terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

A MENTIRA TEM PERNA CURTA.

FOTO: SÍMBOLO DA ESCOLA.



O Primeiro Educandário da Rede Pública Estadual de Ensino da Região do Cariri Cearense- Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, com fundação no dia 15 de março, 1927- no dia 15 de março, portanto, completará 88 anos educando o cariri – Conhecida como a Escola que ensinou O Cariri a ler pela Rede Oficial de Ensino.

Esta nova e velha Casa de Ensino deu e continua dando ao Estado do Ceará os nomes que permeiam a abóbada de luz  nas mais diversas áreas do conhecimento, somente a titulo de referenciamento, por aqui passaram Lucio Brasileiro, Hermenegildo de Sá Cavalcante, Sebastião Alves Pereira Filho, Moacir Soares Pinto,Tarcisio Leite, José Dácio Leite, Jaime de Alencar Araripe, Paulo Quezado e  a maioria dos familiares da Primeira Dama do Estado do Ceará – Onélia Leite Santana, de cujos professores, ainda,  estão na labuta para dar continuidade a esta corrente de luz que tem sua nascente na cidade de Aurora no Estado do Ceará.

Nestes 88 anos a Escola Monsenhor Vicente Bezerra sempre teve do Estado do Ceará o apoio forte e determinado, bem como ao Centro Regional de Desenvolvimento da Educação de Brejo Santo (CREDE 20) o fomento necessário para que seja a primeira Escola do Cariri a completar seu centenário como a condutora deste primeiro olho D’ água da Educação na linda Região da Chapada do Araripe.

Outrossim, nos últimos anos as vivandeiras do retrocesso, os saudosistas, os pessimistas de sempre, usam das formas mais cruéis para disseminar no seio da sociedade cariririense, através da cortina negra do anonimato que a Escola Monsenhor Vicente Bezerra “vai fechar”, “que a escola precisa morrer,” “que a escola já esta muito velha”, “cansada” “que a escola precisa ser substituída por uma novinha”, há portanto, boato de todo tipo, é uma rede de boatos que não se acaba mais.

Qual a intenção destes boateiros do apocalipse ?

Quero de público dizer que a Escola Monsenhor Vicente Bezerra vai muito bem tem o apoio intensivo da Sociedade Aurorense, caririense, do CREDE 20 da SEDUC-CE e de todas as instituições da cidade de Aurora.

O Alimento balofo dos boateiros, os boateiros de plantão  argumentam que o número de alunos está baixo e que a escola já está muito velha.

O Bairro do Araçá na cidade de Aurora  é um dos bairros que mais cresce  na região do cariri cearense, o que  incentiva uma oscilação nos índices de matriculas, tem ano que as  matriculas sobem, ao tempo em que tem ano que as matriculas descem, isto faz parte de uma sociedade Democrática onde o fluxo de nascimento não é controlado pelo Estado, mas um livre arbítrio das famílias aurorenses, assim se temos um numero X de matriculados, no próximo ano teremos 2X, 3X ou X/2 o que não pode e não deve é ter como base a variação do fluxo dos  matriculados como a única   meta para  fechar uma escola centenária.

Espero com esta minha humilde justificativa, se não parar a onda de boatos, pelos menos alertar aos boateiros que a sociedade pulsa viva no vendaval do tempo espaço. E que o Estado não pode e não deve controlar o número de nascimento dos futuros filhos de Aurora.

Luiz Domingos de Luna - Redator.





Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo com o professor Luiz, que tão bem soube e sabe conduzir suas manifestações em prol da escola Monsenhor Vicente Bezerra. Espero realmente pelo tão sonhado centenário da escola, que vem sempre trilhando cominhos em busca de formações acadêmicas com bem mais sucessos aos seus alunos.
Prof. Edvania Tavares