domingo, 16 de março de 2014

PRIMEIRO BISPO DO CEARÁ - DOM LUIZ ANTONIO DOS SANTOS.

1º BISPO DO CEARÁ- DOM LUIZ ANTONIO DOS SANTOS. FONTE: ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA.


PRIMEIRO BISPO DO CEARÁ-DOM LUIZ ANTONIO DOS SANTOS-

Nasceu D. Luiz Antonio dos Santos, em Angra dos Reis, Rio de Janeiro, no dia 13 de março de 1817. Seus pais, Salvador dos Santos Reis e D. Maria Antonio dos Santos Reis eram cristãos práticos que deram ao filho uma educação religiosa e pouco vulgar.

Os primeiros estudos fez nos joelhos maternos e, aos 15 anos, entrou para o colégio de Jacarecanga, fundado pelo irmão leigo Joaquim do Livramento. Após algum tempo, foi residir nessa localidade o padre Antonio Viçoso que tomou a seu cargo os estudos do Jovem Luiz...

Tendo sido nomeado o padre Viçoso para dirigir o Colégio dos Lazaristas, em Caraça, levou o virtuoso sacerdote o seu discípulo para matriculá-lo, naquele instituto, onde permaneceu até terminar os estudos teológicos.

A 21 de setembro de 1841, recebeu D. Luiz o presbiterato das mãos de D. Manoel Rodrigues Monte de Araújo, Conde de Irajá e Bispo do Rio de Janeiro, na capela do palácio da Conceição.

Depois de Ordenado, recolheu-se ao Caraça, onde exerceu o cargo de professor.
Eleito D. Viçoso para o sólio episcopal de Mariana, acompanhou o neo sacerdote à sede do Bispado, sendo então nomeado professor de Moral do Seminário e elevado à dignidade de Cônego.

Nutrindo o desejo de aperfeiçoar-se nas matérias eclesiásticas, obteve do seu prelado permissão para ir estudar em Roma, em cuja Universidade se formou em cânones, voltando depois à Mariana.

No meio de seu ministério de zelo apostólico, veio encontrá-lo a eleição para bispo do Ceará, pelo Decreto Imperial de 31 de janeiro de 1859.
Confirmado por Pio IX no consistório de 28 de setembro de 1860, foi sagrado por D. Viçoso no dia 14 de abril do seguinte ano.

Aportando ao Ceará em 26 de setembro de 1861, fez sua entrada solene na Catedral a 29 do mesmo mês, tendo já antes tomado posse do Bispado pelo seu procurador, Cônego Antonio Pinto de Mendonça.

Preconizado arcebispo da Bahia pelo Consistório de 13 de maio de 1881, deixou D. Luiz o Ceará, muito a contra gosto, pois já amava a sua Diocese com todo o desvelo de um bom pastor. Faleceu na Bahia poucos anos depois.

Luiz Domingos de Luna professor da Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, Aurora- Ceará. Email: falcaodouradoarte@hotmail.com

Referência Bibliográfica:

Album Histórico do Seminário Episcopal do Crato – Em comemoração ao cinqüentenário de sua fundação ( 1875 -1925)  - Rio de Janeiro TVP Revista dos Tribunaes- Rua do Carmo,55. 1925.

Nenhum comentário: