar um pedaço filha única e protegida pela minha família.
MARIA você tá sabendo que o padre Antonio Leite esta aqui no arraiá, você num vai visitar ?
AURORA  ele está aonde ?
MARIA no meu sobrado, mas lembre-se que eu vou falar com Beatriz que você anda com umas piadas muito pesada comigo. Como é que você vem pro meu Arraiá, num pisa em minha casa
AURORA  eu não fui  pra lá porque quem devia ser a dona da casa era eu
MARIA  você é muito    é  da atrevida moleca
AURORA  a verdade é o seguinte a senhora fica com o sobrado que eu fico com o coronel  só para mim.
MARIA  encolerizada avança sobre aurorinha,
ROMÃO ( puxa rapidamente D. . Maria)  a senhora é uma mulher tão rezadeira  é o e retrato  da paz neste Arraiá, que exemplo a senhora  está dando para seus familiares, deixe disto logo, pense, seu tio, padre Antônio Leite está  fazendo as missões aqui no Arraiá, como ele não vai ficar, sabendo que está pregando a paz e harmonia nas família e a família dele pegando fogo nas barbas dele é um desaforo grande D. Maria
AURORA quando eu me perdi eu tinha apenas quinze anos, quem me fez mulher foi o coronel, ele foi quem fez minha vida desta maneira, por que a senhora não vai tomar satisfação com ele.
MARIA  Eu conheço meu esposo, e tenho certeza que foi você , com esse seu jeito de rapariga,  que seduziu meu marido,
AURORA   rá  rá rá  você   além de ignorante é burra  mesmo , como e que uma moça de 15 anos seduz um homem de 40 anos, além do mais eu era moça virgem, se eu tivesse de seduzir eu iria seduzir os garotos de minha idade, garotões musculosos charmosos sedutores e não um  homem alem que além de já está na meia idade ainda por cima casado com uma idiota  com você.

ENTRADA DO PADRE ANTONIO LEITE DE OLIVEIRA NO RANCHO
PADRE  Nas minhas confissões, nesta missão que Dom Joaquim Vieira me confiou aqui na minha região, foi surpreendido, por um fiel, que me disse que estava  acontecendo um um bate boca envolvendo meus familiares aqui no rancho do Romão.
ROMAO  num tá acontecendo nada não  padre Antonio, vai ver que foi algum fuchiquerio que inventou esta estória, para atrapalhar a sua missão
AURORA  Tá acontecendo sim Tio Antonio Leite é que o coronel me desonrou e além do mais quer desonrar o nome de nossa família e tia Maria tá do lado dele, ele só valoriza  a família  do coronel lá do Aracati, ela quer pisar na nossa família, tio Antônio
PADRE Maria que historia é essa de deixar os leite para, apoiar os Xavier do Aracati ?
MARIA  Que é isso tio Antonio, eu sou Leite e defendo os Leite  até o fim de minha vida.
PADRE  Eu não quero confusão no meu Arraiá, principalmente na minha família e além do mais o bispo está me  nomeando vigário geral da capital, vamos encerrar este caso agora, a partir de hoje vai ser assim, da estrada do almocreve prás bandas de Missão Velha,  que manda e a filha de Beatriz, aurorinha, e da estrada o almocreve para as bandas de Lavras quem manda é Maria. E que o caso fique encerrado.
AUROINHA se aproxima e diz   , titio muito obrigado, apartir de hoje eu lhe prometo que na minha parte  vou construir uma capela bem bonita para o senhor cantar as missas,
MARIA  Titio na minha banda vou construir uma capela bem bonita para quando o senhor vier para minha casa, tenha uma capela somente sua  eu já tenho o nome capela- Capela do Sr menino Deus-,
PADRE Maria eu não preciso de capela, quem precisa e´ o rebanho de   Deus e da igreja, só peço uma coisa a  vocês duas  que  quem já pulou a cerca não pule mais e quem ainda não pulou, se segure no ambão da divisa, nada de pulamento de cerca, agora quem quiser trazer a juventude para rezar  eu ficarei muito satisfeito a igreja precisa de jovens talentosos.
AURORA    Tio Antônio pode deixar que a juventude eu sei como trabalhar e levar para a igreja  essa também é minha parte
PADRE  vocês duas  vão em paz,  mas lembrem-se de cumprir as promessas que fizeram  a mim a a igreja Romana..
AURORA – Viva são Benedito meu santo de devoção
Todos  viva!!!
Maria viva O menino  Deus do arraiá
Todos viva!!!!
AURORA
Viva o padre Antonio Leite, tio de Aurora, Também devota do menino |Deus
Todos viva!!!!!!



Nenhum comentário: