quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

ÚLTIMA CEIA 33 ANOS – A MAIOR OBRA DE ARTE SACRA DO CARIRI CEARENSE COM EXPOSIÇÃO PERMANENTE.

FOTO: ÚLTIMA CEIA 33 ANOS - 18 DE DEZEMBRO,2014.

É muito difícil, ou talvez impossível trazer de volta os Renascentistas de século XV da Europa para fazer a produção da arte, cultura, literatura, música.... Aos dias atuais, assim em hipótese de destruição desde patrimônio cultural e artístico, toda uma parte da história da arte mundial será  amputada.


Ainda no início da década de 1980, houve uma conjunção de forças para a construção da maior obra de Arte Sacra do Cariri Cearense que foi construída na Cidade portal da Região do Cariri – Aurora.


Uma obra desta envergadura, de tamanha beleza, grandeza artística, um monumento para quebrar os umbrais do tempo e do espaço teve sim, que ser bem projetada, pois o custo financeiro foi altíssimo, e mobilizou os melhores das mãos e mentes da arte pura em projeção.


O Projeto inicial foi feito por Padre Francisco França, que sabiamente passou para A Sra Terezinha Alves Pinto e seu Esposo Sebastião Alves Pereira Filho- Dr Bastim, na sequência os Filhos Willames Alves Pinto, Danúbio Alves Pinto e  que teve o apoio financeiro dos amigos de Aurora: Edilmar Norões, Neno Cavalcante, João Inácio Junior, Lucio Brasileiro. O escultor Francisco José de Oliveira,   Luiz Domingos de Luna, o menor no acompanhamento da Maior obra artística Sacra do Cariri cearense, que, nesta data completa 33 anos.


Praza Deus, vida longa para esta obra, e que os homens de boa vontade saibam preservar juntamente com todos aurorense, carirenses, cearenses, esta majestosa beleza de arte sacra na linda Região da Chapada do Araripe.


Luiz Domingos de Luna.   

Nenhum comentário: