terça-feira, 22 de janeiro de 2013

“MEU QUERIDO, MEU VELHO, MEU AMIGO...” – LUIZ DOMINGOS DE LUNA.

ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA - AURORA - CEARÁ.


Quando o Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra foi criado em janeiro de 2012, como uma ferramenta a mais na produção do conhecimento on line pelas mãos determinadas do escritor aurorense João Tavares Calixto Junior, do Acadêmico de Música Wagner Layb Luna, e do professor Luiz Domingos de Luna. Tudo parecia ainda, uma utopia, ou um sonho de difícil alcance destes três humanizadores sociais.

Faltava a época um norte epistemológico a servir de espelho, pois foi este Blog o primeiro do município de Aurora e do Cariri cearense, a pertencer, viver, repassar e retratar o dia a dia de uma Escola Pública.

A tarefa de atualização de um Blog com fim ao engrandecimento da epistemologia genética da humanidade para o bem com a doutrina de uma escola que ensinou o cariri a ler, pois foi a pioneira da Rede Pública Estadual na Chapada do Araripe com fundação em 15 de março, 1927.

Assim discorrer sobre a mestra maior do conhecimento no sul do Ceará (Educação Pública) com a valorização histórica posta no seu seio desde o dia 15 de março de 1927 é tarefa para gigante, pois a grandiosidade imaterial que é o cerne do pulsar vivo existencial da educação pulverizada no íntimo de cada um, ao longo dos seus quase 86 anos, não pode e não deve ser descrito em palavras, pois faz parte do processo de civilidade na civilização da linda região da Chapada do Araripe.

Nós,agentes do processo educativo da Rede Publica Oficial de Ensino do Estado do Ceará, como vigilantes, como educadores, com o dever Cívico, sempre a pincelar o quadro do conhecimento, a terra do sol nascente, a terra da linda chapada do Araripe, a terra do sol, ao querido Estado do Ceará.

Somos obreiros, somos abelhas operárias produtoras de um mel que não pode e não deve ser vendido ou comprado, pois estamos sempre preparando o amanhã que nunca chega, pois a cada pisada nossa, um sucessor a dar continuidade a caminhada existencial nesta bola ainda azulada - Planeta Terra.

Assim, sempre estaremos a serviço do velhinho, de 86 anos, que pode hoje, já ser obsoleto, não mais oportuno, não mais viável, quem sabe esquecido na poeira inexorável do tempo, mas quem não fica velho ? O novo do hoje é o velho do amanhã não tem como mudar esta determinação existencial.

O que fica para nós é a certeza de que cumprimos a nossa missão, e que se for à vontade do Estado do Ceará outros irão dar o sorriso ao bom velhinho, dar vida e cor ao velhinho frágil, porém de uma sabedoria infinita; Ou, em outra alternativa, o velhinho morre, morte que todos nós aceitamos se for à vontade do Estado do Ceará. Porém como diz o apóstolo Paulo: combatemos o bom combate.

Uma criança um dia dirá - mamãe o velhinho morreu!!!!

 A mãe responderá - sim minha filha, mas você queria que o velhinho vivesse eternamente

Não mamãe, - mas eu não queria sua morte na minha geração, assim ficarei sempre com o peso na consciência de que a nossa geração foi a culpada pela morte do bom velhinho.

-Não minha filha não se culpe

-Por que mamãe ?

Por que o tempo é o senhor da razão

- Mas este senhor não é bom velhinho que está morto

Não minha filha o velhinho não está morto ela apenas deixou a sua missão

- E qual será sua missão agora mamãe ?

Servir de modelo para a sua geração!!!!

- Nós estamos preparados para isto – mamãe ?

Com certeza minha filha!!!!

- Mamãe onde eu guardo o velhinho ?

No lugar mais nobre de seu coração, pois filha é isto que o bom velhinho espera de nós todos!!!!

- E se ele viver mamãe ?

Bem, se ele viver ele será eterno

- Eterno para quem mamãe ?
 
Para o tempo!!!

- Ah bom!!! eu havia pensado que era para a continuidade da Boa Educação!!!

Não filha,nem sempre é assim o  bom do agora pode ser o ruim do futuro, bem como o ruim do agora pode ser a pérola do  futuro.

- Como vou saber mamãe ?

Você não vai saber filha, porém as futuras gerações com certeza irão saber!!!!

-Por que mamãe?

Porquê todos nós somos passageiros

-Passageiros de que mamãe ?

Desta nave espacial - Planeta Terra.

Entendeu filha ?

-Não

-Tem certeza mamãe ?

-Não

Mas é assim que a coisa funciona.

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel.José Leite s/n – Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL: (88)35433903 Email monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Luiz Domingos de Luna -falcaodouradoarte@hotmail.com




Nenhum comentário: