terça-feira, 1 de maio de 2012

BULLYING DESTRÓI

Letra, Alunas: Dinara Vieira
                         Sandra Crenilda

Projeto: Cordel em Cena
Disciplina: Língua Portuguesa
Ensino Médio, 1º Série
Professora: Francisca Moreira de Jesus
Escola Monsenhor Vicente Bezerra

Muitos acham engraçado
Mas isto é uma frieza
Sempre que alguém faz isto
Bullying torna-se fraqueza
Quem sofre disso é que sabe
Que bullying só traz tristeza

Meus amigos e amigas
Gente de todo lugar
O Bullying está fazendo
O Mundo todo chorar
Peço-lhe a toda gente
Façam o bullying parar

Na escola a juventude
Não consegue estudar
Com apelidos e mentiras
Tirando até mesmo o raciocinar
Isso atinge as crianças
E jovens de todo lugar

De EUA para Aurora
Para o nordeste brasileiro
Bullying se espalhou
Até mesmo no estrangeiro
Deixando todos ficarem
Tristes bem ligeiro

Os apelidos maldosos
E quem xinga só destrói
Que deixa a gente envergonhada
Até na alma dói
Quem é atingido pelo bullying
No seu coração corrói

O bullying destrói amores
Deixa o coração queimando
Pode tornar depressão
Pois ele vem magoando
Destruindo todos os sonhos
De alguém que está amando

Vamos protestar o bullying
Isto é uma traição
Que prejudica o nosso ser
Mexendo com emoção
Isso não tem nenhuma graça
Só traz ódio no Coração

Eu sei que o mal do bullying
Só traz muito sofrimento
Vamos tomar providência
Porque o bullying é um tormento
Ele faz a cabeça martelar
E prejudica o pensamento

No começo é só revolta
E depois complicação
O bullying derruba a todos
Sem nenhuma educação
Vivendo com a maldade
E também sem coração

Agora você já sabe
Que bullying é atrocidade
Mas pode se acabar
Clamando a sociedade
O Jeito é fazer o bullying
Sumir de nossa cidade.



       

26 comentários:

João Tavares Calixto Júnior disse...

Quão gratificante é saber da existência de projetos que estimulem o desenvolvimento da criticidade do aluno, no contato direto com a leitura e a escrita. Ser professor não é somente repassar conhecimentos, já que se encontram prontificados em diversos meios, inclusive na internet. É saber, primeiramente, fazer chegá-lo de forma clara ao aluno, através de meios incorporados pelos mesmos, por ferramentas inovadoras, prazerosas e com praticidade. Isso é fazer educação de forma diferente.
A carência de sensibilidade, muitas vezes, entrelaçadas no baraço e no cutelo dos gestores do alto escalão da educação no Ceará, imperra a máquina educacional de andar adiante, visto a ausência de peças lubrificantes que se encontram desaproveitadas nos rincões como o nosso, escondidas,desencorajadas...
Não nos desanimemos, nem muito menos, paremos de mirar o futuro. O professor é ainda A PRINCIPAL PROFISSÃO DA CIVILIZAÇÃO! Quer isso seja "entendível" ou não. É ainda o principal antídoto contra o Bullying, destrutivo, amargo, cosmopolita, e que predomina ainda na educação dos nossos dias, infelizmente, do primeiro ao último degrau...
Parabéns pelo poema aos alunos e à Professora, pela iniciativa felicíssima!

Livro Digital de Luiz Domingos de Luna disse...

Quando um assunto tão importante, de relevância maior na interatividade dos alunos, na sociabilidade, na integração, a Professora Francisca Moreira de Jesus com seu valioso projeto educacional, Cordel em cena, de forma didática expõe num linguajar poético, as alunas:Dinara Vieira,Sandra Crenilda o verdadeiro pesadelo na relação ensino aprendizagem no espaço social - Bullying destrói - Sendo em forma de poesia um grito de alerta para a qualidade social como premissa para um educação promissora, igualitária e, onde todos tenham oportunidades iguais para todos, assim de parabéns está a Escola Monsenhor Vicente Bezerra!!!

Anônimo disse...

O Bullying destoi a alma, dilacera o espirito, corrompe o tecido social e destroi as ligas que dão luz e brilho a sociedade.
Leticia Amanda de Luna
1º ano B Turno Vespertino

Anônimo disse...

O bulying e a forma covarde de apontar o erro no espaço do outro quando o apontador está podre e corrompido pela lama do preconceito e da insensibilidade humana!!!
Renato de Freitas
1º ano B Turno Vespertino

Anônimo disse...

Que se apoia no bullying se arvora em um muleta que devora a si e implode o espaço social habitável a todos
Fabio de Brito
1º ano B Turno Vespertino

Anônimo disse...

Combater o Bullying é contribuir para o nascimento de uma educação sem a pecha da descriminação e do preconceito.
Ester Marcia Luna
Professora

Anônimo disse...

De parabéns estão as alunas:Dinara Vieira, Sandra Crenilda pela brilhante poesia com um tema tão urgente no espaço escolar : Bullying - que este tema seja sempre debatido exaustivamente em sala de aula, pois a civilidade pressupõe compreender o espaço e por que não dizer a limitação do outro.
Vânia Campos
Professora

Anônimo disse...

No dia em que o bullying for combatido com intensidade, através de campahas intensivas de conscientização sobre os seus maleficios a sociedade, com certeza a educação como um todo dá um salto de qualidade.
Vera Lucia
( Professora Coordenadora de Área) -PCA

Anônimo disse...

Combater o bullying em sala de aula é aspirar por uma educação onde tenha como centro a aprendizagem como principio norteador da igualdade de oprtunidades entre os seres humanos
Amanda Leite de Oliveira
Professora do laboratório de informática

Anônimo disse...

O Bullying é uma pratica abusiva do sadismo social, da fraqueza intelectiva do causador, pois além de ser preconceito, uma praga que dizima a arquitetura espiritual da vitima, pois a pecha, a nodua que se coloca, via de regra, timbra a alma e que, em não sabendo coviver com este estigma, pode, em alguns casos formar danos irreversiveis, e transformar um potencial intelecutal em um frustado, fracassado, derrotado, ou mesmo em um ser humano recluso em si mesmo por falta de humanidade e fraternidade dos humanos.

Anônimo disse...

Mais um belíssimo artigo do projeto: Cordel em Cena da professora de Português Francisca Moreira de Jesus ( Neidinha) abordando um tema de valia maior na relação ensino aprendizagem, Bullying destrói, em forma de poesia, mas que define com precisão esta praga que deteriora as relações humanas no ambiente escolar. De parabéns também as alunas:Dinara Vieira,Sandra Crenilda pela poesia que educa em forma de versos tão bem costurados e de um teor pedagogico rico e bem definido.
Edvânia Tavares
Diretora Administrativa

Anônimo disse...

Um trabalho realmente maravilhoso, um projeto que envaidece a todos nós que fazemos educação - Cordel em Cena - e que a professora Francisca Moreira de Jesus (Neidinha) sempre com temas de vangaurda, oportunos para um educação de qualidade para todos e que as alunas Dinara Vieira,Sandra Crenilda contextualizaram com grandeza e altivez.
Fatima Pereira
Coordenadora Escolar

Livro Digital de Luiz Domingos de Luna disse...

Gostaria de parabenizar a professora Francisca Moreira de Jesus ( Neidinha) pela força majestosa a este blog, principalmente com o projeto de sua autoria: Cordel em Cena, que aos poucos vem sendo postado com o apoio e o incentivo dos que fazem esta casa de educação. Praza Deus outros projetos desta notável mestra, para que nós possamos repassar para o mundo on line a produçaõ intelectiva de nosso alunado. Conto sempre com os valiosos comentários enriquecedores dos abalizados comentaristas, bem como do Adminsitrador do Blog o Doutor João Tavares Calixto Junior, na sua luta incansável para manter este blog sempre atualidado e com a participação de todos, numa abertura que dá luz a cor a nossar árdua tarefa de humanização no universo on line.

Anônimo disse...

O bullying abre uma cratera na alma humana e expele a chama que destrói todo processo civilizatório, uma chaga social que se alastra com o sadismo social e a hipocrisia. Vamos dar um basta Já ao bulying.
Luanna Graciele
Professora

Anônimo disse...

O bullying não deve existir em sala de aula, afinal de contas todos nós somos iguais perante a lei.
Maria Oliveira
1º B turno Vespertino

Anônimo disse...

Somente os sádicos gostam do bullying - Chega de sadismo social.
Virley Batista
1º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Não gosto do bulying, pois é um grande atraso para a educação.
Karolina Lucena
1º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

Somente os ignorantes usam o bullying com arma para destruir o espaço estudantil.
Maria Ranielly
1º Ano B Turno Tarde

Anônimo disse...

O bullying é uma forma terrivel de inibir o conteudo vital do outro, também é uma maneira de expodir a monstrusidade que existe no "EU" sadico e covarde, que usando o meio escolar como um espaço de destilar o veneno depreciador dos colegas mais frágeis
Gabriela Maria André Honorato
1º Ano B Turno Vespertino

Anônimo disse...

Combater o bullying é dever de toda sociedade, principalmente, nós professores, precisamos sempre combater esta chaga social que aniquila e derrota os mais frágeis no ambiente escolar.
Jamil Araujo
Professor

Anônimo disse...

Godstei muito do tema em pauta - Bullying - acredito que o alerta foi dada, cabe a cada um de nós combatê-lo - sempre!!!
Aurilene da Silva
Professora

Anônimo disse...

Achei o tema muito oportuno e necessário para ser trabalhado em sala de aula.
Olivia Leite Luna
Professora

Anônimo disse...

parabens as maes nesta data querida muitas felicidads muitos anos de vida que bondoso jesus com amor bem profundo abençoe e proteja as mamaes deste mundo

Anônimo disse...

parabens as maes nesta data querida muitas felicidades muitos anos de vida que o bondoso jesus com amor bem profundo abeçoe e proteja as maes deste mundo hellen vitoria amiga de janaina que estuda ai tabem madei o cometario igual a esse mais escreci de escreve meu nome

Anônimo disse...

QUE O querido papai do ceu abençoe todas as mamaes,pois elas mereçem tudo de bom.mamae saiba que a amo muito obrigado por tudo.te amo.francisca fernandes[janaina]

Anônimo disse...

o bullying cresce por que tem gente que gosta de ver o sofrimento alheio.

Mateus pinto
7º ano a turno manha