sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A EDUCAÇÃO E AS NOVAS TECNOLOGIAS.

LUIZ DOMINGOS DE LUNA*
Ao entrar nos umbrais da história do Homem no Planeta Terra é fácil observar que o tempo histórico foi responsável pela construção da cultura, que em oficinas, ao aprimoramento, resultou no processo educacional.

Cada tempo histórico tem sua cultura inerente à aptidão do momento vivido, antes do uso do fogo, todo o processo cultural era feito sem a necessidade do fogo, isto parece redundante, porém com o englobamento do fogo no cotidiano dos humanos é difícil imaginar o mundo hoje sem fogo.

O Estudo deste achamento ou descobrimento, detalhado, decomposto, colocados em sistemas empíricos e teóricos, a acumulação sistemática do conhecimento sobre o fogo gerou o processo educacional sobre o fogo que é repassado para todas as gerações com os conceitos que vão se moldando no processo da civilização humana.

A Educação não pode e nem deve ser um agente estranho ao processo social, ou seja, a educação é feita para servir a sociedade e não a sociedade para servir a educação, assim o processo de civilidade social passa antes pelo processo educativo.

As novas tecnologias como as alavancas do processo social, precisam ser destiladas e direcionadas para o processo educativo, pois o usual do agora já, no seio familiar e social não pode e nem deve ficar alheio a relação ensino aprendizagem.

A Internet é uma nova ferramenta social, que, assim como o fogo, não servia antes da existência do fogo, porém é alheio a realidade desconhecer o imenso potencial que a internet tem para com o processo Educacional, fugir disto é viver o tempo sem fogo.

Urge no momento a necessidade de aproveitar as potencialidades da internet, para alavancar o processo educativo em todas as suas dimensões, pois o novo fogo já está ao alcance de todos – Internet.

Luiz Domingos de Luna Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra – Aurora –Ceará.

Sala de Redação do Blog da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra. TEL (88) 35433903 EMAIL monsenhorbezerra@yahoo.com.br

Nenhum comentário: