sexta-feira, 2 de março de 2012

Um pouco dos aurorenses para os aurorenses: Um ilustre filho com o Presidente Americano


(*)


        Era 1963 o ano. O dia, 8 de março. Juntamente aos embaixadores brasileiros Roberto Campos e Lincoln Gordon, acompanhava um aurorense, o diálogo entre o então governador cearense, Virgílio Távora e o presidente americano JOHN Fitzgerald KENNEDY
À Casa Branca, chegaram os citados às 11:30 hs da manhã, e após pequena espera, nas ante-salas presidenciais, abriu ele mesmo, o mandatário americano, a porta de seu gabiente, declarando convenientemente ao visitante: "Governador, é um prazer vê-lo e recebê-lo neste País". 
Durou trinta e dois minutos o colóquio, e viu-se, a inquietação do poderoso americano com o problema das secas no Nordeste do Brasil.
Essa preocupação já havia sido evidenciada, aliás, com a criação da "Aliança para o Progresso", cujos objetivos fundamentais estavam inteiramente de acordo com as necessidades desta região brasileira, à época, desvelada por estar envolvida e dominada por um subdesenvolvimento aparentemente crônico, com raízes demasiado complexas para uma análise rápida.
Fez-se breve, portanto, a conversação entre o governador e o presidente assassinado em Dallas, testemunhada pelos embaixadores preditos, assim como, tomada nota pelo jornalista, cearense de Aurora:
Kennedy - Qual a posição do movimento comunista no Brasil?
Távora - Deturpa-me muito, aqui nos Estados Unidos, a realidade brasileira. A suposição americana é a de que nosso país está entregue ao comunismo; isso é irreal.
Kennedy - Fidel Castro é estimado entre os camponeses brasileiros? Por que sua ascenção influiu tanto no aumento de poder das esquerdas?
Távora - Presidente, não sou diplomata, mas sim militar, portanto, desculpe a franqueza: o meu respeito à verdade me obriga a dizer que Fidel é estimado sim, e não pouco.
A palestra, franca, transcorreu aparentemente cordial, com o presidente norte-americando sempre procurando sentir os problemas principais do Brasil. Depois de feita a pergunta sobre Fidel, indaga o presidente sobre os efeitos do auxílio americano no país:
Távora - Embora as intenções sejam boas, acredito que somente depois de uma reformulação de métodos poderá produzir melhores efeitos.
Em seguida, sobre os entendimentos mantidos nos EUA para obtenção de ajuda ao Ceará, afirmou o governador que as conversações foram as mais primorosas, mas quanto aos resultados: "ainda vamos ver"...
Sobre o aurorense, jornalista acompanhante do governador cearense, célebre em sua época por seus tentos profissionais investidos de insigne respaudo nacional, sublinha-se aqui, conteúdo digno de nota, transcrito parcialmente de obra em elaboração de autor idem destas linhas:
1927 (12 de julho) - Veio ao mundo neste dia, HERMENEGILDO DE SÁ CAVALCANTE (*), filho de João de Sá Cavalcante (funcionário do Tesouro - Coletor Estadual) e Raimunda Rabelo de Sá
Segundo consta no Livro de Batismos da Paróquia do Senhor Menino Deus de Aurora (Livro 13, 1927-1930), recebeu as bênçãos batismais aos 11 dias do mês de setembro de 1927 na Igreja Paroquial de Aurora, Bispado do Crato, pelo Padre missão-velhense Francisco de Assis Pitta, sendo padrinhos o mesmo padre Pitta e sua irmã, Suzette Pitta, tendo sido lavrado o termo e assinado pelo vigário local, o padre Vicente Augusto Bezerra (depois, Monsenhor Vicente Bezerra).
Bacharelou-se pela Faculdade de Direito do Ceará, na turma do “cinquentenário”, aos 8 de dezembro de 1953. Foi jornalista e diretor, juntamente a Dorian Sampaio, do semanário “Ceará Jornal”, do Partido Social Democrático (PSD), tendo o seu primeiro número circulado na terceira semana de agosto de 1956. Foi secretário do Escritório Comercial do Brasil em Paris, onde se aprofundou no estudo da obra de Marcel Proust, sobre quem proferiu importante palestra no Museu ao dedicado ao mesmo em Illiers-Combray. Foi vice-presidente da Societé International des Amis de Proust e eepresentante do Governo do Ceará no Rio de Janeiro. Foi romancista e ensaísta e publicou: Considerações sobre o Humanismo Integral de Jacques Maritain (Fortaleza, 1953); Três aspectos da Filosofia Platônica (Fortaleza, 1954); Análise da Obra de William Somerset Maughan (Rio de Janeiro, 1957); Estudo sobre a vida e a mensagem de Graham Greene (Paris, 1959); Quem foi e o que fez Marcel Proust (Rio de Janeiro, 1964); Proust e o Brasil (Rio de Janeiro, 1964); A Glória de Cada Um (Rio de Janeiro, 1970); Marcel Proust - Roteiro Crítico e Sentimental (Rio de Janeiro, 1972); A Solidão em Kafka, Hemingway, Macculers, Bradbury, Jorge L. Borges (Rio de Janeiro, 1974); Teilard de Chardin e São Paulo (Rio de Janeiro, 1975) e Estranhos em Aurora (1978). 
Recebeu no dia 1º de agosto de 1977, o título de Cidadão Fortalezense, outorgado pela Câmara Municipal. 
Em 10 de dezembro de 1998, foi inaugurada na casa Ari de Sá Cavalcante, na rua Senador Pompeu, nº 2245, na capital cearense, a biblioteca de Hermenegildo, com cerca de cinco mil volumes, os quais cerca de 800 dedicados à obra de Marcel Proust. 
Obteve os últimos suspiros na capital paulista, em 11 de outubro de 1995.




Por: João Tavares Calixto Júnior
Biólogo CRBio: 36.967/5-D (Sesa-CE/21 Coordenadoria Regional de Saúde - Juazeiro do Norte, CE)



2 comentários:

Livro Digital de Luiz Domingos de Luna disse...

Todo solo sem história é palco aberto para invencionice, dentro deste contexo, a bailar nos labiritos auroneses, agora a recontar, ou a contar mesmo a história de Aurora, pois toda sua trajetória de fatos ocorridos, na maioria das vezes substanciados em versões, anetodas, mitos, poesias, antigamente se chamava "estória de trancoso", è uma estoria balofa, pode ser provida de uma ótima roupagem, porém sem cerne, conteúdo, assim ficou Aurora a deriva de contos e mais contos que povoam o imaginário popular.
Agora na seriedade, no compromisso substancioso de fatos reais, provados e comprovados na penitência dos Monges e na sabedoria dos monstros sagrados da literatura mundial, parte, e parte firme o Doutor João Tavares Calixto Junior a fazer o resgate de uma história torcida no caniço quabrado do vendaval do poder temporal,com maestria, determinação, audacia e tenacidade de constuir o que estava enterrado de fazer o que não tinha sido feito e de dar luz ao que estava nas trevas.Parabéns grande mestre!!!!

Anônimo disse...

Embora da cidade de Milagres, hoje lecionando nesta escola, sinto-me agradecida com o filho aurorense Hermenegildo de Sá Cavalcante que muito representou a região do Cariri nos Estados Unidos da América - EUA
Juliana Pereira
Professora