terça-feira, 20 de março de 2012

PEDAGOGIA DO ABSURDO

                                                 Luiz Domingos de Luna*

                                                A massa do conhecimento é
a ferramenta básica para a construção da civilização, assim quanto maior for à absorção, maior a possibilidade de aptidão da sociedade ao aprimoramento no convívio interativo, e, por conseqüente o desenvolvimento de uma Cidade, Estado ou País.

O Conhecimento é uma grandeza imaterial que é absorvida no espaço social, ou em instituições específicas para tal fim. Pelos dados amostrais existem varias escolas, inclusive a escola que fornece o conteúdo epistemológico.

A fusão do saber corrobora as novas tecnologias como instrumento a construção do edifício deste patrimônio imaterial necessário a civilidade, a evolução e ao crescimento afirmativo de toda conjuntura imersa no espaço tempo.

O Modelo Mental ao aprisionar o novo, via novas ofertas disponíveis, na verdade está tão somente recebendo equações que foram questionadas, analisadas, provadas cientificamente e hoje projetadas de forma massificada e disseminadas com rapidez e precisão mo mundo on-line. Um avanço de valia maior, onde toda sociedade ganha e tudo fica muito próximo, assim o conhecimento não mais privilégio de alguns, vez estar disponível na internet a toda sociedade a um clik, tudo se abre, é uma chave mágica, linda, oportuna e necessária para a formação integral do ser humano em sociedade.

Cria-se um imbróglio generalizado, quando se coloca a internet como um fim, e o ser humano como o meio, pois nesta postura pensamental o humano vai buscar o conhecimento na sua caixinha mágica, muitas vezes se contenta com os dados superficiais, pensando ter o conhecimento integral, ora há uma distancia de anos luz a totalidade, a pesquisa dos dados amostrais precisa ser intensa diversificada, ampla, infinitamente ampla, após análise do vasto material disponível uma amplitude de visão cognitiva apurada com a criticidade, com a problematização e destilação das amostras colhidas.

Sem esse processo, muitas vezes cansativo, oneroso ao tempo, ao desgaste mental, a penitência do filtrar bem positivamente, intensamente, ao olhar claro, fundo e largo, está se construído uma nova pedagogia: a Pedagogia do Absurdo!

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.

16 comentários:

José Cícero disse...

Pedagogia do absurdo que com suas briosas observações nos remete inapelavelmente as lembranças do memorável educador imrotal Paulo Freire. Reitero portanto, meus votos de apreços e parabéns ao meu amigo, o professor e articulista Luiz Domingos de Luna por mais esta arguta contribuição literária.
Vale grande De Luna - o grande ser de Aquarius...
José Cícero
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Anônimo disse...

Este artigo do professor Luiz Domingos é uma alerta de que a internet é uma ferramenta para aprimorar os conhecimentos, porém é necessário antes ler bons livros é o que entendi.
Rômulo Rayan 2º Ano B Turno Tarde Ensino Médio
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Anônimo disse...

Li o artigo do professor Luiz Domigos gostei muito da expressão caixa mágica, mas é bom lembrar que esta caixinha mágica precisa ser usada para aprimorar os conhecimetnos já existentes.
Pedro David. Ex - estudante do Monsenhor

Anônimo disse...

Ler pedagogia do absurdo do professor Luiz Domingos de Luna é saber que a net é uma ferramenta a mais em busca do conhecimento, que é um erro buscar o conhecimento somente na internet, outros meios, principalmente a leitura diaria de bons livros e revistas é base para a construção do conhecimento.
Luanna Graciele
Professora

Anônimo disse...

Gostei muito do artigo publicado pelo professor Luiz Domingos de Luna , um alerta necessário e oportuno, creiio a leitura ser a base para a aquisição do conhecimento.
Vania Campos
Professora

Anônimo disse...

Achei muito interressante o artigo Pedagogia do absurdo do professor Luiz Domingos, pois é um alerta útil e necessŕio para as reservas, que são necessáriasr ao fazer pesquisas sérias, creio que criterios adicionados a uma vasta leitura prévia sobre o tema em pauta e o uso intensivo de outras fontes, seja de fato a base para aprimorar o conhecimento.
Jamil Araujo
Professor

Anônimo disse...

Li varias vezes o artigo Pedagogia do aburdo do professor Luiz Domingos, creio que o artigo é mais um alerta para as facilidades das superficilidades das informaçẽos, assim a leitura de um bom livro , questionamentos, sala de aula e bons professores podem e devem apronfundar o conhecimento de forma intensiva a formar integralmente o alunado.
Ester Marcia
Professora

Anônimo disse...

Li profundamenet o artigo de Luiz Domingos de Luna Pedagogia do Absurdo, creio que a internet seja uma ferramenta a mais para o homem aprimorar seus conhecimentos, assim, a net é um meio em si, jamais um fim.
Raine de Souz Dias
Analista de sistema

Anônimo disse...

Li o artigo Pedagogia do Absurdo, na verdade hoje quase tudo se busca na internet, porém com bem se posiciona o professor Luiz Domignos é preciso, antes de adentrar em pequisas fazer uma roteiro, de preferência com já conhecimento prévio sobre o assunto, para se obter a qualidade desejada.
Aline Santos
Professora

Anônimo disse...

As novas tecnologias digitais são sempre bem vindas como subsidios para o enriquecimento do saber, porém inúmera fontes devem ser estudadas, as teconogias são apenas ferramentas a mais, o saber exige inumeras fontes e, nenhuma deve ser colocada como secundaria.
Vicente Luna Alencar
Coordenador Escolar

Anônimo disse...

Gostei e achei muito oportuno o artigo do professor Luiz Domignos, Pedagogia do absurdo, a cada dia que passa, este blog fica mais informativo, atual e de valor imensuravel para os que se dedicam a arte de distribuição do conhecimento
Aurilene Silava
Professosre

Anônimo disse...

Pedagogia do Absurdo é uma alerta para a necessidade de multiplicidade das fontes do conhecimento, sempre que posso leio os maravilhosos artigos do Professor João Tavares Calixto Junior e o professor Luiz Domingos, que, neste blog, a luta pelo apronfundamento do conhecimento no mundo on line, bem como de artigos, inclusive, inétitos e que posso dizer que a nossa luta por uma educação de qualidade, extrapola os muros da escola com a dedicação destes mestres a esta janela nossa para o mundo virtual via o nosso blog que cresce majestosamente com a participação de todos nós!!!

João Paulo Pinto. disse...

Li e confesso mais uma vez o mestre Luiz surpreende com sua capacidade analítica e fez-me relembrar Silvio Meira quando lança a sociedade do softer onde a inteligência artificial fundi-se com o cotitiano tornando-se impossivel separa-se,os homens tornam-se peça de um mundo real dentro do virtual,nossas memórias são como processadores aperfeiçoando-se o tempo todo esquecendo para aprender e aprendendo para esquecer numa velocidade incrivel ladeada ao pavor da efêmera carne humana fotografada e usada pelas maquinas quase vivas,mas eternas do ponto de vista amplo do universo cosmico onde tudo se recicla menos o momento vivido,menos esse ponto que se mexe agora que seja o eu aprendendo com a maquina que prendeu o tão precioso momento do seu eu que escreveu ''pedagogia do absurdo'' veleu mestre.

João Tavares Calixto Júnior disse...

Aproveito para, além de congratular o nobre colega Luiz Domingos de Luna pelo brilhante ensaio, informar a todos que fazem parte da Escola (alunos, professores, gestores e funcionários), que o Blog do Monsenhor se abrilhantará mais ainda com o envio de artigos elaborados por vós. A real intenção do Blog, é levar conhecimento, cultura e história, e ativar a participação do alunado sempre paltado nos princípios da ética, da verdade, da lisura e do respeito ao próximo. Queremos aqui convidar aos citados membros da Escola, para participarem ativamente da elaboração do conteúdo do site, ao tempo em que peço licença por ter que me ausentar por alguns dias, em virtude da pequisa ao qual me depreendo no curso de pós graduação. Que Deus abençoe a todos os de boa vontade! Abraço fraterno!

Anônimo disse...

O Blog do Monsenhor é a ligação mais intensa que fazemos com o mundo virtual, tendo a frente o administrador Prof. João Tavares Calixto Junior que, pacientemente, vai remontando a história de Aurora com a veracidade e coerência que a história espera dos grandes escritores. O Professor Luiz Domingos, no artigo Pedagogia do Absurdo, faz um convite a todos a reflexão sobre a aquisição e formação do conhecimento.
Ao acadêmico de Música Wagner Layb, o nosso agradecimento pelo brilhante artigo pela passagem dos 85 anos da escola – 15 de março, 2012 – com certeza o nosso Blog está aberto a colaboradores que no cuidado de manter sempre esta linha de seriedade, compromisso histórico, compromisso com o material didático, compromisso com a cidadania, o respeito às diferenças e, principalmente, saber que esta escola é a primeira escola pública de Aurora e que a qualidade de nosso material educativo ao repasse para a sociedade aurorense é que urge prosseguimento sempre- A Manutenção da qualidade com seriedade.
Profa. Francisca Edvânia Tavares
Diretora Administrativa da E.E.F.M.Monsenhor Vicente Bezerra
Um abraço especial a todos os comentaristas e leitores razão maior da existência deste Blog.

Emerson Monteiro disse...

Domingos,

Vivemos, por isso, fase de reavaliação de quase tudo quanto nos disseram que mudaria o mundo. Hoje descobrimos que se alguém há que mudar, e com urgência, seremos nós, os portadores de massa crítica da civilização emparedada na técnica dos materiais.
Bom artigo.

Abraço.