terça-feira, 11 de dezembro de 2012

AMOR E TRAIÇÃO NAS QUEBRADAS DO SERTÃO

ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA, AURORA- CEARÁ

José Cícero da Silva*

Já se encontra na sua fase final de edição, mais um filme amador produzido em Aurora(CE) protagonizado por atores e atrizes da terra. Trata-se do longa “Amor e Traição nas quebradas do sertão” que tem a direção de Erivan de Lavor e produção técnica de Lamarck Dias.  Os dois também atuam no trabalho, um como Joãozinho das Emboscadas, outro como o palhaço Pirulito.

O filme que conta com o apoio especial da Secretaria de Cultura do Município, faz parte do projeto Cine-Sertão desenvolvido pela Seculte-Aurora como aconteceu ano passado com o curta sobre a lenda de Vicente Finim.

‘Amor e Traição’ está previsto para ser lançado oficialmente, agora, ainda neste mês (dezembro), Avant-première noturna, assim como ocorreu com “A triste sina de Vicente Finim de Lamarck Dias e “O último Apito” documentário do cineasta cearense Aderbal Nogueira, abordando a história das ferrovias. Ou ainda, incluído em mais uma edição de abertura  do projeto 'Sexta do Repente' ambientada no pátio da secretaria de cultura local. A noite de exibição, portanto, será aberta ao público e autoridades convidadas  do município.

Parte do trabalho foi rodado na vila do distrito do Tipi que no enredo é denominado de cidade São Bento. Como também serviu de cenário para a trama o palco e o picadeiro do circo Kelvin Show que na época das filmagens encontrava-se instalado em Aurora. No cast do filme está incluída ainda a participação especial de artistas circenses pertencentes ao circo Kelvin.

                            A Trama: 


“fazendo jus ao próprio nome, há muitas traições amorosas, brigas e politicagens, tendo como estopim o romance envolvendo um palhaço de circo (Kelvin) e a filha do prefeito Zezão (Zé Pelado), explica Lamarck Dias um dos participantes da empreitada artística.

Já para o secretário de cultura José Cícero, “Além de muito bem elaborado esteticamente falando e, levando-se em conta as dificuldades da equipe, ‘Amor e Traição’ é a garantia de muita atenção e risos. Algo que todos os aurorenses, especialmente a juventude deveriam dá-se ao trabalho de assisti-lo”, disse:

“Em linhas gerais; ‘Amor e Traição’ é uma sugestiva comédia ficcional que se passa na imaginária cidade de São Bento(vila Tipi). Trata-se, portanto, de uma estorieta típica e hilariante  retratando  de modo caricatural e cômico,  a vida matuta e regional dos sertões nordestinos num tempo remoto e ido."

Um filme simples, mas não simplório. Superficial mas não rasteiro. Uma autêntica vitória da arte otimista e do esforço   contra o imobilismo dos que não acreditam. Que diga-se de passagem, belissimamente  encenada por atores e atrizes amadores do nosso município. Alguns da companhia de teatro da própria  Seculte, do grupo Arri-égua e juventude livre...*

EMENDA (01) * {...E a participação de integrantes da Companhia de Teatro Amador Cultural Luzes da Ribalta da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra e, que teve sua fundação, pelos Intelectuais Raimundo Sávio Tavares e Luiz Domingos de Luna em oficina no Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande no estado da Paraíba tendo como culminância do Projeto Pixinguinha a peça teatral {Navalha na carne} toda apresentada pelos atores da Rede Globo de Televisão, e, sob patrocínio, os dois acadêmicos na época, retornaram a Aurora no Ceará para a apresentação da Peça de Teatro: Aurora Nasceu de uma Grande Fazenda de Gado, com apresentação na Associação Beneficente Aurorense( A.B.A) e com divulgação prévia no Jornal “Hoje” em rede nacional pela Rede Globo de Televisão, a este acontecimento Ímpar na história de Aurora(CE), a primeira peça de Teatro Amador Cultural, a tratar todo o enredo temático em sétima arte, cenário único e teatro moderno. Final da Emenda escrita por Luiz domingos de Luna}

*... e outros que também participam do elenco de forma espontânea e voluntária”, completou.

Há ainda a espetacular participação dos artistas do circo Kelvin Show,  tais como  a dançarina Larissa Villar, o Palhaço Caçulinha, além da própria proprietária daquela companhia circense.  Aguardem!

 SERVIÇO:
  
Lançamento – ‘Amor e Traição nas quebradas do sertão’.

Produção Executiva - Seculte-Aurora 2012

Elenco:

Joãozinho das Emboscadas - Erivan de Lavor

Jany Kely - Vaniele Oliveira. Vaniele Oliveira( Luzes da Ribalta)

Prefeito Zezão - Francisco Gonçalves (Zé Pelado)

Sebastião Ferreira(Palhaço Pirulito) - Lamharck Dias

Padre Pedro - Danda Gordo

Zuleide - Juana Maria

Dono do Bar - Afonso Júnior

Piedade - Celinha Bernardo

Rosário - Dona Leda

Ritinha -Patrícia Silva

Delegado Goyó - Alcione Pereira

Soldados - Cosme e Damião -  Edson(Bactéria) e Daniel. Daniel ( Luzes da Ribalta)

Ceguinho - Pedrinho

Figurante - Bruna Silva

Cinegrafistas - Erivan de Lavor, Aldo, Pedro e Afonso Jr.

Direção Geral - Erivan de Lavor.

Pós-produção/Edição técnica – Lamarck Dias.

Produção executiva – Sec. de Cultura, Turismo e Desporto – Seculte-Aurora.

(*) Secretário de Cultura, Turismo  e Desporto do Município de Aurora –Ceará

(*) EMENDA (01) Luiz Domingos de Luna.

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Aurora – Ceará CEP 63.360.000 TEL ( 88) 35433903 Email da Escola monsenhorbezerra@yahoo.com.br Email do Administrador do Blog da Escola – Luiz Domingos de Luna falcaodouradoarte@hotmail.com




Nenhum comentário: