quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

O FAMOSO GRUPO DE QUADRILHA DE SALÃO ARRAIÁ DO BEZERRÃO.



HISTÓRICO

No ano de 1997, a diretora pedagógica da Escola de Ensino Fundamental e Médio Mons. Vicente Bezerra, a Profa. Maria do Socorro Pereira Lobo, com as atenções voltadas para o desenvolvimento artístico e cultural deste educandário, como também preocupada com um plano pedagógico que viesse enriquecer os quadros intelectuais, na construção da cidadania, na formação integral do educando na sociedade e, numa educação de qualidade para todos; convidou o prof. Raimundo Leite Leal para juntos, idealizarem um projeto que consolidasse a cultura artística no meio estudantil desta escola; depois de várias idéias se chegou ao consenso de que a criação de um grupo de quadrilha de salão era o ponto de fomento necessário para a consolidação da cultura nesta casa de ensino, pois a quadrilha de salão, além de ser um resgate da cultura artística de nossa região é também uma forma de animação das nossas festas folclóricas, tradicionais do mês de Junho, conhecidas como festas juninas, levando o alunado a uma conscientização do valor que este evento representa para o meio cultural e artístico do Cariri.

DA FORMAÇÃO

Assim, ainda no ano de 1997 o grupo de quadrilha de salão dirigido pela Profa. Maria do Socorro Pereira Lobo e Raimundo Leite leal foi formado, inicialmente por um grupo de 12 pares, recebendo as devidas instruções e compondo a unidade de harmonia tão necessária para o trabalho de grupo; na fase inicial todos os componentes eram alunos da escola, mas atualmente o grupo é constituído de 16 pares; onde a maioria continua sendo de alunos da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra.

DA ATUAÇÃO

O Grupo de Quadrilha de salão, persistiu no ideal vivo de resgatar a cultura artística, se apresentado de forma garbosa e esplendorosa na escola que lhe viu nascer, como também em outros educandários, ganhando a credibilidade do município, graças a sua perseverança, consistência, harmonia de conjunto, responsabilidade e, principalmente o empenho dos dirigentes que nunca mediram esforços na busca de que  em toda apresentação do grupo fosse um show deslumbrante de organização e disciplina.

No ano de 1998, o grupo de quadrilha de salão da Escola de Ensino Fundamental e Médio Mons. Vicente Bezerra fez sua inscrição para se apresentar no programa Ceará Caboclo – TV CEARÁ- FORTALEZA, sobre o comando do apresentador Carneiro Portela; quando do ato da inscrição a aluna do Monsenhor e integrante de quadrilha: Maria Aparecida de Oliveira, em concordância com os demais componentes e dirigentes, nominou oficialmente o grupo com o nome  GRUPO DE QUADRILHA ARRAIÁ DO BEZERRÃO em homenagem a E.E.F.M Monsenhor Vicente Bezerra. Assim o Arraiá do Bezerrão continuou fazendo o seu  trabalho com determinação e afinco no município de Aurora.

Em 1998, o grupo se apresentou na ASA – Associação das Samaritanas de Aurora nas festas juninas, no tão conhecido forró do bode.

Em 1999, através do convite dos acadêmicos do curso de Pedagogia em regime especial, Região Centro Sul – O grupo se apresentou no Colégio Centro Educacional Paulo Gonçalves, sendo muito aplaudido pelo público presente.

Em 2000, através de convite da SECTUR – Secretaria de Cultura e Turismo do Estado do Ceará, participou do segundo festejo Ceará Junino na cidade de Brejo Santo – Ceará, recebendo a premiação na categoria de melhor noivo – medalha de ouro- e melhor casamento – troféu de primeiro lugar; vale salientar que para participar deste campeonato, se fez necessário a inclusão de dançarinos da comunidade e de outras escolas, uma vez que o grupo contava com um número de 12 pares e o regulamento exigia no mínimo de 16 pares, deixando assim de ser um grupo restrito de estudantes desta unidade escolar, passando a ser uma instituição cultural artístico de Representação  Municipal.

Em 2001 O grupo de quadrilha ARRAIÁ DO BEZERRÃO, Filiou-se a FEQUAJUCE Federação de quadrilha juninas do Ceará.

Ainda em 2001 O Grupo de Quadrilha Arraiá do Bezerrão realizou seu primeiro arraiá na A.B.A Associação Beneficente Aurorense, com a escolha do casal 2001 sendo agraciados os dançarinos, Francisco José Éder Leite de Oliveira e Sâmia Fládia do Nascimento Macedo.

Em 2001 o grupo de Quadrilha Arraiá do Bezerrão participou do terceiro CEARÁ JUNINO, na cidade de Brejo Santo (CE); conseguindo o terceiro lugar no quesito quadrilha geral e nos quesitos noivo, noiva, rainha puxador e casamento obtiveram a segunda colocação e uma premiação de reconhecimento com troféu.

Em 2001 participou da primeira amostra de quadrilhas, promovido pelo Departamento de Cultura do Município, juntamente com a Prefeitura Municipal, sendo homenageado pelo grupo de quadrilha nova geração deste município.

Em Junho de 2010, O Grupo de Quadrilha de Salão Arraiá do Bezerrão fez uma apresentação especial no Teatro José de Alencar – Fortaleza (CE) por ocasião das comemorações do Centenário daquela majestosa casa de fomento a arte e cultura na terra do Sol, oportunidade em que, dada ao brilhantismo da apresentação, com exclusividade uma entrevista para a TV DIÁRIO; Levando o nome de Aurora para todo o nordeste Brasileiro com o seu carro chefe da cultura Junina da Terra do Menino Deus – Grupo de Quadrilha de  Salão Arraiá do Bezerrão.

DA DIRETORIA

Em 2001 foi criado a Diretoria do Grupo de Quadrilha Arraiá do Bezerrão, ficando assim constituída:

PRESIDENTE                 Maria do Socorro Pereira Lobo

VICE- PRESIDENTE       Raimundo Leite Leal

SECRETÁRIA                  Maria Aparecida Bezerra

TESOUREIRO                 José Carlos Tavares Pinto

SUPLENTES                    Maria Gleide de Lima
                                        Cícero Barbosa de Sousa 
                                       Cícero Marcos Vasco Ribeiro  


DOS ENSAIOS 

O Grupo de quadrilha Arraiá do Bezerrão tem calendário próprio, com aulas ministradas pelo marcador Raimundo Leite Leal, sempre na sede da escola, após as aulas do período noturno.

DO FIGURINO

O Figurino é escolhido pelos dirigentes e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Aurora e Secretaria de Educação do Município e tem dado total apoio do núcleo gestor deste educandário.

DAS EMENDAS

As Emendas a este projeto deverão ser feitas em anexos que após aprovado pela comunidade escolar receberá encadernamento e será enviado ao CREDE 20, biblioteca da escola e SEDUC.
Atenciosamente,

                                              Luiz Domingos de Luna
                                                           -Redator-

                                             Aurora – Ceará; 04 de março 2002.

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel. José Leite s/n Aurora (CE) CEP: 63.360.000  TEL (88) 3543.3903   Email  monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do administrador do Blog da Escola – Luiz Domingos de Luna Falcaodouradoarte@hotmail.com



               

Nenhum comentário: