quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

O MONSENHOR PEGA CARONA NO VOO DA ASA BRANCA.



INTRODUÇÃO

O presente projeto objetiva inserir nas salas de aula do ensino Fundamental e Médio da EEFM Monsenhor Vicente Bezerra, Aurora-CE, um estudo aprofundado sobre a vida e obra do grande músico nordestino Luiz Gonzaga, com a finalidade de instigar o aluno a pesquisar sua vida, discografia, descobrir sua importância no cenário cultural brasileiro, seu papel na divulgação da música nordestina, especialmente o forró, para outras regiões do país; sua contribuição na sociedade para reflexão de temas como seca, fome, miséria, meio ambiente etc. E comemorar o seu centenário.
Ouvem-se músicas de Luiz Gonzaga no período das festas juninas, nas quadrilhas e outras danças, mas muitos jovens brincam, dançam, no entanto desconhecem o autor dessas músicas e sua importância para o Nordeste.
Para desenvolvimento do projeto serão utilizados diversos meios de pesquisas como os livros Eu vou contar pra vocês, de Assis Ângelo; Luiz Gonzaga, de Luis Chagas; Vida do Viajante: A saga de Luiz Gonzaga, de Dominique Dreyfus; Internet: sites com informações sobre Luiz Gonzaga, revistas, documentários, letras de músicas etc.

METODOLOGIA

O projeto será desenvolvido interdisciplinarmente, envolvendo as matérias de Língua Portuguesa, Arte e Educação, Inglês, Geografia, História e Sociologia. Utilizando-se de pesquisas sobre a vida e a discografia de Luiz Gonzaga através de sites na internet, livros, etc.
Serão realizadas as seguintes atividades em sala de aula: palestras interativas, exposição de fotos, show musical com canções do rei do baião, exibição de vídeos com documentários, entrevistas e seminários.
Sua discografia servirá para estudo de temáticas como: amor e saudade; a coragem e a beleza do povo nordestino; a seca, crítica social e protesto.
O aluno terá a oportunidade também, de participar de oficina de música, com um especialista sobre os principais elementos de uma composição musical como: ritmo, melodia, harmonia.

RESULTADOS

Através de pesquisas realizadas acerca de Luiz Gonzaga descobriu-se a trajetória de um viajante que percorre vários estados do Brasil , mas como a ave asa branca acaba sempre voltando para suas terras e se misturando aos seus irmãos sertanejos, seu torrão natal. Descobriu-se ainda a riqueza da temática de suas composições ao lado dos parceiros como Humberto Teixeira e Zé Dantas servindo de referência para vários artistas brasileiros.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Sabendo que a escola tem a obrigação de proporcionar aos educandos propostas culturais que vão além do livro didático, foi que alunos, professores, coordenadores da Escola Monsenhor Vicente Bezerra motivados em comemorar o centenário de Luiz Gonzaga construíram a proposta de pesquisar a vida e obra deste grande artista pernambucano.
É notório que o rei do baião foi um grande propagador da cultura nordestina, mesmo sem formação acadêmica é considerado pelo povo nordestino além de mestre da música regional, sociólogo, ambientalista, professor e muitas outras denominações. A introdução do projeto nas práticas pedagógicas da escola foi muito importante, pois mobilizou toda a comunidade escolar em diversas atividades, sendo divulgado também além dos muros da escola, através de eventos culturais. Além de atingir seus objetivos: resgatar a história de Luiz Gonzaga, homenageá-lo e estudar a contribuição de sua discografia para o nosso cenário cultural.

Palavras-chave: Luiz Gonzaga - discografia - cultura nordestina – pesquisa.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

ÂNGELO, Assis. Eu vou contar pra vocês. São Paulo: Ícone, 1990.
CHAGAS, Luís. Luiz Gonzaga. São Paulo: Martin Claret, 1990.
DREYFUS, Dominique. Vida do Viajante: A saga de Luiz Gonzaga. São Paulo: Editora 34,1997.

LINKS DE PESQUISA NA INTERNET

http://www.itaucultural.org.br
http://pt.wikipedia.org
http://www.gonzagao.com.br
http://www.reidobaiao.com.br
http://www2.uol.com.br/luizgonzaga
http://www.mpbnet.com.br/musicos/l. gonzaga
http://www.luizluagonzaga.com.br
http://cliquemusic.uol.com.br/artistas/luiz-gonzaga

DISCOGRAFIA PESQUISADA

Coleção Luiz Gonzaga (BMG)
A coletânea São João na roça dirige-se especificamente ao período junino, com clássicos como Olha pro céu (1951), Noites brasileiras (1954), São João do carneirinho (1952), Lenda de São João (1956).
São João do Araripe (1968) abriga vários estilos, incluindo a mazurca, gênero que Gonzaga explorou no início da carreira, coco, baiões (Vitória de Santo Antão, A Cheia de 24) e a quadrilha junina.
Sanfona do povo, de 1964, tematiza uma fase de baixa do artista de quem roubaram o instrumento como narra a faixa-título – e do próprio gênero.
Luiz Gonzaga canta seus sucessos com Zé Dantas é uma coletânea formada por singles de 78 rotações lançados entre 1949 e 1955.
Discos de carreira lançados em CD.
Luiz Gonzaga ao vivo – Volta pra curtir (BMG, 2001)
Vou te matar de cheiro (Copacabana, 1989)
ABC do sertão – Gonzagão & Fagner 2 (BMG, 1988)
Eterno cantador (RCA Victor, 1982)
A vida do viajante – Luiz Gonzaga & Gonzaguinha (EMI-Odeon, 1981)
Capim novo (RCA, 1976)
Sangue nordestino (Odeon, 1973)
Luiz Gonzaga – Sua sanfona e sua simpatia (BMG, 1998)

Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Araçá, rua Cel.José Leite s/n – Aurora – Ceará. CEP: 63.360.000 TEL: (88)35433903 Email monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Luiz Domingos de Luna -falcaodouradoarte@hotmail.com



Nenhum comentário: