quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Há seis anos atrás era lançado o primeiro número da REVISTA AURORA


José Cícero da Silva*

Em dezembro de 2006, há exatos  seis anos atrás era lançado na nossa cidade  o primeiro número da revista AURORA. Uma iniciativa  pioneira articulada pelo professor e pesquisador  José Cícero ao lado do professor Luiz Domingos de Luna. 

Um informativo de cunho cultural e histórico,  que tinha como propósito central promover o resgate e a difusão da rica memória histórica do município. Especialmente da chamada história não oficial a que seu editor/redator José Cícero denominava de realismo fantástico. 

"Uma história que a própria história esqueceu de contar, assim como uma grande gama de causos palpitantes", trazia estampada na sua capa na edição de estréia  a Revista Aurora.

Numa  matéria de capa especial  que abordava  a existência um tanto sombria e enigmática do centenário 'Cemitério da Bailarina' localizado no Sítio Carro Quebrado (Patos) no riacho das Antas –Aurora (CE).

Como ainda, uma reportagem-documento acerca do não menos importante e desconhecido Sítio Paleontológico da Massalina - localizado no leito rochoso do Rio Salgado no sítio Volta na região do Pavão – Aurora, Assunto que inclusive foi tema de reportagem publicada no caderno Regional do respeitado jornal Diário do Nordeste de Fortaleza.

Na sua edição de lançamento a 'Revista Aurora' publicou ainda, uma série de reportagens inusitadas sempre enfocando o município aurorense. Dentre as quais, a casuística de ocorrências  ufológicas (Sítios Olho d'água e Bordão de Velho), narrativas sobre o mito da "Braúna Santa" do Sítio Martins, assim como a polêmica passagem de Lampião por Aurora nos anos de 25 e 27, o fogo do Taveira, Marica Macedo, o episódio da fazenda Ipueiras de Zé Cardoso. Inclusive o bárbaro e terrível assassinato do coronel Isaías Arruda na estação do trem, a presença do cangaço na história aurorense, dentre outros temas.

No número seguinte, a revista ainda mais robusta, enfeixou na sua pauta um corolário de assuntos ainda mais curiosos e interessantes, tais como: a história do casarão do coronel Fco. Xavier de Sousa, dito como o fundador de Aurora;  comunidades remanescentes de quilombolas (Sítio Grossos); como ainda, narrativas de fatos reais sobre a existência das tradicionais Botijas (Sítio Alves e Grossos), as Minas do Coxá, o Casarão do Padre Cícero no Sítio Maracajá, o mito da Menina Cotinha que  obrava milagres na referida comunidade. Ainda, sobre a história de Mártir Francisca - a santa popular de Aurora; o Rio Salgado, a Prisão de Frei Caneca no Sítio Juiz, a morte do filho de Bárbara de Alencar na serra da Várzea grande (cachimbo), os Penitentes da Ordem Santa Cruz, a caverna da serra dos quintos (Vazantes). Dona Bárbara na época a mulher mais velha de Aurora, a relação de amizade de Lampião e o Coronel Isaías Arruda ante a trama na fazenda Ipueiras para a invasão de Mossoró em 1927. Bem como, os cangaceiros e jagunços filhos da terra que compuseram o bando do rei do cangaço e do próprio coronel, além de artigos e  entrevistas com historiadores, populares e pesquisadores.

A repercussão em torno da empreitada informativa foi tão grande que formos convidados a fazer o lançamento da revista na TV Diário na capital cearense, assim como fomos igualmente objetos de reportagem nas páginas dos jornais como Diário do Nordeste, O Povo e Jornal do Cariri, assim como em outras mídias.

Atualmente, o projeto de continuidade da Revista Aurora, conforme o seu fundador, o pesquisador José Cícero, continua ainda de pé. De forma que, "a qualquer momento, quem sabe! quando o abusado e sempre  irrequieto maribondo da caatinga nos ferruar novamente, possivelmente ganharemos mais uma vez o oco do mundo para novas pesquisas e novas descobertas nos campos da rica e fantástica historiografia aurorense. E assim, decerto, iremos seguir de novo as longas e extensas pegadas históricas das léguas tiranas de Aurora"

(*) Secretário de Cultura, Esporte e Turismo do Município de Aurora (CE)



Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra rua Cel. José Leite s/n Araçá – Aurora – Ceará. CEP 63.360.000, TEL (88)35433903. Email da Escola monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Email do Administrador do Blog da Escola Monsenhor Vicente Bezerra – Luiz Domingos de Luna 

Nenhum comentário: