quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

DIRETOR VICENTE LUNA DE ALENCAR PRESTA ENTREVISTA AO BLOG DA ESCOLA SOBRE ANO LETIVO,2015.

FOTO. DIRETOR VICENTE LUNA DE ALENCAR.
[R- Blog.] Professor Vicente Luna como se encontram os preparativos para mais um ano Letivo na Escola Monsenhor Vicente Bezerra ?

[P- Vicente Luna.] Como é do conhecimento de toda região da Chapada do Araripe, a Escola Monsenhor foi à pioneira na educação pública no cariri cearense, com fundação no dia 15 de março, 1927, assim  temos um legado, muito mais do que isto,  um trabalho de vanguarda, que  graças à integração de todos, a determinação de formar integralmente os nossos alunos, numa ponte contínua do conhecimento.

[R – Blog.] Como funciona esta ponte?

[P – Vicente Luna] O nosso Núcleo gestor, nunca se prendeu em funções tipicamente burocráticas, pelo contrário, nós sempre ilaçamos as necessidades sociais, bem como as aspirações educacionais ao projeto pedagógico da escola.

[R – Blog] Como assim Diretor?

[P- Vicente Luna.] A escola não se resume aos seus muros, pois nós atuamos no processo cultural, literário, social como um todo, pois participamos  de forma intensa nas comemorações das datas cívicas, nas festas juninas, no teatro, nos  fatos sociais, nos fenômenos sociais, enfim, hoje não dá para separar a escola da comunidade, não seria exagero de minha parte dizer que somos um bloco uno que  tem como terminal o conhecimento a  todos, de forma indistinta.

[R- Blog] – Como esta tarefa é realizada?

[P - Vicente Luna.] Na elaboração do projeto pedagógico, que no nosso caso especifico tem como condutora a professa Fabia é normativo, natural e comum a ligação umbilical entre escola e comunidade, e é neste bolo  de troca de informações, de debates, de rastreamento do tecido sociológico que vamos dando norte, prumo a uma educação comprometida com a realidade espacial e geográfica de todo o alunado.

[R- Blog.] No dia 15 de março, 2015 a Escola Monsenhor Vicente Bezerra completará 88 anos, podemos dizer  que a escola Monsenhor Vicente Bezerra é uma Escola Velha ou  uma velha Escola.

[P – Vicente Luna.] Não, pois a nossa proposta educacional não depende do tempo, eu diria a até, a cada ano que passa, nós ficamos mais novos, pois buscamos a nossa atualização nas novas tecnologias, nos novos ventos educacionais, ou  seja: não somos uma escola reacionária no tempo,  somos uma mente aberta aos novos desafios da sociedade, não somos dogmáticos, ou perenes em verdades eternas, pelo contrário, sabemos que a sociedade é dinâmica e procuramos sempre acompanhar os novos desafios com seriedade, com determinação, com garra, mas, sem o ranço  do coronelismo ou  do determinismo catastrófico dos fins, ou dos pessimistas de plantão,  acreditamos que nas parcerias com  as instituições, com  o poder publico municipal, no debate com  todas as artérias vivas da sociedade.

[R –Blog] – O Que caracteriza a Escola Monsenhor Vicente Bezerra ?

[P – Vicente Luna.]

a)  Entrosamento pleno da Equipe gestora
b)  A Escola é um refletor de civilidade ao bairro
c)  Escola como terminal das comunidade aurorenses
d)  A Escola como família- Família Monsenhor
e)  Ressocialização plena
f)  Apreço a heterogenia social
g) Aberta a novos desafios.


Um comentário:

Anônimo disse...

Na minha grata contribuição para com a Escola Monsenhor como professora e diretora, sempre vejo esta como um grande elo entre ela e comunidade e, especialmente para com a aprendizagem, o saber e a plena cidadania.
Profª Edvania Tavares