segunda-feira, 12 de março de 2012

PARABÉNS QUERIDO BAIRRO DO ARAÇÁ !!!!!!! PARABÉNS QUERIDA ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA !!!!!!! {85 ANOS }

                                                                      Luiz Domingos de Luna*




No tapete da existência, a humanidade ruma, numa estrada infinita, renovada a cada geração, a corrente da civilização, a cada etapa, uma porção de conhecimento, cera básica para a harmonização da convivência dos seres humanos no espaço tempo.

A Educação pressupõe aptidão, todo sociedade apta a educação, é uma sociedade desenvolvida, desde que, se entenda como aptidão, uma sede intelectual, uma motivação interna, uma vontade de dar o salto entre o conhecimento distante ao gosto de tê-lo aprisionado as equações dos já existentes, para que, já na intimidade do ser de cada um, a certeza de que estas novas equações, advindas do processo educacional, são luzes para a família, para a sociedade, para o mundo e para a vida.

Neste dia 15 de Março, 2012 – A Cidade de Aurora teve com certeza, na sua aurora boreal um raio luminoso especial, pois, é nesta data que nascia no retrocesso do tempo o primeiro Educandário das Escolas Públicas do Cariri Cearense, pela objetiva mágica da arte poética se pode afirmar assim: como Aurora é o presente do Rio Salgado, o querido bairro do Araçá é um presente da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, bem como A Escola Monsenhor Vicente Bezerra é um presente da via férrea. Vejo o Majestoso Bairro do Araçá, sorridente, feliz, gracioso, realizado e festivo, pois não mediu esforço para concentrar esta grandiosa casa de Educação no seu seio acolhedor.

Hoje não dá mais para separar o bairro Araçá da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, pois são colados na história, na educação, na grandeza de um povo hospitaleiro, que mais parece uma cidade, um canteiro de gente corajosa, um bairro populoso que cresce com o idealismo de  quem sempre acredita em dias melhores, em um futuro promissor e tem na sua intimidade a sua garbosa Escola Monsenhor Vicente Bezerra  a fortaleza de uma comunidade que sabe, que luta, que tem a tenacidade de saborear uma historia linda, feita por uma força de raios brilhantes, imatantados, unidos,colados, o sorriso maravilhoso de um pai a contemplar a beleza do filho, o sorriso do filho a contemplar a grandeza do pai, unidos para sempre,   laço de civilidade, amor pleno, virtudes, e de serviços ao bem estar de todos aurorenses

Bairro Araçá e Escola Monsenhor Vicente Bezerra, almas gêmeas, neste dia 15 de março a soluçar a grandeza do amor intenso, verdadeiro, fabricado no cuidado, no zelo e na beleza de se viver plenamente a graça de poder existir, como uma árvore bela, a brisa de poder dar o exemplo de lealdade, compromisso, seriedade, e fazer a história majestosa que encanta deste os poetas, escritores, gente humilde, alunos, professores, comerciantes, donas de casa, agricultores, juventude, adultos; enfim, toda a heterogenia social a cantar parabéns bem alto e,  em alto tom, Parabéns  Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Parabéns Querido Bairro do Araçá!!!

(*) Professor da Escola de Ensino  Fundamental e Médio  Monsenhor Vicente  Bezerra

15 comentários:

José Cícero disse...

Quase uma literal canção de amor dedicada ao histórico educandário Monsenhor. Eis como vejo e sinto este artigo primoroso(como muitos da lavra dominguiniana) encetados na net e neste Blog pelo meu amigo, irmão e camarada De Luna. E, como esta singela homenagem literária também se estende ao nosso Araçá, eu, igualmente me rendo fazendo coro com este articulista que muito admiro e aprecio - o prof. Luiz Domingos - um cara cuja missão de vida parece ser mesmo a cultura, a história, assim como todas as coisas ligadas à arte em geral e tudo o mais que no aspecto pensamental constróem futuro e cidadania. Parábens grande mestre! Que Allá o proteja e ilumine para o todo e sempre...
José Cícero -
Sec. de Cultura
Aurora - CE
www.sewculteaurora.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

DePaulaCioffi disse...

Mais uma vez Caro Professor Luiz Domingos, estou surpresa da sua dedicação...Parabèns a você... parabèns ao Bairro Araçà..parabèns a minha querida ex Escola Monsenhor Vicente Bezerra, sou orgulhosa de fazer parte dos seus ex-alunos.

POESIAS LITERÁRIAS DE LUIZ DOMINGOS DE LUNA. disse...

PARABÉNS AO “MONSENHOR” NO BAIRRO ARAÇÁ
(AURORA – CEARÁ)

O artigo do Professor LUIZ DOMINGOS DE LUNA, um Intelectual em Aurora, faz uma ligação estreita e direta entre a ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO MONSENHOR VICENTE BEZERRA e o BAIRRO ARAÇÁ. Antes, porém, amparado em suas pesquisas históricas e no uso de sua magia poética, nos brinda com a sequenciada e evolutiva informação que associa Aurora como presente do Rio Salgado, o Bairro Araçá como presente da Escola Monsenhor e esta por sua vez, decorrente da existência anterior da Via Férrea.
Em outra produção intelectual, também seguindo a trilha da história, já fazia registrar que no dia 15 de março de 1956, por ato do então Governador do Estado, a “Escolas Reunidas da Vila Aurora” era elevada à categoria de Grupo Escolar Monsenhor Vicente Bezerra, denominação dada para homenagear o atuante Religioso. Na segunda metade da década de 1990, em decorrência de reformulações mais amplas na estrutura educacional, o educandário recebeu a atual denominação de Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra.
De volta ao século passado, para compreender que a implantação de um importante estabelecimento de ensino enriquece o Araçá, que ganha notoriedade com a proximidade física de um centro do saber. A partir dessa harmoniosa simbiose esse pedaço da cidade vai atraindo moradores e expandindo sua área territorial, até chegar ao populoso bairro que temos hoje.
O Araçá está muito próximo de ter vida própria. Com mais algumas obras de infraestrutura, sobretudo de saneamento, além de outros investimentos públicos e privados, a exemplo de agencias bancárias, e teremos um logradouro independente.
Sem contarmos com a máxima local que diz ter o Bairro Araçá o poder de decidir as eleições municipais; prova disso está nos dias (ou nas noites) que antecedem os pleitos eleitorais, quando uma gama de candidatos para lá correm em buscar de conquistar votos, no mais das vezes de forma espúria, para chegar ao poder.
Acredito num maior engajamento da comunidade que, sabedora de sua grandiosidade populacional, de sua importância cidadã, possa se arregimentar para cobrar uma presença mais efetiva do executivo municipal. Mais ainda, possa se fazer representar nos poderes municipais.

PARABÉNS A TODOS QUE CONTRIBUEM, DESDE OS PRIMÓRDIOS, NA CONSTRUÇÃO DESSA VALOROSA ESCOLA!
PARABÉNS A TODOS OS COMPANHEIROS E COMPANHEIRAS DO GRANDIOSO BAIRRO ARAÇÁ!
SAUDAÇÕES A TODOS OS CONTERRÂNEOS AURORENSES!
Luiz Carlos de Aquino Pereira
(ldeaquino@uol.com.br)

Anônimo disse...

Salve, salve, querida mestra por oferecer nestes 85 anos uma educação comprometida com o conhecimento, cidadania e, principalmente responsabilidade social.
Vera Lúcia
Professora
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

As horas passam... minutos e segundos e ao virar a noite esta escola querida completa 85 anos de historia e tradiçao. Esta escola que para nós é uma casa e o nosso lar, alunos (as) façam desta escola o que um dia ela fará pra você!

Alexandre Martins, 2º Ano D - Ensino Médio

E.E.F.M.Monsenhor Vicente Bezera

Anônimo disse...

Oitenta e cinco anos se passaram, agora nasce on line, uma nova historia de estudo, sucesso e visão de futuro.
Stênia de Kássia 1º ano A - Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Qaundo as luzes acendem ao futuro escrevo a história do presente neste maravilhoso blog- Parabéns a nova fase que começa!!!
Leydiane Rodrigues 1º Ano - A- Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Ler este blog é saber que nós somos responsáveis pelo futuro de nossa querida Escola Monsenhor Vicente Bezerra - Hoje uma nova página começa, avante e luz para todos!!!
Eliane Rodrigues 1º ano A - Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Sempre leio este blog já faço parte deste mundo virtual do conhecimento por esta porta de luz para todos.
Maria Ângela Vieira 1º Ano A - Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Ler este blog é saber que nós somos importantes para esta escola e principalmente para seu futuro
Joelma Mara 1 º ano A - Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Quando me acordo a primeira coisa que faço é ler o blog de Minha querida Escola - Adoro estudar no Monsenhor Vicente Bezerra
Fernanda Larice 1º ano A - Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicenbte Bezerra

Anônimo disse...

Todos os dias leio o blog de minha querida Escola Monsenhor Vicente Bezerra - sempre com assuntos novos e atuais parabéns aos administradores: Prof.João Tavares Calixto Junior e Prof. Luiz Domingos de Luna. Nós juntos construiremos o edificio virtual e forte desta linda Escola no mundo da internet.
Paulo Sergio 2º B Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Gostaria de Parabenizar aos professores Dr João Tavares Calixto Junior e Prof. Luiz Domingos de Luna pela criação deste blog que é um frenezi de conhecimentos no mundo viertual - Parabéns!!
Cicero Barbosa
Professor da Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Com as luzes a brilharem num horizonte proficuo, desejo aos criadores do Blog Dr. João Tavares Calixto Junior e ao professor luiz domingos de Luna muita inspiração e expiraçãor para continuar escrevendo belíssimos artigos para este maravilhoso blog
Aurilene Da Silva
Professora

Anônimo disse...

É um milagre para mim todos os dias ao acordar me deparar com artigos tão bem redigidos e urgentes para a realidade atual. Parabenizo a atitude dos professores João Tavares Calixto Júnior e o professor Luiz Domiingos de Luna por esta iniciativa que está revolucionando para o bem da educação on line neste educandário
Aline Santos
Professor Tituar