quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

HISTÓRICO DA COMPANHIA DE TEATRO AMADOR CULTURAL – LUZES DA RIBALTA.

SÍMBOLO DA ESCOLA MONSENHOR VICENTE BEZERRA

Luiz Domingos de Luna*

HISTÓRICO

CAMPINA GRANDE - PARAIBA

Tendo os neo acadêmicos, no ano de 1980, Raimundo Sávio Tavares (Engenharia Elétrica, Campus II – Centro de Ciências e Tecnologia, Campina Grande (PB)- UFPB e Luiz Domingos de Luna (Agronomia, Campus III -Centro de Ciências Agrárias,Areia (PB) – UFPB, convidou o primeiro a participação de Ambos para um curso oferecido pelo projeto Pixinguinha, direção, coreografia e sonoplastia que teve como culminância uma peça Teatral apresentada pela incentivadora do referido, intitulada: Navalha na Carne com apresentação especial no Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande (PB) no elenco, somente atores da Rede Globo de Televisão.

Aos contatos do Acadêmico Raimundo Sávio Tavares, ainda no Teatro Municipal Severino Cabral, ficou decidido a instalação na cidade de Aurora no Ceará da Companhia de Teatro Amador Cultural Luzes da Ribalta, com o rito do teatro moderno, cenário único, coreografia e sonoplastia aplicada a peça em cartaz, bem como oficina básica para os iniciantes com funcionamento em tempo integral.

AURORA NO CEARÁ


Em contato com a direção do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora foi cedido para a oficina Básica da Companhia de Teatro Amador Cultural Luzes da Ribalta, um salão do referido, sito a rua Sebastião Alves Pereira s/n Aurora- Ceará.

Neste local foram feita as inscrições e as seleções para a  apresentação da Primeira Peça de Teatro com o rito da Sétima Arte, cenário único  e Teatro Moderno.

Sob patrocínio conseguido por Raimundo Sávio Tavares, e com a divulgação da Rede Globo de Televisão em Rede Nacional no “Jornal hoje” sobre a peça a ser apresentada em Aurora no ano de 1980 na Associação Beneficente Aurorense ( A.B.A ) Peça em Cartaz: Aurora nasceu de uma grande fazenda de Gado de autoria de Raimundo Sávio Tavares, coreografia e Sonoplastia Luiz Domingos de Luna. 

ELENCO

Carlos Dias

Telma Solange de Lima

Marlene Silva

Rocimar Alves

Nivaldo Oliveira e Outros.

Com o retorno dos acadêmicos ao estado da Paraíba e, com “a briga ferroz” entre os acadêmicos do Ceará na composição da  Primeira Semana Universitária de Aurora, quando o articulador da Ala paraibana, Jocean Freire dos Santos para resolver o impasse indicou  Luiz Domingos de Luna para o cargo de Diretor de Esporte e o  articulador da Ala Cearense Francisco Nemésio Ramalho indicou  Raimundo Sávio Tavares para o cargo de Diretor Cultural,  com a posse da chapa aprovada, nasceu um novo motim, pois com é conhecimento de todos o Diretor de Esporte não tinha nenhum conhecimento sobre o esporte, diante do impasse, o  primeiro tesoureiro da ASSUA Luiz Carlos de Aquino Pereira em uma negociação diplomática, encaminhou oficio ao presidente da  ASSUA,Francisco Nemésio Ramalho um  pedido de remanejamento de Luiz Domingos de Luna para a pasta de Diretor Social e  Francisco Djalma de Oliveira para a Diretoria de Esporte. 

Com o Trabalho intensivo da Primeira Semana universitária de Aurora, o Grupo de Teatro Amador Cultural – Luzes da Ribalta teve seu primeiro declínio.- Pausa!

Por solicitação da Primeira dama do Município de Aurora Ana Maria Sampaio de Macedo o Grupo foi Reativado  no Centro Social  Urbano Maria da Solidade Landim Km 01 rodovia Estadual Orlando Leite de Macedo com sete garotas tendo como instrutor Luiz Domingos de Luna em Oficina Básica e Peça em Cartaz.

ELENCO:

Maria Olindina  Luna Macedo
  
Soderlânia Leite Gonçalves
  
Maria Rejane Leite Grangeiro

Regina dos Santos Ferreira

Edana Tavares de Luna
  
Telma Solange de Lima

Vanusa Maria dos Santos Ferreira

Com muitas peças apresentadas no CSU e, principalmente nos movimentos da Igreja católica – Movimento de Renovação Carismática. Com a nova administração municipal em sequência, o grupo de Teatro Amador Cultural sofre outra pausa.Pausa!!

No ano de 2002, por Solicitação da Diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra Maria Irenilde Barbosa Leite e do Coordenador Pedagógico Vicente Luna Alencar, agora, sob Regimento e Estatuto, o Grupo de Teatro Amador Cultural  Luzes da Ribalta passou de fato e de direito a pertencer a  Escola de Ensino Fundamental  e Médio Monsenhor Vicente Bezerra com a seguinte direção executiva, formada por:

Presidente –  Maria Cleocélia  Morais

Vice – Presidente: Luiz Domingos de Luna

Secretária: Ana Claudia de Souza Lira

Tesoureira: Maria Gleide de Lima

Diretor de Oficina Básica: João Paulo dos Santos

Relações Públicas: Claudia Magalhães (Redatora do Caderno Regional - Jornal Diário do Nordeste)

Primeira peça a ser apresentado, O Massacre da Solidão:

Locais: 

Associação Beneficente Aurorense

Altar Mor da Igreja Matriz Sr Menino Deus

Colégio Paroquial Sr Menino Deus

Colégio Municipal Romão Sabiá

Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra.

Com a saída da Professora Maria Cleocélia Morais o grupo volta novamente a dar uma pausa em seus Trabalhos. Pausa!!!

Em 2009, a diretora Edvania Tavares convidou o professor João Paulo dos Santos para reativar o grupo de Teatro Amador Cultural  Luzes  da Ribalta, que justiça seja feita, o Luzes voltou com tudo, apresentando diversas peças belíssimas na região do cariri cearense, ganhando inclusive varias premiações do CREDE -20 Brejo Santo - Ceará. 

Com o remanejamento do professor João Paulo dos Santos para A Escola Técnica Federal de Aurora a Companhia de Teatro Amador Cultural Luzes da Ribalta sofre outra pausa.Pausa!!!!

Em 2012 a diretora da Escola Monsenhor Vicente Bezerra, Edvânia Tavares, nomeia os professores Vicente Luna Alencar e  Raimundo Leite Leal  para reativar o grupo teatral, agora com o patrocínio exclusivo da empresária Maria Ediane  de Lima.

Praza Deus!!! que o Luzes, deixe agora, de ser uma linha tracejada de pausas, para ser uma partitura garbosa e linda da Sétima Arte no cariri cearense, e que possa funcionar, integralmente, as Oficinas Básicas e a Oficina da Peça em Cartaz para que a nossa aurora da arte, seja um constante nascer da arte, pura arte em projeção nos umbrais do tempo e do espaço..

(*) Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra

Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará CEP 63.360.000 TEL (88)35433903 Email da Escola monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do Administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Luiz Domingos de Luna falcaodouradoarte@hotmail.com





Nenhum comentário: