quinta-feira, 27 de março de 2014

AURORA A CIDADE DAS PROVAS SEM ROTEIRO.

FOTO:SINO DE AURORA COM BRASÃO DO IMPÉRIO.

FOTO: IGREJA DE SÃO BENEDITO COM FRENTE PARA O OESTE.

FOTO: IGREJA MATRIZ COM FRENTE PARA O LESTE.

A PONTE DE AURORA -UMA OBRA SEM HISTÓRA.


AURORA A CIDADE DAS PROVAS SEM ROTEIRO.

Qualquer pesquisador sério que quiser estudar a história da Cidade de Aurora  na região do Cariri cearense verá que   o município foi todo planejado para ser um acervo de provas sem roteiro,pois senão vejamos:

A Igreja Matriz de Aurora fica em frente ao Rio Salgado, com direção leste, assim o crescimento da urbe  deveria ser no sentido leste,mas como? Pois os fiéis do leste teriam que atravessar a nado o Rio Salgado que era totalmente perene até fins do século XIX.

A Igreja de São Benedito localizada no Bairro São Benedito foi erigida pelo Sr.Benedito José dos Santos a margem do Salgado com direção oeste,assim os fiéis deveriam  vir da região oeste ,portanto não precisavam cruzar o Rio Salgado, pois tinha projeção de crescimento futuro para o oeste- e o que aconteceu? A igreja foi destruída.

Pelo que consta e as provas existem, O sino com o Brasão, o Busto do Senhor,a imagem de N.Senhora dos Remédios, os quadros Pintados a óleo do Imperador e da Imperatriz,bem como as alfaias e muitos materiais  eclesiásticos vieram para Aurora(CE); ainda no século XIX, com saída da capital  do Pais – Rio de Janeiro- Mas como ?Alguém pode argumentar,ora se não existia carros, estradas,avião e a cidade não é costeira só pode ter sido  em lombos de animais, porém uma analise mais acurada se vê que todo este material está intacto até os dias atuais, sem nenhum arranhão, a viagem não prejudicou  nada,em veredas, subidas e descidas, serras foram cruzadas, animais trocados para fazer o percurso relativamente longo, precisa de muita imaginação para se criar um roteiro Plausível.

O Cemitério da Bailarina  situada no Sitio Carro Quebrado, localizado num local   de difícil acesso- como tinha já Carro? E como este carro Quebrou ?Sim, mas centenas de coléricos foram sepultados às pressas na Epidemia da Cólera em Aurora,sim, mas somente existem 12 pretensos túmulos,e os demais foram sepultados Onde ? E se são túmulos cadê as provas,restos mortais, cruz de identificação, e porque o tempo não destruiu os altares feito de piche, mas para ser piche  precisa ter asfalto,então já existia asfalto naquela época, assim falta O roteiro das provas.

A Ponte de Aurora,a maior obra  da cidade,pois  liga Aurora ao Mundo ela existe de fato e de direito,mas falta a história da construção  desta valiosíssima obra de valor incalculável para o crescimento e progresso da Terra do Menino Deus.
Luiz Domingos de Luna Professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra-Aurora –Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com

  

Nenhum comentário: